terça-feira, 4 de setembro de 2012

POR QUE NA BÍBLIA JESUS É CHAMADO DE FILHO UNIGÊNITO BEM COMO PRIMOGÊNITO DE DEUS?

Por: Alexandre Garcia1
JESUS é chamado de vários nomes na Bíblia. Temos por exemplo “LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ”, “BRILHANTE ESTRELA DA MANHÔ “CORDEIRO DE DEUS”, entre outros.


Aqui nos deteremos na “filiação” de JESUS, dando ênfase na filiação unigênita e primogênita. Comecemos, porém do início. Analisemos agora a palavra:

          · FILHO: s. m. 1. Descendente masculino, em relação aos pais. 2. Natural de (alguma terra). 3. Pessoa, em relação ao estabelecimento onde foi educada. 4. Expressão de carinho. 5. O homem em relação a Deus. 6. Bot. Broto das plantas. S. m. pl. Os descendentes de um povo, de uma raça: Os filhos de Israel. Adj. Procedente, resultante - (Michaelis).1
Segundo o dicionário, no item (1) todo o descendente masculino de pais, é considerado um filho, e JESUS era descendente masculino de Maria, (Mt. 1:16) pois era DEUS encarnado, ou seja, Ele tornou-Se carne, como Maria sua mãe -  (João 1:14). Maria não foi apenas usada como barriga de aluguel, onde não há a participação genética da mesma não contribuindo em nada para o DNA do feto. O óvulo usado pelo ESPÍRITO SANTO (e também o útero) foi o de Maria. JESUS, ao nascer de Maria foi realmente “filho” dela.
O item (2) do dicionário chama de filho alguém que é natural de alguma terra, como por exemplo, canta o Hino Nacional brasileiro: “... Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!”... “Mas, se ergues da justiça à clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta,...”. JESUS era natural de Belém, da Judéia, (Mt. 2:1) portanto, era filho da terra de Belém, ou da Judéia, assim como somos “...filhos deste solo,... Brasil”. Mais um motivo então para JESUS ser chamado de “filho”.

O item (4) diz chamar-se de filho, alguém por quem a gente tem muito carinho, mesmo que não seja filho direto. Geralmente ocorre entre pessoas com um certo grau de intimidade. Por exemplo, é comum tias e avós chamarem a criança de filho. Em alguns casos pessoas usam o termo “filho” com o significado de (querido, meu bem ...) apesar de não terem um tipo de ligação como uma mãe ou pai. Um exemplo disso nós temos em Provérbios, que foi escrito pelo rei Salomão (1:1) para os simples, os jovens (1:4), e também aos instruídos (1:5) onde ele os chama de “filho”: Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe”. (1:8). Nestes casos, chamar alguém de filho, é uma forma carinhosa de se dirigir a pessoa.
Para entendermos o tamanho do carinho entre o PAI e o FILHO JESUS, basta ler em (Mc.14:36) onde JESUS ora ao PAI  chamando-o de “ABBA PAI”.  (Abba é uma palavra em aramaico, e significa pai ou paizinho, uma das expressões mais carinhosas do Novo Testamento). O PAI por sua vez, ao se referir ao FILHO diz: “... Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” – Mt. 3:17.
O item (5) diz: o homem em relação a DEUS. E é isso o que a Bíblia nos ensina mais uma vez, quando diz: “VEDE quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele”. – I Jo.3:1. JESUS ao nascer de Maria, tornou-se homem, no sentido genérico e amplo (participa da natureza humana) da palavra, e, como homem, devia chamar a DEUS de PAI, porque  era realmente Seu Filho.
E por último, como nos informa o item (6) JESUS era descendente, de uma judia, (ver todo o cap. 1 de Mt.) com o DNA desta judia,  pois foi gerado (Mt.1:20 / Hb.1:5) em seu óvulo, era então, judeu, descendente de judeus - (ver todo o cap. 1 de Mt. / 2:2).
Por estes motivos, JESUS é FILHO:
Ele era descendente masculino de pais;
Era descendente de um povo;
Era natural de uma terra;
Havia muito carinho entre Ele e Seu PAI;
E, como homem que era, temente a DEUS, poderia ser chamado de filho de DEUS.
No Velho Testamento a palavra Filho é o mais comum termo de relação; ali ela aparece cerca de 4.850 vezes.

            ·  FILHO DE DEUS:

JESUS é também chamado de “FILHO DE DEUS”. Em várias partes das Escrituras, a Bíblia afirma esta verdade. Há alguns que creem que Ele era chamado de “FILHO DE DEUS” por ser “criado / gerado” por esse DEUS. Perceba  porém, ser chamado de “filho” ou “FILHO de DEUS” não é exclusividade de JESUS. Antes de afirmar ser JESUS o FILHO DE DEUS, a Bíblia já chamava outros de Filhos de DEUS.

   Ø  ADÃO:
É o caso de Adão, o primeiro homem criado por DEUS, e que lá em Lucas 3:38 é dito o seguinte: “Cainã, filho de Enos, Enos filho de Sete, e este, filho de Adão, filho de Deus” – ARA. Aqui temos DEUS revelando através de Lucas, cerca de quatro mil anos (4.000) após Adão sair do Paraíso por haver pecado, que ainda considera Adão Seu filho. Não fosse assim, a lista genealógica terminaria com um “Adão, criado por DEUS”, como DEUS se refere a Satanás lá em Ez. 28: 15. Mas... Por que DEUS considerava Adão Seu filho? Afinal Adão transgrediu a ordem expressa de DEUS e caiu em pecado fazendo toda uma raça cair com ele. Como Adão pode ser chamado de filho de DEUS? Bom, creio eu que Adão deve ter aprendido a lição. Teve filhos e filhas, e, como bom pai, os ensinava a ofertar a YAVÉ. Adão provavelmente após ser deixado guiar por sua mulher, Eva, arrependeu-se e deixou-se agora ser guiado pelo ESPÍRITO de DEUS, pois se não fosse assim, não teria ensinado seus filhos a ofertar ao SENHOR YAVÉ. Se ofertava, (a oferta, um animalzinho inocente que representava o MESSIAS) é porque tinha fé no CORDEIRO de DEUS, JESUS, que ele conhecia como O MESSIAS. Tendo fé no MESSIAS e sendo guiado pelo ESPÍRITO, era com certeza um homem pacífico. Assim, reunia ele os três itens* necessários para estar na Bíblia como “... Adão, filho de DEUS”.

