domingo, 9 de outubro de 2016

ANJOS SE RELACIONARAM COM MULHERES? SERÁ?

Resultado de imagem para sansão e dalila
Por: Alexandre Garcia.
" Vendo os filhos de DEUS que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhe agradaram". Gn. 6: 2. 


Muitos ainda tem dúvidas quanto ao que Moisés escreveu a mais de 3.600 anos. Acham e ensinam que esses filhos de
DEUS de que falou Moisés, são anjos divinos, que lá do céu, teriam crescido o olho para as belas moças aqui da terra, e teriam tomado as mais belas para si. Acham também que eles - os anjos -  teriam tido filhos com essas mulheres, e que esses filhos se tornaram gigantes na Terra, os poderosos nephilins. O texto se acha em Gn. 6: 1 a 10. Mas... Será que é isso mesmo o que o texto está nos dizendo? 
Nós deveríamos nos deter mais nos exercícios de interpretação de texto, aplicado sempre nas aulas de Português ainda no ensino fundamental, só assim não teríamos tantas interpretações sem pé nem cabeça por aí. Vejamos o que realmente o texto está nos dizendo: Gn. 6: 1 a 10. Perceba que no vs 1, o autor nos da uma informação primaria: a humanidade, homem e mulher, foi crescendo e se multiplicando sobre a face da terra; Nasceram filhas a estes homens, e filhas belas, formosas a vista; (O homem sempre foi mais visual do que a mulher).  Havia os filhos de DEUS e também havia as filhas dos homens. As filhas dos homens eram as belas mulheres que lhes nasciam, mas quem eram os filhos de DEUS?

OS FILHOS DE DEUS
Quem, afinal, seriam estes filhos de DEUS que cresceram o olho para as belas e formosas moças, as filhas dos homens? Em primeiro lugar, veremos, segundo o dicionário¹, o que é ser um filho.
   Filho: s. m. 1. Descendente masculino, em relação aos pais. 2. Natural de (alguma terra). 3. Pessoa, em relação ao estabelecimento onde foi educada. 4. Expressão de carinho. 5. O homem em relação a Deus. 6. Bot. Broto das plantas. S. m. pl. Os descendentes de um povo, de uma raça: Os filhos de Israel. Adj. Procedente, resultante - (Michaelis).1

Segundo o dicionário, temos no item de número (5) o seguinte dizer: "o homem em relação a DEUS". E é isso o que a Bíblia nos ensina mais uma vez, quando diz: “VEDE quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele”. - I João 3: 1. Percebeu? O Pai tem um amor imenso por nós, que, segundo João, nos chama de 'filhos de DEUS'. Aqui DEUS está chamando seres humanos de Seus filhos. Percebeu? DEUS diz que seres humanos são Seus filhos. Podemos entender então que os seres humanos podem e são chamados de filhos de DEUS. Mas, quem mais é chamado de filho de DEUS? Vejamos:          

 FILHO DE DEUS

    ADÃO:
Adão, o primeiro homem criado por DEUS, e que lá em Lucas 3: 38 é dito o seguinte: “Cainã, filho de Enos, Enos filho de Sete, e este, filho de Adão, filho de Deus” – ARA. Aqui temos DEUS revelando através de Lucas, cerca de quatro mil anos após Adão sair do Paraíso por haver pecado, que ainda considera Adão Seu filho. Não fosse assim, a lista genealógica terminaria com um “Adão, criado por DEUS”, como DEUS se refere a Satanás lá em Ezeq. 28: 15. Mas... Por que DEUS considerava Adão Seu filho? Afinal Adão transgrediu a ordem expressa de DEUS e caiu em pecado fazendo toda uma raça cair com ele. Como Adão pode ser chamado de filho de DEUS? Bom, creio eu que Adão deve ter aprendido a lição. Teve 930 anos para isso. Teve filhos e filhas, e, como bom pai, os ensinava a ofertar a YAHWEH. Adão provavelmente após ter ser deixado guiar por sua mulher, Eva, arrependeu-se e deixou-se agora ser guiado pelo ESPÍRITO de DEUS, pois se não fosse assim, não teria ensinado seus filhos a ofertar ao SENHOR YAHWEH. Se ofertava, (a oferta, um animalzinho inocente que representava o MESSIAS) é porque tinha fé no CORDEIRO de DEUS, JESUS, que ele conhecia como O MESSIAS. Tendo fé no MESSIAS e sendo guiado pelo ESPÍRITO, era com certeza um homem pacífico. Assim, reunia ele os três itens* necessários para estar na Bíblia como “... Adão, filho de DEUS”.

