sexta-feira, 19 de setembro de 2014

LEIS EM CONTRASTE?

Por: Verdades Bíblicas, n. 22 - (Casa Publicadora Brasileira). 
Encontramos as vezes pessoas perplexas sobre certas declarações que se encontram nas Sagradas Escrituras sobre a Lei de DEUS.

Existem pontos que declaram positivamente que a lei de DEUS é eterna, que se não pode mudar, e que todos devem obedecer-lhe. Ora, também outros textos existem que parecem significar que a lei foi dada por um determinado tempo apenas, que se havia de mudar, e que não nos encontramos agora na obrigação de obedecer-lhe. Estas declarações parecem causar confusão no espírito de certas pessoas; mas a Palavra de DEUS é verdadeira, e nela não há contradições. O que nos da essa impressão, deve ser apenas falta de boa compreensão de nossa parte. Podemos ser sinceros em nossa opinião, e toda via enganar-nos por falta de perfeita compreensão do assunto. A Bíblia é a palavra viva. São as palavras do DEUS vivo, dadas por intermédio do homem. Trata das realidades eternas. Encontra-se nela altura e profundidades além da compreensão da mente finita do homem. Mas esse mesmo fato não é senão outra evidência que ela é de DEUS. Quando se nos deparam ai aparentes contradições, devemos estudar cuidadosamente o assunto íe, com humildade buscar o auxílio do SENHOR para compreendê-Lo, e o ESPÍRITO SANTO nos esclarecerá a mente. Nesse breve estudo que vamos fazer da lei de DEUS temos esperanças de poder auxiliar algumas almas sinceras de modo a que sejam iluminadas naquilo que lhes possa haver parecido antes obscuro. Um estudo atento nas Santas Escrituras revelará que na palavra de DEUS se acham mencionadas varias leis. Uma destas e denominada a lei de DEUS, os dez mandamentos ou lei moral. Outra é a lei dos sacrifícios e ofertas, a qual chamamos de lei cerimonial, e que é muitas vezes chamada a lei de Moisés. Ainda outra é a lei civil dos judeus, isto é, a lei nacional deles, da mesma maneira que todos os países tem suas leis para reger os súditos. Outras leis são mencionadas, mas no presente estudo limitar-nos-emos as duas principais. Estas duas leis são inteiramente diversas, e observaremos algumas das distinções que se fazem entre elas. Faríamos de certo, mau uso das escrituras se apanhássemos os textos que se referem a uma dessas leis, e os aplicássemos a outra. Imagine que eu tivesse dois pedaços de pano em minha escrivaninha; um deles, branco e limpo, e o outro, escuro e sujo. Nem todas as declarações que se fizessem de um se poderiam aplicar ao outro. Alguma coisa se poderia dizer de ambos, mas aplicar tudo que se dissesse unicamente a um, trar-nos ia certamente confusão e dificuldade. O mesmo se da com as duas leis. Temos que fazer entre elas a mesmo distinção que a palavra de DEUS faz ou nos veremos em dificuldade, sendo levados a pensar que há contradições nas escrituras. A lei moral ou os dez mandamentos chamamos lei de DEUS. Essa lei vem da eternidade. Os princípios dessa lei são a base do governo de DEUS. São imutáveis como o trono de (YAHWEH). A lei é por natureza indesyrutivel. Nem um mandamento pode ser tirado do Decálogo. Permanece, todo ele, irrevogado, e assim permanecerá para sempre. Essa lei não pode ser ab-rogada, nem por homens na Terra, nem por seres no Céu. Nem mesmo Seu Autor - com reverência o dizemos - a pode ab-rogar, a menos que mudasse Sua natureza, e a forma do seu governo. Disse JESUS: "É mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei". S. Lucas 16:17. DEUS ordena aos homens de toda parte que obedecam a essa lei. Ele diz: "De tudo o que se tem ouvido o fim é: teme a DEUS e guarda seus mandamentos, porque este é o dever de todo homem". Ecl. 12:13. Jamais houve tempo, nem nunca há de vir, em que seja diteito que criaturas responsáveis, quer sejam homens, quer anjos, mintam, matem ou roubem, ou facam qualquer coisa proibida pela lei. Essa lei permanece para sempre. O mesmo não se dá com a lei cerimonial, frequentemente chamada lei de Moisés. Veio a existir depois da queda do homem. Essa lei "consistindo somente em manjares e bebidas" e várias abluções e justificações da carne e sacrifícios, destinava-se a chamar a atenção para a primeira vinda de JESUS; e em vindo Ele passou, pois nele teve seu cumprimento. Ai se encontraram o tipo e o antítipo. A sombra encontrou o seu corpo. Quando CRISTO, O Cordeiro de DEUS, morreu na cruz, "o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo" - S. Mat. 27: 51. Os serviços do templo deixaram então de ter lugar. O sistema sacrifical cessou, e a lei a que ele pertencia deixou de existir. Foi cravada na cruz; riscada. (Colossrnses 2:14). Foi dada para satisfazer condições temporarias, locais, e uma vez que essas condições mudaram em virtude da entrada em nova disprnsação, os estatutos cerimoniais não tinham mais razão de ser. A fim de que ninguém fique em confusão quanto as duas leis, em suas reações mútuas, fazemos a seguinte relação entre elas. Ver-se-á que a distinção é existente entre os dois sistemas e muito saliente, e que os textos que se referem a um, não devem ser confundidos com os textos que tem referência a outro. Devemos estudar com cuidado estes textos, e havemos de evitar aparentes contradições e confusão. 
    