   Ø  SALOMÃO:
Eu lhe serei pai, e ele me será filho. Se ele cometer iniquidade, castigá-lo-ei com varas de homens, e com açoites de filhos de homens” -               2 Samuel 7:14. Não só Adão foi chamado de “filho de DEUS”, mas também Salomão, em promessa de YAVÉ por intermédio do profeta Natã ao rei Davi. Diz o DEUS YAVÉ: “Eu lhe serei PAI, e ele me será filho”. DEUS por ter      “... tão grande amor por nós”, nos da o privilégio de sermos Seus filhos. Esta foi a promessa de YAVÉ a Davi. 

PACIFICADOR / GUIADOS PELO ESPÍRITO / FÉ EM CRISTO / POR AMOR DO PAI:
Veja que há *três itens que torna alguém um “filho de DEUS”:
   §  Ser um pacificador;
   §  Ser guiado pelo ESPÍRITO de DEUS e;
   §  Ter fé em CRISTO JESUS.  
A Bíblia afirma que “os pacificadores,... serão chamados filhos de Deus” - Mt. 5:9.
Também afirma que: “... todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” – Rm. 8:14.
Afirma também que: “... todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus” – Gl. 3:26.
Adão, pecador que era, criatura feita do barro, e nós hoje também, somos por “... amor (d)o Pai... chamados filhos de Deus..” - 1 Jo 3:1. (Este quarto item independe de nossa decisão).
Percebe que as pessoas (meras criaturas), são objetos do mais alto amor do PAI? Ele deseja que todos sejam chamados de Seus filhos, ou “Filhos de DEUS”. E para isso, basta querermos fazer parte de Sua família. Tendo fé em JESUS, O Salvador, sendo guiados pelo Seu ESPIRITO, e não dados à ira. É certo que não é somente nós, os seres humanos que temos o privilégio de sermos filhos de DEUS, pois Ele é CRIADOR e trabalha até agora. Ele cria até agora. Todas as demais criaturas de DEUS que tem condições de desenvolver estes três itens, tem também o mesmo privilégio.

   Ø  SERES HUMANOS:
“Viram os filhos de Deus” que as filhas dos homens eram formosas, e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram” - Gênesis 6:2.
Quem eram esses “filhos de DEUS” que cobiçaram para si as filhas dos homens e as tomaram por mulheres? Eram por acaso seres espirituais, anjos? Não, com certeza não. Primeiro: a Bíblia fala que somente 33% dos anjos “filhos de DEUS” caíram junto com Lúcifer –  (O nome Lúcifer não aparece nas mais conhecidas Bíblias em português, como a ARA, ARC, e a NTLH. O que aparece nos escritos hebraicos do Antigo Testamento (o Tanach judeu) é a palavra - heilel ben-shachar, (הילל בן שחר), que é algo como “estrela da manhã”; em grego na Septuaginta a palavra é heosphoros é uma palavra do Latim (lucem ferre) que quer dizer “portador de luz”, representa a “estrela da manhã” dos escritos hebraicos de Isa. 14:12. Uma estrela, é portadora de luz, portanto traduz-se heilel ben-shachar como “estrela da manha”, ou heosphoros “portador de luz”, ou somente Lucifer ). Não caíram mais anjos. Só estes 33%. E ao darem ouvidos a Lúcifer, não eram mais guiados pelo ESPIRITO de DEUS, mas sim pelo espírito de Lúcifer. portanto, não eram mais “filhos de DEUS”. Ademais, os anjos não poderiam tomar mulheres para si, pois são seres assexuados, como afirmou o próprio SENHOR JESUS. E conforme Gênesis 6:7, os “filhos de DEUS” conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos.
Estes “filhos de DEUS” de que fala Gn. 6:2, nada mais são do que pessoas humanas pacíficas, que se deixam guiar pelo ESPÍRITO de DEUS e que tem fé no MESSIAS; porém, como Davi, servo de DEUS, acabaram cobiçando as filhas dos homens, e as tomando para si, deixando por algum tempo, de ouvir a Sua voz. Como Davi, alguns se arrependeram, outros, como Saul, não.

  Ø  SERES NÃO HUMANOS:
“No dia em que os Filhos de Deus vieram se apresentar a Iahweh, entre eles veio também Satanás” - Jó 1:6 – Bíblia de Jerusalém – Paulus Editora.
Perceba que aqui os “filhos de DEUS” vieram apresentar-se perante Ele. Com certeza não eram seres humanos, pois Ele está nas alturas, em um lugar inacessível ao homem – (I Tim. 6:16). Portanto, esses filhos de DEUS eram criaturas não humanas, criaturas de corpos espirituais, provavelmente anjos e talvez, quem pode negar, seres criados por DEUS em outros planetas, outras Galáxias. A Bíblia não nos informa quem esses “filhos de DEUS” eram, nunca disse que anjos são Seus filhos. Mas, se DEUS é onipotente, e cria milhares e milhares de Galáxias, e o universo cresce a cada dia, pode com certeza, criar por lá, vida também. Estes seres que não caíram em pecado, são seres santos, pacíficos, guiados pelo ESPIRITO de DEUS, e que tem fé em JESUS, são “filhos de DEUS”, podem portanto ver a face de DEUS. Note que Satanás, embora não seja mais um “filho de DEUS”, foi apresentar-se também perante Ele. A Bíblia não da o porquê de Satanás ir também se apresentar a DEUS, mas diz que ele foi, quando foram também os filhos de DEUS. Satanás não foi criado humano, mas sim anjo, e mesmo caído, pôde por um tempo estar na presença de DEUS.
“Onde estavas tu quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento. Quem lhe determinou as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que foram firmadas as suas bases? Ou quem lhe assentou a pedra angular, Quando juntas cantavam as estrelas da manhã, E jubilavam todos os filhos de Deus?” - Jó 38:4-7.
Jó e os demais homens são todos silenciados pela voz de DEUS. Este desafia a Jó, comparando Sua própria onipotência com a impotência de Jó. DEUS revela a grandeza da Terra (38:1ª18), a complexidade dos céus (38:19 a 38) e o elevado propósito das criaturas na Terra (38.39-39.30). DEUS então desafia Jó a questioná-Lo. Ele pergunta a Jó, onde ele estava quando DEUS (...) “assentou a pedra angular, quando juntas cantavam as estrelas da manha, e jubilavam todos os filhos de DEUS”.
Perceba que ao DEUS criar o nosso mundo, as estrelas da manhã cantavam, e ‘TODOS’ os filhos de DEUS jubilavam. Da nos a entender que cantavam e jubilavam justamente pela criação do nosso mundo. Perceba que os anjos de DEUS, que podem ser considerados também Seus filhos, são chamados de estrelas da alva/manhã, mas como não eram somente os anjos a festejarem, DEUS então pronuncia: “... e jubilavam ‘TODOS’ os filhos de DEUS”.