         SALOMÃO:
Eu lhe serei pai, e ele me será filho. Se ele cometer iniquidade, castigá-lo-ei com varas de homens, e com açoites de filhos de homens” - 2 Samuel 7: 14.
Não só Adão foi chamado de “filho de DEUS”, mas também Salomão, em promessa de YAHWEH por intermédio do profeta Natã ao rei Davi. Diz o DEUS YAHWEH: “Eu lhe serei PAI, e ele me será filho”. DEUS por ter “... tão grande amor por nós”, nos da o privilégio de sermos Seus filhos. Esta foi a promessa de YAHWEH a Davi. 

PACIFICADOR / GUIADOS PELO ESPÍRITO / FÉ EM CRISTO / POR AMOR DO PAI:

Veja que há *três itens que torna alguém um “filho de DEUS”:
  •      Ser um pacificador;
  •      Ser guiado pelo ESPÍRITO de DEUS e;
  •      Ter fé em CRISTO JESUS 
A Bíblia afirma que “os pacificadores,... serão chamados filhos de Deus” - Mt. 5: 9.

Também afirma que: “... todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” – Rm. 8:14.

Afirma também que: “... todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus” – Gl. 3: 26.

Adão, pecador que era, criatura feita do barro, e nós hoje também, somos por “... amor (d)o Pai... chamados filhos de Deus..” - 1 João 3:1. (Este quarto item independe de nossa decisão).
Percebe que as pessoas (meras criaturas), são objetos do mais alto amor do PAI? Ele deseja que todos sejam chamados de Seus filhos, ou “Filhos de DEUS”. E para isso, basta querermos fazer parte de Sua família. Tendo fé em JESUS, O Salvador, sendo guiados pelo Seu ESPIRITO, e não dados à ira. É certo que não é somente nós, os seres humanos que temos o privilégio de sermos filhos de DEUS, pois Ele é CRIADOR e trabalha até agora. Ele cria até agora. Todas as demais criaturas de DEUS que tem condições de desenvolver estes três itens, tem também o mesmo privilégio.

  Ø  SERES NÃO HUMANOS:
“No dia em que os Filhos de Deus vieram se apresentar a Iahweh, entre eles veio também Satanás” - Jó 1: 6 – Bíblia de Jerusalém – Paulus Editora.
Perceba que aqui os “filhos de DEUS” vieram apresentar-se perante Ele. Com certeza não eram seres humanos, pois Ele está nas alturas, em um lugar inacessível ao homem – (I Tim. 6:16). Portanto, esses filhos de DEUS eram criaturas não humanas, criaturas de corpos espirituais, provavelmente anjos e talvez, quem pode negar, seres criados por DEUS em outros planetas, outras Galáxias. A Bíblia não nos informa quem esses “filhos de DEUS” eram, mas nunca disse que anjos são Seus filhos. Mas, se DEUS é onipotente, e cria milhares e milhares de Galáxias, e o universo cresce a cada dia, pode com certeza, criar por lá, vida também. Estes seres que não caíram em pecado, são seres santos, pacíficosguiados pelo ESPIRITO de DEUS, e que tem fé em JESUS, são “filhos de DEUS”, podem portanto ver a face de DEUS. Note que Satanás, embora não seja mais um “filho de DEUS”, foi apresentar-se também perante Ele. A Bíblia não da o porquê de Satanás ir também se apresentar a DEUS, mas diz que ele foi, quando foram também os filhos de DEUS. Satanás não foi criado humano, mas sim anjo, e mesmo caído, pôde por um tempo estar na presença de DEUS.
“Onde estavas tu quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento. Quem lhe determinou as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que foram firmadas as suas bases? Ou quem lhe assentou a pedra angular, Quando juntas cantavam as estrelas da manhã, E jubilavam todos os filhos de Deus?” - Jó 38: 4 a 7.
Jó e os demais homens são todos silenciados pela voz de DEUS. Este desafia a Jó, comparando Sua própria onipotência com a impotência de Jó. DEUS revela a grandeza da Terra (38:1ª18), a complexidade dos céus (38:19 a 38) e o elevado propósito das criaturas na Terra (38.39-39.30). DEUS então desafia Jó a questioná-Lo. Ele pergunta a Jó, onde ele estava quando DEUS (...) “assentou a pedra angular, quando juntas cantavam as estrelas da manha, e jubilavam todos os filhos de DEUS”.
Perceba que ao DEUS criar o nosso mundo, as estrelas da manhã cantavam, e ‘TODOS’ os filhos de DEUS jubilavam. Da nos a entender que cantavam e jubilavam justamente pela criação do nosso mundo. Perceba que os anjos de DEUS, que podem ser considerados também Seus filhos, são chamados de estrelas da alva/manhã, mas como não eram somente os anjos a festejarem, DEUS então pronuncia: “... e jubilavam ‘TODOS’ os filhos de DEUS”.