  
A LEI MORAL
ou
OS 10 MANDAMENTOS
A LEI CERIMONIAL
ou
LEI DE MOISÉS
1
É denominada a lei do SENHOR.

“Tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite”-[Sl. 1:2].

“A lei do SENHOR é perfeita e refrigera a alma”-[Sl. 19:7].

Foi denominada a lei de Moisés.

“Disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o SENHOR tinha ordenado a Israel”-[Neem. 8:1].
“Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés”-[At. 15:5].
2
É chamada a lei real.

“Se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis”-[Tg. 2:8].

Foi chamada a cédula das ordenanças.
“Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual nos era contrária removeu-a do meio de nós, cravando-a na cruz”-[Col. 2: 14].
“Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças...”-[Ef. 2:14 e 15].
3
Existia antes da queda do homem.

“Onde não há lei, também não há transgressão”-[Rom. 4: 15].

“Como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram. (...) mas onde não há lei o pecado não é levado em conta”-[Rom. 5: 12,13].

Foi dada depois da queda do homem.
“Porque a lei, tendo a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, não pode nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem de ano em ano, aperfeiçoar os que se chegam a Deus”-[Hb. 10: 1].

“Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios (...) consistindo somente em manjares, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até o tempo da correção”-[Hb. 9: 9 e 10].
4
Foi falada pelo SENHOR.
“Então o SENHOR vos falou do meio do fogo. (...) Então vos falou Ele o seu concerto, que vos prescreveu, os Dez Mandamentos, e os escreveu em duas tabuas de pedra”-[Dt. 4:12 e 13].
Foi promulgada por Moisés.
“Esta é, pois, a lei que Moisés propôs aos filhos de Israel. Estes são os testemunhos, e os estatutos, e os juízos, que Moisés falou aos filhos de Israel, havendo saído do Egito”-[Dt. 4:44 e 45].
5
Foi escrita pelo dedo de DEUS.


“E aquelas tábuas eram obra de DEUS; também a escritura era a mesma escritura de DEUS, esculpidas nas tábuas”-[Êx.32: 16].

“E deu a Moisés (...) duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas com o dedo de DEUS”-[Ex. 31:18].
Foi escrita por Moisés.


“Moisés escreveu todas as palavras do SENHOR”-[Êx. 24:4].

“E Moisés escreveu esta lei, e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi”-[Dt. 31:9].

6
Foi escrita em tábuas de pedra.

“E deu a Moisés (...) duas tabuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas com o dedo de DEUS”-[Êx. 31:18].

Foi escrita num livro.

“E aconteceu que acabando Moisés de escrever as palavras desta lei num livro, até de todo as acabar”- [Dt. 31: 24].
7
Foi colocada dentro da arca.

“E virei-me e desci do monte, e pus as tábuas na arca que fizera: e ali estão como o SENHOR me ordenou”-[Dt.10:5].
Foi colocada fora da arca, ao lado.

“Deu ordem Moisés aos levitas que levavam a arca do concerto do SENHOR, dizendo: Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca do concerto do SENHOR vosso DEUS, para que ali esteja por testemunho contra ti”-[Dt. 31: 25 e 26].
8
É uma lei perfeita.

“A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma”-[Sl. 19:7].
Nenhuma coisa aperfeiçoou.

“Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou, e desta sorte é introduzida uma melhor esperança”-[Hb.7:19].
9
É uma lei eterna.

“Em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido”-[Mt. 5:18].
Era uma sombra das coisas futuras.
“Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode se aperfeiçoar os que a ele se chegam”-[Hb. 10:1].
10
É santa, justa e boa.

“Assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom”-[Rm. 7:12].
“O mandamento do SENHOR é puro, e alumia os olhos”-[Sl. 19:8].
Tinha apenas as sombras dos bens.

Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a ele se chegam”-[Hb.10:1].
11
É uma lei espiritual.

“Porque bem sabemos que a lei é espiritual: mas eu sou carnal, vendido sob o pecado”-[Rm.7:14].
Não é uma lei espiritual.

“Consistindo somente em manjares, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correção”-[Hb. 9:10].
12
É uma lei que dá prazer.

“Porque segundo o homem interior, tenho prazer na lei de DEUS”-[Rm. 7:22].
“Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia”-[Sl. 119:97].
Era-nos contrária.

“Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual nos era contrária removeu-a do meio de nós, cravando-a na cruz”-[Col. 2: 14].