Ø  O POVO DE ISRAEL:


“Será Efraim para mim um filho tão querido, uma criança de tal forma preferida, que cada vez que falo nele quero ainda lembrar-me dele? E por isso que minhas entranhas se comovem por ele, que por ele transborda minha ternura, oráculo de Iahweh”. -Jer. 31:20 – (BJ).
Efraim é também chamado aqui de “querido filho; amado por Mim”. Quem é Efraim? O primeiro relato bíblico que temos de Efraim, é em Gn. 41:52 onde relata sobre o segundo filho de José, neto de Jacó que recebe os direitos de primogenitura sobre o primogênito Manassés – (Gn. 48).  Em Num. 1:7 temos o relato sobre a tribo de Efraim.  Visto lá em Genesis que agora o ser humano Efraim, era também a Tribo de Efraim - (Sl. 78:67). Com o reino de Israel dividido, a tribo de Judá, no sul tornou-se dominante e todo o reino do sul passou a ser chamado de Reino de Judá. No reino do norte, a tribo de Efraim tornou-se dominante. Efraim agora não era mais só o nome de um homem, nem de uma tribo, mas de todo o Reino do Norte.
Algo interessante nós temos aqui: aqui o “filho de DEUS” não é uma pessoa, nem anjos, e nem qualquer ser criado. Aqui o “filho de DEUS” é todo um povo. Claro que o povo é formado por pessoas, mas DEUS se refere a todo este povo como a Efraim, Meu filho. No livro de Gálatas, temos a mesma história; onde DEUS chama os cristãos de “filhos de DEUS” - Gal. 3:26.

  Ø  JESUS:
“Vou proclamar o decreto de Iahweh: Ele me disse: “Tu és meu filho, eu hoje te gerei” – Salmos 2:7 – (BJ)”.
JESUS sempre esteve ciente de que era o “FILHO DE DEUS” (João 5:18 a 20). Foi justamente esta declaração dEle que fez com que os anciãos judeus O crucificassem. (Mt. 26:63 a 66). Ele conhecia as escrituras, e sabia que o salmista tinha escrito sobre Ele, quando registrou as palavras de YAVÉ, que disse: “TU ÉS MEU FILHO; EU HOJE TE GEREI”. Veja:
“... como também está escrito no salmo segundo: Tu és meu filho, eu hoje te gerei” .- Atos 13:33 – TB,SBB.
Aqui Lucas usa textos do Antigo Testamento (Sal. 2:7) para mostrar a JESUS como o MESSIAS.  “Tu és Meu FILHO...”, mais uma vez a Bíblia usa termos para designar YESHUA como “FILHO de DEUS”. O salmista mostra o MESSIAS de Isra’El, enquanto o livro de Atos, mostra o JESUS cristão, usando o mesmo texto.
“Pois a qual dos anjos disse jamais: (em Salmo 2:7) Tu és meu Filho, Hoje eu te gerei? e outra vez: (em II Sam. 7: 14) Eu lhe serei Pai, E ele me será por Filho?” - Hebreus 1:5.
Paulo aqui usa mais uma vez, o texto salmista já usado anteriormente por Lucas, agora não mais para ‘relacionar’ o MESSIAS de Isra’El  com o JESUS cristão, mas sim para diferenciar JESUS dos anjos, mostrando que JESUS não é uma mera criação de DEUS como os anjos, pois sobre JESUS, DEUS disse: “Tu és Meu FILHO...”, algo que jamais disse de anjo algum. Em II Samuel 7:14, temos YAVÉ fazendo uma aliança com Davi, onde Ele afirma que o descendente de Davi, Salomão, seria também Seu filho. Esta promessa é literal, pois Ele realmente afirma que Salomão é seu filho, mas o apostolo Paulo, divinamente inspirado, vê também uma promessa messiânica, pois utiliza este texto para se referir a JESUS.
Temos aqui, portanto, a explanação divina sobre JESUS ser ou não um anjo. Todo o primeiro capítulo de Hebreus é dedicado a mostrar JESUS não como um simples anjo criado por DEUS, mas como O “FILHO de DEUS”.  E tanto isso é verdade que os judeus, extremos conhecedores do Tanach (livro sagrado dos Judeus relativo ao nosso Antigo Testamento), pegaram em pedras para matá-Lo, ao Ele afirmar ser ‘FILHO de DEUS’, pois reconheceram em Suas palavras que Ele Se fazia como um DEUS. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus” – João 5:18.