Ø  O POVO DE ISRAEL:


“Será Efraim para mim um filho tão querido, uma criança de tal forma preferida, que cada vez que falo nele quero ainda lembrar-me dele? E por isso que minhas entranhas se comovem por ele, que por ele transborda minha ternura, oráculo de Iahweh”. -Jer. 31: 20 – (BJ).
Efraim é também chamado aqui de “querido filho; amado por Mim”. Quem é Efraim? O primeiro relato bíblico que temos de Efraim, é em Gn. 41: 52 onde relata sobre o segundo filho de José, neto de Jacó que recebe os direitos de primogenitura sobre o primogênito Manassés – (Gn. 48).  Em Num. 1: 7 temos o relato sobre a tribo de Efraim.  Visto lá em Gênesis que agora o ser humano Efraim, era também a Tribo de Efraim - (Sl. 78: 67). Com o reino de Israel dividido, a tribo de Judá, no sul tornou-se dominante e todo o reino do sul passou a ser chamado de Reino de Judá. No reino do norte, a tribo de Efraim tornou-se dominante. Efraim agora não era mais só o nome de um homem, nem de uma tribo, mas de todo o Reino do Norte.
Algo interessante nós temos aqui: aqui o “filho de DEUS” não é uma pessoa, nem anjos, e nem qualquer ser criado. Aqui o “filho de DEUS” é todo um povo. Claro que o povo é formado por pessoas, mas DEUS se refere a todo este povo como a Efraim, Meu filho. No livro de Gálatas, temos a mesma história; onde DEUS chama os cristãos de “filhos de DEUS” - Gal. 3:26.

  Ø  JESUS:
“Vou proclamar o decreto de Iahweh: Ele me disse: “Tu és meu filho, eu hoje te gerei” – Salmos 2: 7 – (BJ).”.
JESUS sempre esteve ciente de que era o “FILHO DE DEUS” (João 5:18 a 20). Foi justamente esta declaração dEle que fez com que os anciãos judeus O crucificassem. (Mt. 26: 63 a 66). Ele conhecia as escrituras, e sabia que o salmista tinha escrito sobre Ele, quando registrou as palavras de YAHWEH, que disse: “TU ÉS MEU FILHO; EU HOJE TE GEREI”. Veja:
“... como também está escrito no salmo segundo: Tu és meu filho, eu hoje te gerei” .- Atos 13: 33 – TB. SBB.
Aqui Lucas usa textos do Antigo Testamento (Sal. 2: 7) para mostrar a JESUS como o MESSIAS.  “Tu és Meu FILHO...”, mais uma vez a Bíblia usa termos para designar YESHUA como “FILHO de DEUS”. O salmista mostra o MESSIAS de Isra’El, enquanto o livro de Atos, mostra o JESUS cristão, usando o mesmo texto.
“Pois a qual dos anjos disse jamais: (em Salmo 2: 7) Tu és meu Filho, Hoje eu te gerei? e outra vez: (em II Sam. 7: 14) Eu lhe serei Pai, E ele me será por Filho?” - Hebreus 1: 5.