13
Não se pode mudar.

“É mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei”-[Lc. 16:17].
Foi mudada por necessidade.

“Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança na lei”-[Hb.7:12].



14
Não foi por CRISTO ab-rogada.

“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido”-[Mt. 5:18].


Foi ab-rogada. Cravada na cruz.

“Havendo riscado a cédula que era contra nós, nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz”-[Col. 2:14].
15
Não foi abolida.

Anulamos, portanto, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei” -[Rm. 3:31].
Foi desfeita por CRISTO.

“Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças”-[Ef. 2:15].
16
Contém um Sábado semanal: o 7º dia da semana.

“Lembra-te do dia de Sábado para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o Sábado do SENHOR [YAHWEH] Teu DEUS: não farás nenhuma obra, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que nele há, e ao sétimo dia descansou: portanto abençoou o Senhor o dia de sábado e o santificou”. Exôdo 20: 8-11.
Tinha sábados anuais: podiam cair em qualquer dia da semana.

“No mês sétimo, ao primeiro do mês, terei descanso [sábado], memória de jubilação, santa convocação”. Levidico 23:24.
“mas ao dez deste mês sétimo, será o dia da expiação; terei santa convocação” Levidico 23:27.
sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas: aos nove do mês à tarde” Levidico  23:32.
“porém aos quinze dias do mês sétimo[..] celebrareis a festa do Senhor por sete dias; ao dia primeiro haverá descanso [sábado]”. Levidico 23:39.
17
 O Sábado semanal é um monumento comemorativo da criação, e é eterno.

O sétimo dia é o Sábado do SENHOR [YAHWEH] Teu DEUS: Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que nele há, e ao sétimo dia descansou”- [Êx. 20 10 e 11].
“Entre Mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre: porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou e restaurou-se”-[Êx. 31:17].
O sábado anual cessou com a cruz.

“Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a retirou do meio de nós, cravando-a na cruz”. “portanto ninguém vos julgue pelo comer ou pelo beber ou por causa dos dias de festas ou da lua nova ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de CRISTO”-[Col. 2:14, 16 e 17].
18
CRISTO veio engrandecer a lei.

“O SENHOR se agradou a causa da justiça dele, engrandecerá ele a lei e a fará ilustre”-[Isa. 42:21]
CRISTO veio ab-rogá-la.

“Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade-[Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou]. E desta sorte é introduzida uma melhor esperança”-[Hb. 7:18 e 19].


19
Deve ser observada por todos.

“Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos”-[Mt. 19:17].
“A circuncisão é nada, e a incircuncisão nada é, mas sim a observância os mandamentos de DEUS”- [ I Cor. 7: 19].
Não necessita ser guardada.

“Levantaram-se, porém, alguns que tinham crido, da seita dos farizeus, dizendo: que é necessário circuncidá-los, e mandar-lhes que guardem a lei de Moisés”. “Portanto vimos, que alguns, que saíram dentre nós, vos perturbaram com palavras, pervertendo as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos, e guardar a lei, aos quais não demos ordem”- [At. 15:5 e 24].
20
É a norma do juízo.

“Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estas feito transgressor da lei. Assim falai e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade”-[Tg. 2:10 e 12].
Não é a norma do juízo.

“Portanto ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de CRISTO”-[Col. 2:16 e 17].

Da comparação acima, vemos que a Palavra de DEUS fala de duas leis, uma imutável e eterna, e a outra, temporária e provisória. Uma se baseia nos eternos princípios que fundamentam o governo de DEUS, ao passo que a outra era a “lei dos mandamentos que consistia em ordenanças” e necessariamente desapareceu quando o sistema sacrifical cessou, na cruz. Estas duas leis não podem ser a mesma, pois uma lei não pode ao mesmo tempo ser eterna e ser abolida.
DEUS deseja um serviço voluntário e obediente. Diz Ele: “Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra. Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse”-[Isa. 1:19 e 20]. Ele não nos impele por violência, mas mediante Seu Espírito, suplicando-nos que Lhe obedeçamos.
Não somos salvos pela observância dos mandamentos; mas guardamo-los porque estamos salvos. A obediência é o fruto da salvação. Disse JESUS: “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando”-[João 15:14].  Nossa esperança de vida eterna resume-se em JESUS CRISTO, cujo sangue, unicamente, nos pode purificar de nossos pecados. Ele é o nosso único Salvador: mas quando nos entregamos a Ele, a observância de Seus mandamentos se tornará para nós um gozo, pois temos prazer em obedecer-Lhe. Disse o salmista: “Oh! Quanto amo a Tua lei! É a minha meditação em todo o dia”-[Sal. 119:97]. Queira DEUS que nós, também, sejamos possuídos do mesmo espírito de serviço voluntário em obedecer-Lhe!
“E, tendo sido aperfeiçoado, tornou-Se o Autor da salvação eterna para todos os que Lhe obedecem”-[Hb.5:9]. 
          
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