        ·  PORQUE JESUS É O “FILHO DE DEUS”:
JESUS não é FILHO de DEUS no mesmo sentido de um pai e um filho humano. DEUS não se casou e teve um filho. Não devemos entender da mesma forma como entendemos na forma humana de ser.
JESUS recebe o título “FILHO de DEUS” em quatro sentidos diferentes:
     1.     No sentido Natalício.                                                                                                                                        JESUS é “FILHO de DEUS” em razão do Seu nascimento sobrenatural. Quando o anjo Gabriel anunciou a Maria o nascimento de JESUS, disse-lhe: E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus”. (Lc 1.35). Perceba que o anjo disse “por isso também”. Isso significa que há outros motivos para que o Santo fosse chamado de FILHO de DEUS. Vejamos os outros motivos:

 2.     No sentido Messiânico.                                                                                                                                              O MESSIAS é chamado “FILHO de DEUS” – no sentido de ser herdeiro do PAI e Seu legítimo representante – na ocasião do Seu batismo: “E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” - Mt. 3:17. e de Sua transfiguração: “E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o” – Mt. 17:5. - ver também (Mc 1.11; 9.7; Lc 3.22; 9.35). Confirmando esta afirmação, o escritor aos Hebreus apresenta a JESUS como “FILHO” e como “Herdeiro”, quando diz: “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo” - (Hb 1.1,2).

 3.     No sentido de Preexistência.                                                                                                                               O título de “FILHO de DEUS” indica também a divindade de JESUS CRISTO. Desta forma, ele indica uma filiação que preexistia a vida humana de JESUS.


 4.     No sentido Trinitário.                                                                                                                                          Neste caso, o título de “FILHO DE DEUS” é atribuído para designar Jesus como a Segunda Pessoa da Trindade, como podemos ver na Grande Comissão: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do PAI, e do FILHO, e do ESPÍRITO SANTO” - Mt 28.19. É o sentido mais profundo que este título é usado.

Os escritores do Novo Testamento chamam a JESUS de FILHO de DEUS:

Atribuídos ao próprio JESUS:

JESUS se referindo ao FILHO:

Até mesmo o diabo ou demônios reconhecem JESUS como FILHO de DEUS:
 §  Mateus 4:3Mateus 4:6Lucas 4:3Lucas 4:9Marcos 3:11;  Lucas 4:41; Mateus 8:29.

             ·    FILHO DO HOMEM:

Esta expressão referindo-se a JESUS é usada por algumas versões cerca de 94 vezes no Novo Testamento, sendo que em outras cerca de 83. Qual o seu exato significado?
“Um termo para homem, ser humano; uma figura apocalíptica, no Novo Testamento, um título para Jesus”. – The Interpreter’s Dictionary of the Biblia.
FILHO do HOMEM é uma expressão hebraica que significa uma posição humilde ou ausência de privilégios especiais, demonstrando que JESUS, como nos é dito lá em João, realmente tornou-se homem, ser humano, que pôde sentir dores, sangrar, sofrer, ser tentado, e morrer. JESUS como DEUS não poderia morrer, sofrer, e nem ser tentado em todas as coisas mantendo-se assim sem pecado. Não haveria, porém, salvação para nós. Quem nos salvaria? Outro ser humano mortal e pecador? Um anjo criado, que não tem vida em si mesmo? Se o salário do pecado é a morte, quem nos salvaria desta morte? Um DEUS que não pode morrer? Não, nosso DEUS é sábio demais, e antes mesmo que a raça humana fosse criada, nosso DEUS já havia criado Seu plano para a nossa redenção.  Um DEUS que não pode morrer, não deixando de ser DEUS, tornar-se-ia um ser humano de carne e sangue e morreria assim pelos pecados do mundo que criou. Não seria agora um “FILHO de DEUS”, mas sim um “FILHO do HOMEM”, e foi este “FILHO do HOMEM” que morreu. Um DEUS que por amor de nós, deixou as glorias do céu, encarnou-Se e deixou-Se morrer para quitar o nosso pecado.
“O contexto em que o termo filho é usado em João 1:51 (depois de 1:45); 3:13 (depois das objeções de Nicodemos) e 6:27, 33 (em relação com a recusa dos judeus de crerem em Jesus (parece indicar que para João, exatamente como os sinóticos, Jesus quis com esse termo acentuar propositadamente a sua natureza humana. Isso é confirmado por João 5: 27, onde o motivo por que Jesus é constituído Juiz do mundo é que ele é Filho, sem artigo, indicando-se portanto a natureza humana em geral, o que chama mais a atenção porque no contexto imediato trata-se de Jesus como Filho de Deus; juízo foi confiado ao Filho de Deus humanado, a fim de que os homens fossem julgados por alguém que pode compreender a sua fraqueza (confira Heb. 4:15)”2. – Dicionário Enciclopédico da Bíblia.

O título “FILHO do HOMEM” para JESUS, não era apenas uma forma de acentuar Sua humanidade.  Era também um título messiânico, que Ele tirou emprestado dos escritos proféticos indicando Aquele de quem os profetas tanto escreveram e por quem o povo tanto esperava. JESUS usava este título para preparar o povo para a clara revelação de que Ele era o MESSIAS, O FILHO de DEUS que despiu-se das glórias celestes para viver como homem entre esses homens.
“Ele não usava o título Messias para evitar complicações políticas, já que os israelitas esperavam um Messias político e dominador.”3  The Interpreter’s Dictionary of the Bible.

Quando as Escrituras chamam a JESUS como:                                                                                                             FILHO de DEUS, elas querem afirmar a verdadeira divindade dEle.  
                                                                       
Quando O denominam:                                                                                                                                              FILHO do HOMEM querem realçar a Sua humanidade.
Porém, Ellen White parece confirmar que o título “FILHO do HOMEM” também designava a divindade de JESUS:
“Deus adotou a natureza humana na pessoa de Seu Filho, levando a mesma ao mais alto céu. É o ‘Filho do homem’ que partilha do trono do Universo. É o ‘Filho do homem’, cujo nome será ‘Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz’.”4 O Desejado de Todas as Nações.