Paulo aqui usa mais uma vez, o texto salmista já usado anteriormente por Lucas, agora não mais para ‘relacionar’ o MESSIAS de Isra’El  com o JESUS cristão, mas sim para diferenciar JESUS dos anjos, mostrando que JESUS não é uma mera criação de DEUS, como os anjos ou nós.
JESUS era também chamado de FILHO DO HOMEM, mas no sentido de nos mostrar que o DEUS JESUS CRISTO não simplesmente caiu por aqui de paraquedas, mas que Ele nasceu de uma pessoa humana, foi criado por pais humanos, viveu entre nós, foi um como nós. Ele se importou conosco a ponto de se tornar, além do DEUS que é, também um ser humano, um FILHO DO HOMEM.

   Ø  SERES HUMANOS:
“Viram os filhos de Deus” que as filhas dos homens eram formosas, e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram” - Gênesis 6: 2.
Quem eram esses “filhos de DEUS” que cobiçaram para si as filhas dos homens e as tomaram por mulheres? Eram por acaso seres espirituais, anjos? Não, com certeza não. Primeiro: a Bíblia fala que somente 33% dos anjos “filhos de DEUS” caíram junto com Lúcifer –  (O nome Lúcifer não aparece nas mais conhecidas Bíblias em português, como a ARA, ARC, e a NTLH. O que aparece nos escritos hebraicos do Antigo Testamento (o Tanach judeu) é a palavra heilel ben-shachar, (הילל בן שחר), que é algo como “estrela da manhã”; em grego na Septuaginta a palavra é heosphoros é uma palavra do Latim (lucem ferre) que quer dizer “portador de luz”, representa a “estrela da manhã” dos escritos hebraicos de Isa. 14: 12. Uma estrela, é portadora de luz, portanto traduz-se heilel ben-shachar como “estrela da manha”, ou heosphoros “portador de luz”, ou somente Lucifer ). Não caíram mais anjos. Só estes 33%. E ao darem ouvidos a Lúcifer, não eram mais guiados pelo ESPIRITO de DEUS, mas sim pelo espírito de Lúcifer. Portanto, não eram mais “filhos de DEUS”. Ademais, os anjos não poderiam tomar mulheres para si, pois são seres assexuais, (assexuais: que não se relacionam em ato sexual) não procriadores, como afirmou o próprio SENHOR JESUS em Mateus cap. 22 no diálogo com os saduceus. E conforme Gênesis 6: 7, os “filhos de DEUS” conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos.
Estes “filhos de DEUS” de que fala Gn. 6: 2, nada mais são do que pessoas humanas pacíficas, que se deixam guiar pelo ESPÍRITO de DEUS e que tem fé no MESSIAS; porém, como Davi, servo de DEUS, acabaram cobiçando as filhas dos homens e as tomando para si, deixando por algum tempo de ouvir a Sua voz. Como Davi, alguns se arrependeram, outros, como Saul, não.