A obra de Cullman na página 162 nos informa:
“A Teologia clássica sempre contrastou Filho do Homem e Filho de Deus. Do ponto de vista do dogma posterior “verdadeiro Deus – verdadeiro homem”, entendeu-se a designação “Filho do Homem” apenas como uma expressão da “natureza humana” de Jesus em contraste com sua “natureza divina”. Nessa época os teólogos não estavam familiarizados com as especulações judaicas sobre a figura do Filho do Homem, e não levaram em consideração o fato de que por meio desse próprio termo Jesus falou de seu divino caráter celestial.” Com efeito há passagens na Bíblia onde a expressão “Filho do Homem” é usada, que mais parecem indicar a sua divindade do que a humanidade” - The Christology of the New Testament”.5
Eis alguns exemplos:
a) Mateus 24:30. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória”.
b) Mateus 25:31. E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória”.
c) S. João 3:13. Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu”.
 d) Lucas 5:24. Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa”.
Portanto, ao JESUS se declarar como “FILHO do HOMEM” Ele estava relacionando a Si mesmo com o MESSIAS prometido por DEUS ao Seu povo. Ele conhecia muito bem o que dEle estava escrito nos livros de Moisés, nos Salmos e nos profetas. FILHO do HOMEM era o título a ser carregado pelo MESSIAS, e o MESSIAS carregaria este título para que entendêssemos que o UNJIDO de DEUS, “... se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” – João 1: 14.



·         FILHO DE DAVI:

“Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!” – (Mc. 10:47). Assim se referiu o cego Bartimeu acerca de JESUS, expressando a sua fé em que Ele era o MESSIAS prometido. Dezessete versículos do Novo Testamento descrevem JESUS como o “FILHO de DAVI”. Porém surge a duvida: Como poderia JESUS ser o “FILHO de DAVI”, se Davi viveu cerca de mil anos antes de JESUS? A resposta é muito simples: JESUS, O MESSIAS, foi o ‘cumprimento da profecia’ da descendência de Davi que está registrado lá em II Sam. 7:14 a 16. O JESUS do Novo Testamento era o MESSIAS prometido no Velho Testamento, o que significa que Ele era da descendência de Davi.  Mateus 1 da uma prova genealógica de que JESUS, na Sua humanidade, foi descendente direto de Davi por intermédio de José, o pai legal de JESUS. Porém, em Lucas temos ‘o cântico de Zacarias’, onde ele faz referencia aos seus antepassados, (LC 1: 5; 69; 73) em que da a linhagem de JESUS através de Myriam (Maria), Sua mãe, através dos seus antepassados e de Isabel. JESUS é um descendente de Davi, por adoção através de José, e pelo sangue por meio de Maria. Primeiramente, porém, quando referia-se a CRISTO como “FILHO de DAVI”, a intenção era se referir ao Seu ‘titulo messiânico’ encontrado nas profecias do Antigo Testamento a Seu respeito.
JESUS foi intitulado de “SENHOR FILHO DE DAVI” varias vezes por pessoas que, pela fé, buscavam perdão ou cura. A mulher cuja filha estava sendo atormentada por um demônio (Mt. 15:22), os dois homens cegos a beira do caminho (Mt.20:30) e o cego Bartimeu (Mc.10:47) todos clamaram ao “FILHO de DAVI” por ajuda. Os títulos de honra que deram-Lhe, declaravam a sua fé nEle. Chamá-Lo de SENHOR, expressava um sentimento da divindade, domínio e poder de JESUS, e ao chamá-Lo “FILHO de DAVI”, eles estavam professando que Ele era o MESSIAS prometido.
Os fariseus também compreenderam o significado das pessoas chamarem JESUS de “FILHO de DAVI”. Entretanto, ao contrario daqueles que chamaram em fé, eles estavam tão cegos pelo seu próprio orgulho e falta de compreensão das Escrituras que não podiam ver o que os MENDIGOS CEGOS podiam ver: que ali estava o MESSIAS pelo qual haviam esperado por toda a vida. Os fariseus odiavam JESUS porque Ele não lhes dava a honra que achavam que mereciam. Então, quando ouviram o povo saudando JESUS como O SALVADOR, O FILHO de DAVI, O MESSIAS prometido, ficaram enfurecidos (Mt.21:15), e planejaram matá-Lo (Lc.19:47).
JESUS ainda confundiu os escribas e fariseus ao pedir-lhes que explicasse o significado deste titulo. Como é que o MESSIAS podia ser o “FILHO de DAVI” quando o próprio Davi se referiu a Ele como “MEU SENHOR”? (Mc.12:35 a 37). Os professores da lei não podiam responder a esta pergunta. JESUS assim expos a inaptidão dos lideres judeus como professores e a sua ignorância quanto ao que os escritos hebraicos ensinavam sobre a verdadeira natureza do MESSIAS.
JESUS CRISTO, o FILHO UNIGENITO DE DEUS, e o Único meio de salvação para o mundo (At.4:12), é também o “FILHO de DAVI”, tanto no sentido físico (sangue), quanto no sentido espiritual.

           ·    FILHO UNIGÊNITO:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” – João 3:16.
Segundo o dicionário Michaelis1, unigênito significa:
(u.ni.gê.ni.to: adj. Único gerado por seus pais. S. m. 1. Filho único. 2. O cognome de Cristo). Perceba que o sentido único e literal que o dicionário apresenta esta palavra, é de que unigênito, é o único filho que foi gerado por seus pais. Em um segundo sentido, apresenta também como o cognome de JESUS. Mas não diz a razão.  Conforme Westcott e Strong a palavra portuguesa “unigênito” é uma tradução do termo grego “monogeneses” (μονογενή) que significa “único nascido”.
Também conforme a revista “Deve-se crer na Trindade?”, publicada no Brasil pela ‘Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados’, diz: “A palavra grega básica para “unigênito” usada para Jesus e Isaque é mo.no.ge.nés, de mó.nos, que significa “único” e gi.no.mai, um radical que significa gerar, “tornar-se (vir à existência)”, diz a Exhaustive Concordance (Concordância Exaustiva), de Strong. Assim, mo.no.ge.nés é definido como: “Nascido único, i.e., filho único”. – A Greek and English Lexicon of the New Testament (Léxico Grego- Inglês do Novo Testamento), de E. Robinson – (grifo nosso).6
Vimos portanto, que tanto o dicionário ‘Michaelis’, a revista da ‘Torre de Vigia’, ‘Westcott’, ‘Strong’ e ‘E. Robinson’, todos estudiosos de peso, nos informam que UNIGENITO, significa “ÚNICO NASCIDO”.
Porém, segundo a Bíblia, temos um outro sentido para a palavra unigênito, que não apenas este já visto.
Perceba que o que foi visto até agora, foi o sentido LÓGICO e LITERAL da palavra em questão. Mas... a Bíblia apresenta um SENTIDO ‘FIGURADO’ para unigênito, onde em Hb. 11:17 Isaque, o filho de Abraão é chamado de unigênito (único filho gerado), quando na verdade ele tinha um irmão mais velho que atendia pelo nome de Ismael. “Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito” -  Hb. 11:17.      
Esta passagem bíblica de Hebreus não é usada no sentido estrito da palavra, ou seja, não sugere UM PAI que gera UM ÚNICO FILHO literalmente. Isto não é teoria ou opinião minha. Está na SUA Bíblia. No sentido literal da palavra, Isaque NÃO era um filho unigênito, pois não era filho único, e mesmo assim, a Bíblia, figuradamente o chama de “unigênito”. Por quê?
Porque mesmo Isaque sendo o segundo filho, ele era o “filho da promessa”. Isso não exclui Ismael das bênçãos de DEUS, mas Isaque, esse sim, é o filho da promessa. E por ser o filho prometido por DEUS, o filho da promessa, o filho que daria descendência ao nome de Abraão, segundo a vontade de DEUS, era então “CON-SI-DE-RA-DO” por Este como “unigênito”.
Ora, se a Escritura pode usar “unigênito” no sentido figurado para Isaque, como também usa a palavra “primogênito” no mesmo sentido figurado para Davi – Salmos 89: 19 a 27 – e antes dele houve sete irmãos – I Sam. 16: 10 a 12 – como podemos afirmar que JESUS foi um ser gerado por DEUS antes de toda a criação somente por a Bíblia afirmar que Ele é o “FILHO UNIGENITO” de DEUS?

Já vimos que na Bíblia, (Hb.11:17), UNIGENITO NÃO SIGNIFICA SOMENTE SER O ÚNICO FILHO GERADO.  Pode também significar único no sentido de “primazia”, de “valor”, de “especial. Foi assim com Isaque. Foi assim com JESUS também.


Veja como Colossenses 1: 18 coloca JESUS em uma posição única em todo o universo: - “E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência”. 

JESUS é o Unigênito no sentido de, em todo o universo, ser especial, excelente, preeminente, ou seja, O Primeiro em todas as coisas, “... Por isso também DEUS  O exaltou soberanamente e Lhe deu O  NOME QUE É SOBRE TODO O NOME” – Filip. 2:9.
JESUS pode sim ser chamado de “FILHO” sem ter ser sido gerado literalmente do PAI. Este foi o caso de Salomão, quando DEUS dele falou: “Eu lhe serei por pai, e ele me será filho”.  Acaso isso significa que Salomão foi gerado literalmente direto de DEUS? Sem o auxílio de uma mãe e pai humanos? DEUS está dizendo a Davi que, a promoção de Salomão como rei também dava inicio a um novo relacionamento com Ele de tal modo que Salomão seria o Seu “FILHO” em outro sentido, quando fosse rei em Israel  - (II Sam. 7:12 a 14), porque “filho de DEUS” no ‘sentido comum’ ele já era como pertencente ao povo escolhido.

Os que não acreditam na divindade de JESUS perguntam como pode uma pessoa ser filho, e ao mesmo tempo ter a mesma idade que o pai? JESUS é “FILHO” de DEUS sim e pode ter a mesma idade que o PAI (se é que se pode contar a idade de quem é eterno), no mesmo sentido de que pode ser “FILHO de DAVI” sendo mais velho que Davi.
Quanto à pergunta se “nos soa lógico que um homem possa ser pai de um filho sem tê-lo gerado”, eu lhe respondo que sim. Mais uma vez aqui entra o velho e sábio dito popular que nos ensina: “Pai não é quem põe no mundo, mas quem cria”. Vai dizer para a minha tia (marido já falecido) que ela não é mãe dos dois filhos dela. Vai dizer para eles que eles não são os filhos dela. Ela adotou-os, registrou-os, criou-os desde pequenos, e hoje, eles são mãe e filhos. Ela não os gerou. Os criou e educou. E quantos genitores geram seus filhos e não tem a aptidão de serem chamados de pais, abandonando seus filhos? Note que a pergunta é sobre se é ‘lógico que um homem possa ser pai sem gerar o filho’. E mesmo assim vimos que não tem nada de ilógico. Mas a pergunta é sobre ‘um homem’. A nossa questão aqui é muito mais ampla. Não se refere ao homem, mas sim a DEUS, o PAI.

Isaque também não era unigênito no ‘sentido normal’ da palavra, como também afirma a revista “Deve-se crer na Trindade?”, à pág. 16. Ele literalmente não era unigênito, mas sim no sentido figurado, já vimos isto.

Portanto vimos aqui, pela Bíblia, que unigênito é muito mais do que simplesmente gerar um filho único. O significado é muito mais amplo. Tanto no caso de Isaque, que não era unigênito literal, como no de JESUS, que também não O é no sentido literal, ‘significa que ambos em suas esferas, são “especiais”, “absolutos”, “únicos”’. Assim é JESUS: “ALFA E ÔMEGA”, ou seja: Absoluto. (Ap. 22:13). Não enxergando isto, corremos o risco de sermos mais cegos do que Bartimeu, que reconheceu em JESUS o Filho do carpinteiro, o “SENHOR, FILHO de DAVI”.
A Bíblia não afirma que “... JESUS é o único criado diretamente por DEUS”. Não há um único verso bíblico que afirme isto.

        ·         FILHO PRIMOGÊNITO:

“O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação” – Col. 1:15.
Segundo o dicionário Michaelis¹ primogênito significa:
(pri.mo.gê.ni.to: adj. e s. m. Que, ou aquele que nasceu antes dos outros; o mais velho).