Percebemos então que, mesmo que anjos sejam seres pacíficos e guiados pelo ESPÍRITO de DEUS e portanto Seus filhos, a Bíblia nunca os chamou assim. Em Jó 1: 6 filhos de DEUS vieram apresentar-se perante o CRIADOR, poderia até mesmo ter anjos ali, mas este texto não afirma que estes filhos são anjos. 
Vemos que da descendência de Adão, Caim foi expulso da presença do SENHOR, e toda a vez que a Bíblia relata sobre os seus descendentes, nunca há nada de bom para contar. Caim foi assassino, Lameque introduziu o sistema de um homem ter mais de uma mulher, assassinatos (...) Ou seja, um povo que desde o princípio não aprendeu de seu patriarca sobre DEUS. Essas pessoas não poderíam jamais serem chamadas de filhos de DEUS, mas de filhos e filhas dos homens. Apenas filhos de homens.
Já sobre o irmão de Caim, Seth, vemos que seus descendentes foram mais abençoados. Vemos que o primeiro descendente de Seth foi Enos, e logo após o nascimento deste, começou-se a invocar o nome de YAHWEH- Gn. 4: 26. Percebeu a diferença entre um povo e outro? Enoque era tão próximo a DEUS que Ele o tomou para Si. Noé achou graça aos olhos de DEUS e foi poupado de um dilúvio. E da geração de Seth é que veio o MESSIAS. 
Este era um povo que invocava ao nome de DEUS. Eram filhos de DEUS. 
Portanto, filhas dos homens eram mulheres formosas - lindas - que não tinham a DEUS no coração. Não aprenderam de DEUS. Não querem a DEUS. Hoje em dia encontramos pessoas assim. 
E filhos de DEUS eram pessoas que, como os da geração de Seth, invocavam ao nome dEste. 
Como Sansão ou Davi, encheram seus olhos com a beleza destas mulheres e as tomaram para si. Tiveram filhos e filhas com elas. Mas estes filhos eram chamados de valentes, não de gigantes. Aliás, nesta época já existiam gigantes na terra. Não foi a união entre os filhos de DEUS e as filhas dos homens quem geraram estes gigantes, eles já existiam. Depois, continuaram a existir (I Sm: 17: 4). Em Gn 6: 4, diz que haviam naquela época, gigantes na terra; e também depoisquando os filhos de DEUS entraram as filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram ¨os valentes¨ que haviam na antiguidadeos homens de famaValentes, e não gigantes! Outra coisa importante é que gigantes não são resultado de união entre anjos e mulheres, claro que não! Na Bíblia há gigantes como Golias (com cerca de 2,95 de altura), os filhos de Anaque entre outros (I Sm 17: 4, Nm 13 :33). E hoje também existe gigantes. Dia 9 de novembro de 2015 morreu em sua casa em Surin, o tailandês Pornchai Saosri, de 26 anos, considerado o homem mais alto do mundo, com 2,69 de altura.
Pornchai Saosri, 2,69 mts


No início do séc. XX, houve um outro gigante: Robert Pershing Wadlow. Ele nasceu em 22 de fevereiro de 1918 em Alton, um povoado do estado norte-americano de Illinois. Com um peso de 3,90 kg e uma estatura normal, nada permitia pressagiar que aquele bebê fofinho iria se converter alguns anos depois no gigante de 2,74 m de altura. Filho de Harold e Addie Wadlow, Robert era o maior de cinco irmãos.
Seu desenvolvimento físico foi normal até os quatro anos, quando então começou a crescer numa velocidade descomunal. Tanto que aos 5 anos já media 1,63 m e aos 10 chegou à barreira dos 2 metros de altura.  Após sua morte, veio a crescer mais 3 centímetros chegando a 2, 77.

(https://noticias.terra.com.br/mundo/asia/homem-mais-alto-do-mundo-morre-com-apenas-26- anos,a2e642bcc55c1f085972cd632dc2646d70whbcx0.html

robert-1
Robert- 2,74 mts

(
http://www.sciencealert.com/it-s-the-birthday-of-the-tallest-man-who-ever-lived)


Estes homens, só para citar alguns, também foram chamados de gigantes em seu tempo. Robert era conhecido como o Gigante de Ilinóis. Hoje em dia temos gigantes também, como Morteza Mehrzadselakjani, com 2,46 metros, que foi a arma do Irã no vôlei dos Jogos Paralímpicos da Rio-2016, agora, a cerca de um mês atrás.
Mehrzad é o maior homem do Irã (Foto: Reprodução)
Morteza Mehrzadselakjani, da seleção de vôlei do Irã- 2,46 mts

Portanto queridos, este texto de Gênesis nada tem a ver com anjos e ou anjos caídos, mas sim com seres humanos. Sempre existiu gigantes em nosso meio, e isso é recorrente. Se hoje temos registrado pessoas como Robert, com 2,74 de altura, não é de duvidar que, como diz a  Bíblia em (I Sam. 17: 4), Golias naquela época, tivesse cerca de 20 cm a mais. Q
ue possamos refletir em qual categoria nós nos encontramos; entre os filhos dos homens ou os filhos de DEUS. Abraços.
R

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. O seu comentário será muito bem vindo. Aqui aceitamos suas sugestões, suas opiniões e também teremos o maior prazer em receber suas críticas, desde que as mesmas venham acompanhadas de sua visão do assunto e se atenham ao texto, nunca a pessoas. O uso de palavras de calão ou algo semelhante deve ser evitado pois não serão publicados. No mais, sinta-se em casa.