Tanto a primeira cria de um animal, como os primeiros frutos das árvores deviam ser oferecidos ao SENHOR no santuário, em agradecimento pelo dom da vida. A mesma lei se aplicava ao primeiro filho do casal: ele era considerado propriedade do SENHOR (Ex 13,2; 22,29). Mas como sacrifícios humanos eram proibidos, os pais, depois de oferecer o menino no templo, o resgatavam mediante uma oferta material. Esse costume devia lembrar aos israelitas a noite do êxodo, quando DEUS fez morrer os primogênitos dos egípcios, ao passo que preservou os filhos dos israelitas (Ex 12,29). Também JESUS, aos quarenta dias de idade, foi levado ao templo por seus pais, oferecido ao SENHOR e em seguida resgatado (Lc 2,28; Ex 13,12).



Ao filho primogênito cabiam os direitos de primogenitura, como dupla herança (Dt 21,17), supremacia entre os irmãos e chefia da família (Gn 27:29; 49:8). Às vezes, como no caso de Jacó e Esaú e também de Judá (27: 30-37; 49: 4-8), os direitos de primogenitura, não couberam aos reais primogênitos. 
Se primogênito é o primeiro filho gerado, quem seria então, o “primogênito de DEUS”?

       Efraim? (a tribo) (Jr. 31:9);
       Davi? (Sal.89:19 a 27);
       JESUS? (Col. 1:15);
       Israel? (Êx. 4:22);
       Todos os filhos de DEUS? (Hb.12:23).ii
                                                                                        Todos são primogênitos de DEUS, não porque foram criados antes de tudo, mas porque DEUS os coloca a todos em posição de honra em suas vidas. JESUS é chamado “primogênito de toda criatura” (Cl 1,15; Hb 1,6), pelo mesmo motivo. Não que Ele fosse o primeiro ser a ser criado, mas em razão da supremacia que o PAI Lhe concedeu entre toda a criatura. (Rm 8,29). JESUS é O Primogênito de todos nós, pois a Sua posição de honra abrange todo o Universo.
Colossenses 1:15-20 é uma das passagens mais fortes que afirma a primazia de JESUS CRISTO. Este trecho mostra que JESUS é superior à criação, acima de todas as autoridades, e o cabeça da igreja. Em JESUS habita “toda a plenitude da Divindade”  (Colossenses 2:9; 1:19).
 Algumas pessoas interpretam a palavra “primogênito” somente de uma maneira literal, assim tiram JESUS de sua devida posição divina. Ele é DEUS que se fez carne (João 1:14) e que veio à Terra para ser “DEUS conosco” (Mateus 1:23). Essas pessoas dizem que “primogênito de toda a criação” quer dizer que o próprio JESUS foi criado. Não há versos bíblicos que apoiem esta heresia. JESUS é DEUS e DEUS é ETERNO. Muitos se apegam a Hebreus 1:5, onde o autor de Hebreus cita o salmo segundo: “...Tu és meu Filho, Hoje te gerei... “ como prova de que JESUS teve início, sendo gerado pelo PAI. Esta frase se encontra quatro vezes na Bíblia, sendo a primeira em Salmo 2:7 e as outras três nos evangelhos.
Mas o que a Bíblia esta querendo dizer quando afirma: “EU HOJE TE GEREI?”.
Seria muito útil para nós, antes de sairmos por aí gritando que ‘JESUS foi criado’, observarmos bem o contexto, especialmente o verso 6 do Salmo 2. A análise de várias versões nos é muito significativa:
A Almeida mais popular, a “ARA” diz: "Eu, porém constituí o meu Rei sobre o meu santo monte Sião".
Na versão Septuaginta (LXX) os versos 6 e 7 foram assim traduzidos: "Mas tenho sido feito rei por Ele sobre Sião, Seu Santo monte, declarando a ordenação do Senhor: o Senhor disse para Mim: Tu és Meu Filho, hoje Te gerei."
Em grego o verso 6 está assim: “εγω δε κατεσταθην βασιλευς υπ' αυτου επι σιων ορος το αγιον αυτου” – Sal.2:6.
Na NTLH temos: “Ele diz: “Já coloquei o meu rei no trono lá em Sião, o meu monte santo””.
Este Salmo é conhecido como “o canto da unção do Senhor”, pois há nele referências à unção de Davi como rei de Israel, e o propósito de DEUS de exaltar a CRISTO como Rei de todas as coisas. Ver: The Treasury of Davis, de Spurgeon.7
O verso 6 nos diz que DEUS ungiu a Davi rei sobre Israel. No verso 7 diz o salmista: "Declarei a ordenança do Senhor: o Senhor disse para mim, tu és meu filho eu hoje te gerei." Você percebeu? ‘Hoje eu tenho gerado’ significava HOJE TU TENS SIDO UNGIDO REI.
"A expressão 'Hoje te gerei' pode somente significar: Neste dia eu declaro e manifesto que és meu filho, por investir-te com dignidade real e colocar-te sobre o trono".  - The Book of Psalms.8
“Um comentário judaico declara o seguinte sobre o Salmo 2:7: "Eu hoje Te gerei". Isto quer dizer "neste dia foste ungido Rei". - Commentary on the Psalms.9
Afirma outro comentarista judeu:
"Eu hoje Te gerei deve ser interpretado em sentido figurado. No dia de Sua entronização, o Rei foi gerado por Deus como Seu servo para dirigir os destinos de Seu povo. Quando o trono foi prometido a Salomão, Deus fez a asseveração: Eu lhe serei por Pai, e ele me será por filho (II Samuel 7:14). - A Cohen, The Psalms (Londres: Soucino Press, 1945.
A Bíblia usa esta expressão figurada: ‘no dia da entronização do rei ele era ‘gerado por DEUS’. A prova de que se refere à coroação é que esta mesma afirmativa é aplicada pelo profeta Natã à entronização do rei Salomão sobre Israel. II Sam. 7: 14. "Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho". Esta mesma expressão é usada para CRISTO em Hebreus 1:5.
Para os escritores judeus hoje eu tenho gerado significava hoje tu tens sido ungido rei.
Como diz Apolinário:
“A frase – "Tu és meu filho, hoje te gerei", do Salmo 2:7, refere-se a coroação de Davi como rei de Israel e aplicada a Cristo em Atos 13:33 e Heb. 1:5; 5: 5 tanto pode referir-se à encarnação, batismo, ressurreição como entronizado, como ao ser nosso Sumo Sacerdote e Rei como foi visto.
A conclusão inelutável a que se chega da afirmativa do Sal. 2:7 é que Davi está falando da relação que existe entre o rei terrestre e o rei celeste – Cristo – quando eles são entronizados e jamais do nascimento físico.
Todos os comentaristas provam que não há referências ao nascimento físico, a um começo no tempo, mas à coroação, ou em outras palavras, ao momento preciso, exato de sua exaltação.
Deve-se ter ainda em mente que a carta aos Hebreus é dirigida ao povo judeu para quem esta expressão - "Tu és meu Filho, hoje te gerei", era fácil de ser compreendida por ser familiar a eles”.10

Primogênito” nem sempre tem o sentido do primeiro que nasce ou que foi gerado. Esta palavra é usada várias vezes na Bíblia para mostrar a “posição de honra ou privilégio” que alguém recebeu. Por exemplo, DEUS chamou Israel de primogênito entre os povos (Êxodo 4:22). Porém diversas outras nações já existiam séculos antes de DEUS criar a nação de Israel. Como pode então Israel ser uma nação ‘primogênita’ entre os povos? Primogênito não quer dizer, neste caso, o primeiro que passou a existir. Quer dizer simplesmente que DEUS colocou Israel numa posição de honra acima de todas as nações do mundo. No Novo Testamento, todos os filhos de DEUS são primogênitos (Hebreus 12:23) porque DEUS os colocou numa posição de honra. No mesmo sentido, o PAI colocou JESUS numa posição de primazia acima de todas as criaturas. I

De semelhante modo, JESUS é o primogênito de entre os mortos (Colossenses 1:18 / Ap. 1:5). Outras pessoas foram ressuscitadas antes de JESUS, mas Ele reina supremo sobre todos. Na verdade, o primogênito dos mortos foi Abel, pois foi o primeiro (o primogênito) a experimentar a morte. Já o primeiro (o primogênito) a ressuscitar dos mortos foi o filho da viuva de Sarepta (1Reis 17:17-24) e mesmo assim, a Bíblia afirma que JESUS é o primogênito dos mortos. Para que entendamos por que Ele é o primogênito dos mortos, temos que entender de uma forma figurada, e não literal, como já vimos acima, na parte “FILHO UNIGÊNITO”. Se Ele não foi o primeiro a morrer, e nem o primeiro a ressuscitar, Ele só pode ser o primogênito por ser O ‘Principal’ de todos os que têm morrido, e o mais amado do PAI entre os mortos ressuscitados.

Unigênito quando aplicado a JESUS significa “Único” sim, e primogênito significa “O Primeiro” sim, mas Único e Primeiro no sentido de ser Ele “PREEMINENTE” em tudo. (pre.e.mi.nen.te: adj. m. e f. 1. Que tem preeminência; que ocupa lugar elevado. 2. Superior. Cfr. Proeminente – Michaelis)1. Veja como estas versões da Bíblia confirmam o que estamos falando:

·          “... para que em tudo tenha a preeminência”Almeida Revista e Corrigida-SBB; Almeida Corrigida e Fiel-SBTB;

·          “... para que em todas as coisas tenha a primazia” – Tradução Brasileira-SBB;

·          “... para que somente ele tivesse o primeiro lugar em tudo” – Nova Tradução na Linguagem de Hoje-SBB;

·          “... de modo que ele é o primeiro em tudo”-Nova Bíblia Viva-MC;

·         “... para se tornar aquele que é o primeiro em todas as coisas” -Tradução do Novo Mundo-Watch Tower).

JESUS é o Unigênito do PAI, porque Ele é Único em todo o Universo. É absoluto, o ALFA E O ÔMEGA, só Ele tem O Nome que É SUPERIOR A TODO OUTRO NOME, por isso tem Ele a primazia. Só poderia ser Primogênito, o Primeiro em tudo.
JESUS não é criatura. Ele é CRIADOR, REDENTOR, E SENHOR DOS SENHORES (Apocalipse 17:14). JESUS ,é o nosso  grande DEUS YAVÉ.
Toda honra e toda a glória ao nosso grandessíssimo DEUS.

Sábado – 21/04/2012


·         Referências:
1)     Dicionário Michaelis;
2)     Dicionário Enciclopédico da Bíblia, Editora Vozes Ltda. Petrópolis, 1971, pág. 588;
3)     The Interpreter’s Dictionary of the Bible, vol.4, pág.413;
4)     WHITE, Ellen - O Desejado de Todas as Nações, pág. 25;
5)     The Christology of the New Testament” de Oscar Cullman, pág. 162;
6)     Westcott; e Strong’s Greek Dictionary;
7)     The Treasury of Davis, de Spurgeon, vol. I, pág. 16;
8)     The Book of Psalms, vol. I, pág. 117 de J. J. Stewart Perowne;
9)     Salomão I. Freehof, Commentary on the Psalms, pág. 4;
10)   “QUAL O  SIGNIFICADO  DE  "TU  ÉS  MEU  FILHO,  HOJE  TE  GEREI?  HEB. 1:5” por Pastor Pedro Apolinário, professor de grego e crítica textual do Seminário Latino Americano de Teologia;
Bíblias:
               Tradução Brasileira;
               Bíblia de Jerusalém;
               Almeida Corrigida Fiel;
               Almeida Revista e Corrigida;
               Nova Tradução na Linguagem de Hoje;
               Nova Bíblia Viva;
               Tradução do Novo Mundo;
               Bíblia Judaica Completa;
               Textus Receptus Hebrew;
Comentário Bíblico Adventista;
“Deve-se crer na Trindade?”, pág. 16, ‘Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados’;

Web: