Por: Alexandre Garcia1
Aqui nos deteremos na “filiação” de JESUS, dando ênfase na filiação unigênita e primogênita. Comecemos, porém do início. Analisemos agora a palavra:
De semelhante modo, JESUS é o primogênito de entre
os mortos (Colossenses 1:18 / Ap. 1:5). Outras pessoas foram ressuscitadas
antes de JESUS, mas Ele reina supremo sobre todos. Na verdade, o primogênito dos mortos foi Abel, pois foi o primeiro (o primogênito) a experimentar a morte. Já o primeiro (o
primogênito) a ressuscitar dos mortos foi o
filho da viuva de Sarepta (1Reis 17:17-24) e mesmo
assim, a Bíblia afirma que JESUS é o primogênito
dos mortos. Para que entendamos por que Ele é o primogênito dos mortos, temos que entender de uma forma
figurada, e não literal, como já vimos acima, na parte “FILHO UNIGÊNITO”. Se Ele
não foi o primeiro a morrer, e nem o primeiro a ressuscitar, Ele só pode ser o primogênito por ser O ‘Principal’ de todos os que têm morrido, e o mais amado do PAI entre
os mortos ressuscitados.
JESUS é chamado de vários nomes
na Bíblia. Temos por exemplo “LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ”, “BRILHANTE ESTRELA DA
MANHÔ “CORDEIRO DE DEUS”, entre outros.
Aqui nos deteremos na “filiação” de JESUS, dando ênfase na filiação unigênita e primogênita. Comecemos, porém do início. Analisemos agora a palavra:
· FILHO: s. m. 1. Descendente masculino, em relação
aos pais. 2. Natural de (alguma terra). 3. Pessoa, em relação ao
estabelecimento onde foi educada. 4. Expressão de carinho. 5. O homem em
relação a Deus. 6. Bot. Broto das plantas. S. m. pl. Os descendentes de um
povo, de uma raça: Os filhos de Israel. Adj. Procedente, resultante -
(Michaelis).1
Segundo o dicionário, no item (1) todo o descendente masculino de pais, é
considerado um filho, e JESUS era descendente masculino de Maria, (Mt. 1:16)
pois era DEUS encarnado, ou seja, Ele tornou-Se carne, como Maria sua mãe - (João 1:14). Maria não foi apenas
usada como barriga de aluguel, onde não há a participação genética da mesma não
contribuindo em nada para o DNA do feto. O óvulo usado pelo ESPÍRITO SANTO (e
também o útero) foi o de Maria. JESUS, ao nascer de Maria foi realmente “filho” dela.
O item (2) do dicionário chama de filho alguém que é natural de alguma terra,
como por exemplo, canta o Hino Nacional brasileiro: “... Dos filhos deste solo
és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!”... “Mas, se ergues da justiça à clava
forte, Verás que um filho teu não
foge à luta,...”. JESUS era natural de Belém,
da Judéia, (Mt. 2:1) portanto, era filho
da terra de Belém, ou da Judéia, assim como somos “...filhos deste solo,... Brasil”. Mais um motivo então para JESUS ser chamado
de “filho”.
O item (4)
diz chamar-se de filho, alguém por quem
a gente tem muito carinho, mesmo que não seja filho direto. Geralmente
ocorre entre pessoas com um certo grau de intimidade. Por exemplo, é comum tias
e avós chamarem a criança de filho. Em alguns casos pessoas usam o termo “filho” com o significado de (querido,
meu bem ...) apesar de não terem um tipo de ligação como uma mãe ou pai. Um
exemplo disso nós temos em Provérbios, que foi escrito pelo rei Salomão (1:1)
para os simples, os jovens (1:4), e também aos instruídos (1:5) onde ele os chama
de “filho”: “Filho meu, ouve o ensino de
teu pai e não deixes a instrução de tua mãe”. (1:8). Nestes casos, chamar
alguém de filho, é uma forma carinhosa de se dirigir a pessoa.
Para entendermos o tamanho do carinho entre o PAI e o FILHO JESUS, basta ler em
(Mc.14:36) onde JESUS ora ao PAI
chamando-o de “ABBA
PAI”. (Abba é uma palavra em aramaico, e
significa pai ou paizinho, uma das
expressões mais carinhosas do Novo
Testamento). O PAI por sua vez,
ao se referir ao FILHO diz: “... Este
é o meu Filho amado, em quem me
comprazo” – Mt. 3:17.
O item (5)
diz: o homem em relação a DEUS. E é
isso o que a Bíblia nos ensina mais uma vez, quando diz: “VEDE quão grande amor nos tem concedido
o Pai, que fôssemos chamados filhos de
Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele”. – I Jo.3:1. JESUS ao nascer de Maria, tornou-se homem, no sentido
genérico e amplo (participa da natureza humana) da palavra, e, como homem, devia
chamar a DEUS de PAI, porque era
realmente Seu Filho.
E por último,
como nos informa o item (6) JESUS era
descendente, de uma judia, (ver todo o cap. 1 de Mt.) com o DNA desta
judia, pois foi gerado (Mt.1:20 / Hb.1:5) em seu óvulo, era então, judeu, descendente de judeus - (ver todo o
cap. 1 de Mt. / 2:2).
Por estes
motivos, JESUS é FILHO:
Ele
era descendente masculino de pais;
Era
descendente de um povo;
Era
natural de uma terra;
Havia
muito carinho entre Ele e Seu PAI;
E,
como homem que era, temente a DEUS, poderia ser chamado de filho de DEUS.
No Velho Testamento a
palavra Filho é o mais comum termo de relação; ali ela aparece cerca de 4.850
vezes.
· FILHO
DE DEUS:
JESUS é
também chamado de “FILHO DE DEUS”. Em várias partes das Escrituras, a Bíblia
afirma esta verdade. Há alguns que creem que Ele era chamado de “FILHO DE DEUS” por ser “criado / gerado” por
esse DEUS. Perceba porém, ser chamado de
“filho” ou “FILHO de DEUS” não é exclusividade de JESUS. Antes de afirmar ser
JESUS o FILHO DE DEUS, a Bíblia já chamava outros de Filhos de DEUS.
Ø ADÃO:
É o caso de
Adão, o primeiro homem criado por
DEUS, e que lá em Lucas 3:38 é dito o seguinte: “Cainã, filho de Enos, Enos filho de Sete, e este, filho de Adão, filho de Deus” – ARA. Aqui temos DEUS revelando
através de Lucas, cerca de quatro mil anos (4.000) após Adão sair do Paraíso
por haver pecado, que ainda considera
Adão Seu filho. Não fosse assim, a lista genealógica terminaria com um
“Adão, criado por DEUS”, como DEUS
se refere a Satanás lá em Ez. 28: 15. Mas... Por que DEUS considerava Adão Seu
filho? Afinal Adão transgrediu a ordem expressa de DEUS e caiu em pecado
fazendo toda uma raça cair com ele. Como Adão pode ser chamado de filho de
DEUS? Bom, creio eu que Adão deve ter aprendido a lição. Teve filhos e filhas,
e, como bom pai, os ensinava a ofertar a YAVÉ. Adão provavelmente após ser
deixado guiar por sua mulher, Eva, arrependeu-se e deixou-se agora ser guiado
pelo ESPÍRITO de DEUS, pois se não fosse assim, não teria ensinado seus filhos
a ofertar ao SENHOR YAVÉ. Se ofertava, (a oferta, um animalzinho inocente que
representava o MESSIAS) é porque tinha fé no CORDEIRO de DEUS, JESUS, que ele
conhecia como O MESSIAS. Tendo fé no MESSIAS e sendo guiado pelo ESPÍRITO, era
com certeza um homem pacífico. Assim, reunia ele os três itens* necessários para estar na Bíblia como “... Adão, filho de DEUS”.
Ø SALOMÃO:
“Eu lhe serei pai, e
ele me será filho. Se ele cometer iniquidade, castigá-lo-ei com varas de
homens, e com açoites de filhos de homens” - 2 Samuel 7:14. Não só Adão foi chamado de “filho de DEUS”, mas também Salomão, em promessa de YAVÉ por
intermédio do profeta Natã ao rei Davi. Diz o DEUS YAVÉ: “Eu lhe serei PAI, e ele me será filho”. DEUS por ter “...
tão grande amor por nós”, nos da o privilégio de sermos Seus filhos. Esta
foi a promessa de YAVÉ a Davi.
PACIFICADOR / GUIADOS PELO ESPÍRITO / FÉ EM CRISTO / POR AMOR
DO PAI:
Veja que há
*três itens que torna alguém um “filho de DEUS”:
§ Ser
um pacificador;
§ Ser guiado pelo ESPÍRITO de DEUS e;
§ Ter fé em CRISTO JESUS.
A
Bíblia afirma que “os pacificadores,...
serão chamados filhos de Deus” - Mt.
5:9.
Também
afirma que: “... todos os que são guiados
pelo Espírito de Deus, esses são filhos
de Deus” – Rm. 8:14.
Afirma
também que: “... todos sois filhos de
Deus pela fé em Cristo Jesus” –
Gl. 3:26.
Adão, pecador que era,
criatura feita do barro, e nós hoje também, somos por “... amor (d)o Pai... chamados filhos de Deus..” - 1 Jo 3:1. (Este quarto item independe de
nossa decisão).
Percebe que as pessoas (meras
criaturas), são objetos do mais alto amor do PAI? Ele deseja que todos sejam
chamados de Seus filhos, ou “Filhos de DEUS”. E para isso, basta querermos
fazer parte de Sua família. Tendo fé em JESUS, O Salvador, sendo guiados pelo
Seu ESPIRITO, e não dados à ira. É certo que não é somente nós, os seres
humanos que temos o privilégio de sermos filhos de DEUS, pois Ele é CRIADOR e
trabalha até agora. Ele cria até agora. Todas as demais criaturas de DEUS que
tem condições de desenvolver estes três itens, tem também o mesmo privilégio.
Ø SERES HUMANOS:
“Viram “os filhos
de Deus” que as filhas dos
homens eram formosas, e tomaram para si mulheres de todas as que
escolheram” - Gênesis 6:2.
Quem eram
esses “filhos de DEUS” que cobiçaram para si as filhas dos homens e as tomaram
por mulheres? Eram por acaso seres espirituais, anjos? Não, com certeza não.
Primeiro: a Bíblia fala que somente 33% dos anjos “filhos de DEUS” caíram junto
com Lúcifer – (O nome
Lúcifer não aparece nas mais conhecidas Bíblias em português, como a ARA, ARC,
e a NTLH. O que aparece nos escritos hebraicos do Antigo Testamento (o Tanach
judeu) é a palavra - heilel
ben-shachar, (הילל בן שחר), que é algo como “estrela da manhã”; em grego na Septuaginta a palavra é heosphoros é uma palavra do Latim (lucem ferre) que quer dizer “portador de luz”,
representa a “estrela da manhã” dos escritos hebraicos de Isa. 14:12. Uma
estrela, é portadora de luz, portanto traduz-se heilel ben-shachar como
“estrela da manha”, ou heosphoros “portador de luz”, ou somente Lucifer ). Não caíram mais anjos.
Só estes 33%. E ao darem ouvidos a Lúcifer, não eram mais guiados pelo ESPIRITO
de DEUS, mas sim pelo espírito de Lúcifer. portanto, não eram mais “filhos de
DEUS”. Ademais, os anjos não poderiam tomar mulheres para si, pois são seres
assexuados, como afirmou o próprio SENHOR JESUS. E conforme Gênesis 6:7, os “filhos
de DEUS” conheceram as filhas dos
homens, as quais lhes deram filhos.
Estes “filhos de DEUS” de que fala Gn. 6:2,
nada mais são do que pessoas humanas pacíficas,
que se deixam guiar pelo ESPÍRITO de
DEUS e que tem fé no MESSIAS;
porém, como Davi, servo de DEUS, acabaram cobiçando as filhas dos homens, e as
tomando para si, deixando por algum tempo, de ouvir a Sua voz. Como Davi,
alguns se arrependeram, outros, como Saul, não.
Ø SERES NÃO HUMANOS:
“No dia em que os Filhos de Deus vieram se apresentar a Iahweh, entre eles veio
também Satanás” - Jó 1:6 – Bíblia de Jerusalém –
Paulus Editora.
Perceba que
aqui os “filhos de DEUS” vieram apresentar-se perante Ele. Com certeza não eram
seres humanos, pois Ele está nas alturas, em um lugar inacessível ao homem – (I
Tim. 6:16). Portanto, esses filhos de DEUS eram criaturas não humanas,
criaturas de corpos espirituais, provavelmente
anjos e talvez, quem pode negar,
seres criados por DEUS em outros planetas, outras Galáxias. A Bíblia não nos informa
quem esses “filhos de DEUS” eram, nunca disse
que anjos são Seus filhos. Mas, se DEUS é onipotente, e cria milhares e
milhares de Galáxias, e o universo cresce a cada dia, pode com certeza, criar
por lá, vida também. Estes seres que não caíram em pecado, são seres santos, pacíficos, guiados pelo ESPIRITO de DEUS, e que tem fé em JESUS, são “filhos de DEUS”, podem portanto ver a face de
DEUS. Note que Satanás, embora não seja mais um “filho de DEUS”, foi
apresentar-se também perante Ele. A Bíblia não da o porquê de Satanás ir também
se apresentar a DEUS, mas diz que ele foi, quando foram também os filhos de
DEUS. Satanás não foi criado humano, mas sim anjo, e mesmo caído, pôde por um
tempo estar na presença de DEUS.
“Onde estavas tu quando eu lançava os fundamentos da terra?
Dize-mo, se tens entendimento. Quem lhe determinou as medidas, se é que o
sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que foram firmadas as suas
bases? Ou quem lhe assentou a pedra angular, Quando juntas cantavam as estrelas
da manhã, E jubilavam todos os filhos
de Deus?” - Jó 38:4-7.
Jó e os
demais homens são todos silenciados pela voz de DEUS. Este desafia a Jó,
comparando Sua própria onipotência com a impotência de Jó. DEUS revela a
grandeza da Terra (38:1ª18), a complexidade dos céus (38:19 a 38) e o elevado
propósito das criaturas na Terra (38.39-39.30). DEUS então desafia Jó a
questioná-Lo. Ele pergunta a Jó, onde ele estava quando DEUS (...) “assentou a pedra angular, quando juntas
cantavam as estrelas da manha, e jubilavam todos
os filhos de DEUS”.
Perceba que
ao DEUS criar o nosso mundo, as estrelas da manhã cantavam, e ‘TODOS’ os filhos
de DEUS jubilavam. Da nos a entender que cantavam e jubilavam justamente pela
criação do nosso mundo. Perceba que os anjos de DEUS, que podem ser considerados
também Seus filhos, são chamados de estrelas da alva/manhã, mas como não eram
somente os anjos a festejarem, DEUS então pronuncia: “... e jubilavam ‘TODOS’
os filhos de DEUS”.
Ø O POVO DE ISRAEL:
“Será
Efraim para mim um filho tão querido, uma criança de tal
forma preferida, que cada vez que falo nele quero ainda lembrar-me dele? E por
isso que minhas entranhas se comovem por ele, que
por ele transborda minha ternura, oráculo de Iahweh”.
-Jer. 31:20 – (BJ).
Efraim é também chamado aqui
de “querido filho; amado por Mim”. Quem
é Efraim? O primeiro relato bíblico que temos de Efraim, é em Gn. 41:52 onde
relata sobre o segundo filho de José,
neto de Jacó que recebe os direitos de primogenitura sobre o primogênito
Manassés – (Gn. 48). Em Num. 1:7 temos o
relato sobre a tribo de Efraim. Visto lá em Genesis que agora o ser humano Efraim, era também a Tribo de Efraim - (Sl. 78:67). Com o
reino de Israel dividido, a tribo de Judá, no sul tornou-se dominante e todo o
reino do sul passou a ser chamado de Reino de Judá. No reino do norte, a tribo
de Efraim tornou-se dominante. Efraim agora não era mais só o nome de um homem,
nem de uma tribo, mas de todo o Reino do
Norte.
Algo
interessante nós temos aqui: aqui o “filho de DEUS” não é uma pessoa, nem
anjos, e nem qualquer ser criado. Aqui o
“filho de DEUS” é todo um povo. Claro que o povo é formado por pessoas, mas
DEUS se refere a todo este povo como a Efraim,
Meu filho. No livro de Gálatas, temos a mesma história; onde DEUS chama os cristãos de “filhos de DEUS”
- Gal. 3:26.
Ø JESUS:
“Vou proclamar o decreto de Iahweh: Ele me disse:
“Tu és meu filho, eu hoje te gerei”
– Salmos 2:7 – (BJ)”.
JESUS
sempre esteve ciente de que era o “FILHO DE DEUS” (João 5:18 a 20). Foi
justamente esta declaração dEle que fez com que os anciãos judeus O
crucificassem. (Mt. 26:63 a 66). Ele conhecia as escrituras, e sabia que o
salmista tinha escrito sobre Ele, quando registrou as palavras de YAVÉ, que
disse: “TU ÉS MEU FILHO; EU HOJE TE GEREI”. Veja:
“... como também está escrito no salmo segundo: Tu és meu filho, eu hoje te gerei” .- Atos 13:33 – TB,SBB.
Aqui Lucas
usa textos do Antigo Testamento (Sal. 2:7) para mostrar a JESUS como o
MESSIAS. “Tu és Meu FILHO...”, mais uma vez a Bíblia usa termos para
designar YESHUA como “FILHO de DEUS”. O salmista mostra o MESSIAS de Isra’El,
enquanto o livro de Atos, mostra o JESUS cristão, usando o mesmo texto.
“Pois a qual dos anjos disse jamais: (em Salmo 2:7) Tu és meu Filho, Hoje eu te gerei? e
outra vez: (em II Sam. 7: 14) Eu lhe
serei Pai, E ele me será por Filho?” - Hebreus
1:5.
Paulo aqui
usa mais uma vez, o texto salmista já usado anteriormente por Lucas, agora não
mais para ‘relacionar’ o MESSIAS de Isra’El
com o JESUS cristão, mas sim para diferenciar
JESUS dos anjos, mostrando que JESUS não é uma mera criação de DEUS como os
anjos, pois sobre JESUS, DEUS disse: “Tu és Meu FILHO...”, algo que jamais
disse de anjo algum. Em II Samuel 7:14, temos YAVÉ fazendo uma aliança com
Davi, onde Ele afirma que o descendente de Davi, Salomão, seria também Seu
filho. Esta promessa é literal, pois Ele realmente afirma que Salomão é seu
filho, mas o apostolo Paulo, divinamente inspirado, vê também uma promessa messiânica, pois utiliza este
texto para se referir a JESUS.
Temos aqui,
portanto, a explanação divina sobre JESUS ser ou não um anjo. Todo o primeiro capítulo
de Hebreus é dedicado a mostrar JESUS não como um simples anjo criado por DEUS,
mas como O “FILHO de DEUS”. E tanto isso
é verdade que os judeus, extremos conhecedores do Tanach (livro sagrado dos
Judeus relativo ao nosso Antigo Testamento), pegaram em pedras para matá-Lo, ao
Ele afirmar ser ‘FILHO de DEUS’, pois reconheceram em Suas palavras que Ele Se
fazia como um DEUS. “Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só
quebrantava o sábado, mas também dizia
que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus” – João 5:18.
· PORQUE JESUS É O
“FILHO DE DEUS”:
JESUS não é FILHO de DEUS no
mesmo sentido de um pai e um filho humano. DEUS não se casou e teve um
filho. Não devemos entender da mesma forma como entendemos na forma humana
de ser.
JESUS recebe o título “FILHO
de DEUS” em quatro sentidos diferentes:
1.
No
sentido Natalício. JESUS é “FILHO
de DEUS” em razão do Seu nascimento
sobrenatural. Quando o anjo Gabriel anunciou a Maria o nascimento de JESUS,
disse-lhe: “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e
a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus”. (Lc
1.35).
Perceba que o anjo disse “por isso
também”. Isso significa que há
outros motivos para que o Santo fosse chamado de FILHO de DEUS. Vejamos os
outros motivos:
2.
No sentido Messiânico. O MESSIAS é chamado “FILHO de DEUS” – no
sentido de ser herdeiro do PAI e Seu legítimo representante – na
ocasião do Seu batismo: “E
eis que uma voz dos céus dizia: Este é o
meu Filho amado, em quem me comprazo” - Mt. 3:17. e de Sua transfiguração: “E, estando ele ainda a
falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia:
Este é o meu amado Filho, em quem me
comprazo; escutai-o” – Mt. 17:5. - ver também (Mc 1.11; 9.7;
Lc 3.22; 9.35). Confirmando esta afirmação, o escritor aos Hebreus apresenta a
JESUS como “FILHO” e como “Herdeiro”, quando diz: “Havendo
Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos
profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também
o mundo” - (Hb 1.1,2).
3.
No
sentido de Preexistência. O
título de “FILHO de DEUS” indica também a divindade
de JESUS CRISTO. Desta forma, ele indica uma filiação que preexistia a vida
humana de JESUS.
4.
No
sentido Trinitário. Neste caso, o título de “FILHO DE
DEUS” é atribuído para designar Jesus como a Segunda Pessoa da Trindade, como
podemos ver na Grande Comissão: “Portanto ide, fazei
discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do PAI, e do FILHO, e do ESPÍRITO SANTO” - Mt 28.19. É o sentido mais
profundo que este título é usado.
Os
escritores do Novo Testamento chamam a JESUS de FILHO de DEUS:
§ Mateus
14:33; Mateus
27:54; Marcos 1:1; Marcos
15:39; Romanos 1:4; João 1:34; João 1:49; João 11:27; João 20:31; Atos 9:20; II
Coríntios 1:19; Gálatas
2:20; Hebreus
4:14; Hebreus 6:6; Hebreus
7:3; Hebreus
10:29; I João 3:8; I João 4:15; I João 5:11; I João 5:5; I João 5:10; I João 5:13; I João 5:20; Apocalipse
2:18; João 3:16; Romanos 1:9; Romanos
5:10; Romanos
8:3; Romanos
8:32; I
Coríntios 1:9; Gálatas 4:4; Gálatas 4:6; I João 4:9; I João 4:10; I João 5:11.
Atribuídos ao próprio
JESUS:
JESUS se referindo ao
FILHO:
§ Mateus 4:3; Mateus 4:6; Lucas 4:3; Lucas 4:9; Marcos 3:11; Lucas 4:41; Mateus 8:29.
· FILHO
DO HOMEM:
Esta expressão referindo-se a JESUS é usada por algumas versões
cerca de 94 vezes no Novo Testamento, sendo que em outras cerca de 83. Qual o
seu exato significado?
“Um termo para homem, ser humano; uma figura apocalíptica, no
Novo Testamento, um título para Jesus”. – The
Interpreter’s Dictionary of the Biblia.
FILHO do HOMEM é uma expressão hebraica que significa uma posição humilde ou ausência de privilégios especiais, demonstrando que JESUS, como nos
é dito lá em João, realmente tornou-se homem, ser humano, que pôde sentir
dores, sangrar, sofrer, ser tentado, e morrer. JESUS como DEUS não poderia
morrer, sofrer, e nem ser tentado em todas as coisas mantendo-se assim sem
pecado. Não haveria, porém, salvação para nós. Quem nos salvaria? Outro ser
humano mortal e pecador? Um anjo criado, que não tem vida em si mesmo? Se o
salário do pecado é a morte, quem nos salvaria desta morte? Um DEUS que não
pode morrer? Não, nosso DEUS é sábio demais, e antes mesmo que a raça humana
fosse criada, nosso DEUS já havia criado Seu plano para a nossa redenção. Um DEUS que não pode morrer, não deixando de
ser DEUS, tornar-se-ia um ser humano de carne e sangue e morreria assim pelos
pecados do mundo que criou. Não seria agora um “FILHO de DEUS”, mas sim um
“FILHO do HOMEM”, e foi este “FILHO do HOMEM” que morreu. Um DEUS que por amor
de nós, deixou as glorias do céu, encarnou-Se e deixou-Se morrer para quitar o
nosso pecado.
“O contexto em que o termo filho
é usado em João 1:51 (depois de 1:45); 3:13 (depois das objeções de Nicodemos)
e 6:27, 33 (em relação com a recusa dos judeus de crerem em Jesus (parece
indicar que para João, exatamente como os sinóticos, Jesus quis com esse termo acentuar propositadamente a sua natureza
humana. Isso é confirmado por João 5: 27, onde o motivo por que Jesus é
constituído Juiz do mundo é que ele é Filho, sem artigo, indicando-se portanto
a natureza humana em geral, o que chama mais a atenção porque no contexto
imediato trata-se de Jesus como Filho de Deus; juízo foi confiado ao Filho de
Deus humanado, a fim de que os homens fossem julgados por alguém que pode
compreender a sua fraqueza (confira Heb. 4:15)”2. – Dicionário
Enciclopédico da Bíblia.
O título “FILHO do HOMEM” para JESUS, não era apenas uma forma
de acentuar Sua humanidade. Era também
um título messiânico, que Ele tirou emprestado dos escritos proféticos indicando
Aquele de quem os profetas tanto escreveram e por quem o povo tanto esperava.
JESUS usava este título para preparar o povo para a clara revelação de que Ele
era o MESSIAS, O FILHO de DEUS que despiu-se das glórias celestes para viver
como homem entre esses homens.
“Ele não
usava o título Messias para evitar complicações políticas, já que os israelitas
esperavam um Messias político e dominador.”3 – The
Interpreter’s Dictionary of the Bible.
Quando as Escrituras chamam a JESUS como: FILHO de DEUS, elas querem afirmar a
verdadeira divindade dEle.
Quando
O denominam: FILHO
do HOMEM querem realçar a Sua humanidade.
Porém, Ellen White parece confirmar que o título “FILHO do
HOMEM” também designava a divindade de
JESUS:
“Deus adotou a natureza humana
na pessoa de Seu Filho, levando a mesma ao mais alto céu. É o ‘Filho do homem’
que partilha do trono do Universo. É o ‘Filho do homem’, cujo nome será
‘Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz’.”4– O
Desejado de Todas as Nações.
A obra de Cullman na página 162 nos informa:
“A Teologia clássica sempre contrastou Filho do Homem e Filho de
Deus. Do ponto de vista do dogma posterior “verdadeiro Deus – verdadeiro homem”,
entendeu-se a designação “Filho do Homem” apenas como uma expressão da
“natureza humana” de Jesus em contraste com sua “natureza divina”. Nessa época
os teólogos não estavam familiarizados com as especulações judaicas sobre a
figura do Filho do Homem, e não levaram em consideração o fato de que por meio
desse próprio termo Jesus falou de seu divino caráter celestial.” Com efeito há
passagens na Bíblia onde a expressão “Filho do Homem” é usada, que mais parecem
indicar a sua divindade do que a humanidade” - The Christology of the New Testament”.5
Eis alguns exemplos:
a) Mateus
24:30. “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do
homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem,
vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória”.
b) Mateus
25:31. “E quando o Filho do homem vier em sua glória, e
todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória”.
c) S. João
3:13. “Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu
do céu, o Filho do homem, que está no céu”.
d) Lucas
5:24. “Ora, para que saibais que o Filho do homem tem
sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo:
Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa”.
Portanto, ao JESUS se declarar como “FILHO do
HOMEM” Ele estava relacionando a Si mesmo com o MESSIAS prometido por DEUS ao
Seu povo. Ele conhecia muito bem o que dEle estava escrito nos livros de
Moisés, nos Salmos e nos profetas. FILHO do HOMEM era o título a ser carregado
pelo MESSIAS, e o MESSIAS carregaria este título para que entendêssemos que o UNJIDO
de DEUS, “... se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a
sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” –
João 1: 14.
·
FILHO DE DAVI:
“Jesus,
filho de Davi, tem misericórdia de mim!” – (Mc. 10:47). Assim
se referiu o cego Bartimeu acerca de JESUS, expressando a sua fé em que Ele era
o MESSIAS prometido. Dezessete versículos do Novo Testamento descrevem JESUS
como o “FILHO de DAVI”. Porém surge a duvida: Como poderia JESUS ser o “FILHO
de DAVI”, se Davi viveu cerca de mil
anos antes de JESUS? A resposta é muito simples: JESUS, O MESSIAS, foi o ‘cumprimento da profecia’ da descendência de
Davi que está registrado lá em II Sam. 7:14 a 16. O JESUS do Novo
Testamento era o MESSIAS prometido no Velho Testamento, o que significa que Ele
era da descendência de Davi. Mateus 1 da uma prova genealógica de que
JESUS, na Sua humanidade, foi descendente direto de Davi por intermédio de
José, o pai legal de JESUS. Porém, em Lucas temos ‘o cântico de Zacarias’, onde
ele faz referencia aos seus antepassados, (LC 1: 5; 69; 73) em que da a
linhagem de JESUS através de Myriam (Maria),
Sua mãe, através dos seus antepassados e de Isabel. JESUS é um descendente de
Davi, por adoção através de José, e pelo sangue por meio de Maria.
Primeiramente, porém, quando referia-se a CRISTO como “FILHO de DAVI”, a
intenção era se referir ao Seu ‘titulo
messiânico’ encontrado nas profecias do Antigo Testamento a Seu respeito.
JESUS foi intitulado de
“SENHOR FILHO DE DAVI” varias vezes por pessoas que, pela fé, buscavam perdão
ou cura. A mulher cuja filha estava sendo atormentada por um demônio (Mt.
15:22), os dois homens cegos a beira do caminho (Mt.20:30) e o cego Bartimeu
(Mc.10:47) todos clamaram ao “FILHO de DAVI” por ajuda. Os títulos de honra que deram-Lhe, declaravam a sua fé nEle.
Chamá-Lo de SENHOR, expressava um
sentimento da divindade, domínio e poder de JESUS, e ao chamá-Lo “FILHO de
DAVI”, eles estavam professando que Ele
era o MESSIAS prometido.
Os fariseus também
compreenderam o significado das pessoas chamarem JESUS de “FILHO de DAVI”.
Entretanto, ao contrario daqueles que chamaram em fé, eles estavam tão cegos
pelo seu próprio orgulho e falta de compreensão das Escrituras que não podiam
ver o que os MENDIGOS CEGOS podiam
ver: que ali estava o MESSIAS pelo qual
haviam esperado por toda a vida. Os fariseus odiavam JESUS porque Ele não
lhes dava a honra que achavam que mereciam. Então, quando ouviram o povo
saudando JESUS como O SALVADOR, O FILHO de DAVI, O MESSIAS prometido, ficaram
enfurecidos (Mt.21:15), e planejaram matá-Lo (Lc.19:47).
JESUS ainda confundiu os
escribas e fariseus ao pedir-lhes que explicasse
o significado deste titulo. Como é que o MESSIAS podia ser o “FILHO de
DAVI” quando o próprio Davi se referiu a Ele como “MEU SENHOR”? (Mc.12:35 a
37). Os professores da lei não podiam responder a esta pergunta. JESUS assim
expos a inaptidão dos lideres judeus como professores e a sua ignorância quanto
ao que os escritos hebraicos ensinavam sobre a verdadeira natureza do MESSIAS.
JESUS CRISTO, o FILHO
UNIGENITO DE DEUS, e o Único meio de salvação para o mundo (At.4:12), é também
o “FILHO de DAVI”, tanto no sentido físico (sangue), quanto no sentido
espiritual.
· FILHO
UNIGÊNITO:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que
deu o seu Filho unigênito, para que
todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” – João 3:16.
Segundo o dicionário Michaelis1,
unigênito significa:
(u.ni.gê.ni.to: adj. Único gerado por seus pais. S. m. 1.
Filho único. 2. O cognome de Cristo). Perceba que o sentido único e literal que o dicionário
apresenta esta palavra, é de que unigênito, é o único filho que foi gerado por seus pais. Em um segundo sentido, apresenta
também como o cognome de JESUS. Mas não diz a razão. Conforme Westcott e Strong a palavra
portuguesa “unigênito” é uma tradução do termo grego “monogeneses” (μονογενή) que significa “único nascido”.
Também conforme a revista “Deve-se crer na Trindade?”, publicada
no Brasil pela ‘Sociedade Torre de Vigia
de Bíblias e Tratados’, diz: “A
palavra grega básica para “unigênito” usada para Jesus e Isaque é
mo.no.ge.nés, de mó.nos, que significa “único” e gi.no.mai, um radical que significa gerar, “tornar-se (vir à existência)”,
diz a Exhaustive Concordance (Concordância Exaustiva), de Strong. Assim, mo.no.ge.nés é definido como: “Nascido único, i.e., filho
único”. – A Greek and English Lexicon of the New Testament (Léxico Grego-
Inglês do Novo Testamento), de E. Robinson – (grifo nosso).6
Vimos portanto, que tanto o
dicionário ‘Michaelis’, a revista da ‘Torre de Vigia’, ‘Westcott’, ‘Strong’ e ‘E. Robinson’, todos estudiosos de peso,
nos informam que UNIGENITO,
significa “ÚNICO NASCIDO”.
Porém, segundo a
Bíblia, temos um outro sentido para
a palavra unigênito, que não apenas este já visto.
Perceba que o que foi visto até agora,
foi o sentido LÓGICO e LITERAL da
palavra em questão. Mas... a Bíblia apresenta um SENTIDO ‘FIGURADO’ para unigênito, onde em Hb. 11:17 Isaque, o filho de Abraão é chamado de unigênito (único
filho gerado), quando na verdade ele
tinha um irmão mais velho que atendia pelo nome de Ismael. “Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito” - Hb.
11:17.
Esta passagem bíblica de Hebreus não é
usada no sentido estrito da palavra, ou seja, não sugere UM PAI que gera UM ÚNICO
FILHO literalmente. Isto não é teoria ou opinião minha. Está na SUA Bíblia. No
sentido literal da palavra, Isaque NÃO era um filho unigênito, pois não era
filho único, e mesmo assim, a Bíblia, figuradamente
o chama de “unigênito”. Por quê?
Porque mesmo Isaque sendo o segundo filho, ele era o “filho da promessa”. Isso não exclui
Ismael das bênçãos de DEUS, mas Isaque, esse sim, é o filho da promessa. E por ser o filho prometido por DEUS, o
filho da promessa, o filho que daria descendência ao nome de Abraão, segundo a
vontade de DEUS, era então “CON-SI-DE-RA-DO”
por Este como “unigênito”.
Ora, se a Escritura pode usar “unigênito” no sentido figurado para Isaque,
como também usa a palavra “primogênito”
no mesmo sentido figurado para Davi – Salmos 89: 19 a 27 – e antes dele houve sete irmãos – I Sam.
16: 10 a 12 – como
podemos afirmar que JESUS foi um ser gerado por DEUS antes de toda a criação
somente por a Bíblia afirmar que Ele é o “FILHO
UNIGENITO” de DEUS?
Já vimos que na Bíblia, (Hb.11:17), UNIGENITO
NÃO SIGNIFICA SOMENTE SER O ÚNICO FILHO GERADO.
Pode também significar único
no sentido de “primazia”, de “valor”,
de “especial”. Foi assim com Isaque. Foi assim com JESUS também.
Veja como Colossenses 1: 18 coloca
JESUS em uma posição única em todo o
universo: - “E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e
o primogênito dentre os mortos, para que em
tudo tenha a preeminência”.
JESUS é o Unigênito no
sentido de, em todo o universo, ser especial,
excelente, preeminente, ou seja, O Primeiro em todas as coisas, “... Por
isso também DEUS O exaltou soberanamente e Lhe deu O NOME QUE É SOBRE TODO O NOME”
– Filip. 2:9.
JESUS pode sim ser
chamado de “FILHO” sem ter ser sido gerado literalmente do PAI. Este foi o caso
de Salomão, quando DEUS dele falou: “Eu lhe serei por pai, e ele me será
filho”. Acaso isso
significa que Salomão foi gerado literalmente direto de DEUS? Sem o auxílio de
uma mãe e pai humanos? DEUS está dizendo a Davi que, a promoção de Salomão como
rei também dava inicio a um novo relacionamento com Ele de tal modo que Salomão
seria o Seu “FILHO” em outro sentido, quando fosse rei em Israel - (II Sam. 7:12 a 14), porque “filho de DEUS”
no ‘sentido comum’ ele já era como pertencente ao povo escolhido.
Os que não acreditam na
divindade de JESUS perguntam como pode uma pessoa ser filho, e ao mesmo tempo ter a mesma idade que o pai? JESUS é
“FILHO” de DEUS sim e pode ter a mesma idade que o PAI (se é que se pode contar
a idade de quem é eterno), no mesmo sentido de que pode ser “FILHO de DAVI”
sendo mais velho que Davi.
Quanto à pergunta se “nos soa lógico que um homem possa ser pai
de um filho sem tê-lo gerado”, eu lhe respondo que sim. Mais uma vez aqui
entra o velho e sábio dito popular que nos ensina: “Pai não é quem põe no
mundo, mas quem cria”. Vai dizer para a minha tia (marido já falecido) que ela
não é mãe dos dois filhos dela. Vai dizer para eles que eles não são os filhos
dela. Ela adotou-os, registrou-os, criou-os desde pequenos, e hoje, eles são
mãe e filhos. Ela não os gerou. Os
criou e educou. E quantos genitores geram seus filhos e não tem a aptidão de
serem chamados de pais, abandonando seus filhos? Note que a pergunta é sobre se
é ‘lógico que um homem possa ser pai sem gerar o filho’. E mesmo assim vimos que
não tem nada de ilógico. Mas a pergunta é sobre ‘um homem’. A nossa questão aqui é muito mais ampla. Não se refere
ao homem, mas sim a DEUS, o PAI.
Isaque também não era unigênito no ‘sentido normal’ da palavra, como também afirma a revista “Deve-se crer na Trindade?”, à pág. 16.
Ele literalmente não era unigênito, mas sim no sentido figurado, já vimos isto.
Portanto vimos aqui,
pela Bíblia, que unigênito é muito mais
do que simplesmente gerar um filho único. O significado é muito mais amplo. Tanto no caso de
Isaque, que não era unigênito literal, como no de JESUS, que também não O é no
sentido literal, ‘significa que ambos em suas esferas, são “especiais”, “absolutos”, “únicos”’. Assim é JESUS: “ALFA E ÔMEGA”, ou seja: Absoluto. (Ap.
22:13). Não enxergando isto, corremos o risco de sermos mais cegos do que
Bartimeu, que reconheceu em JESUS o Filho do carpinteiro, o “SENHOR, FILHO de
DAVI”.
A Bíblia não afirma que “... JESUS é o único criado
diretamente por DEUS”. Não há um único verso bíblico que afirme isto.
·
FILHO PRIMOGÊNITO:
“O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação” – Col.
1:15.
Segundo o dicionário Michaelis¹
primogênito significa:
(pri.mo.gê.ni.to:
adj. e s. m. Que, ou aquele que nasceu
antes dos outros; o mais velho).
Tanto
a primeira cria de um animal, como os primeiros frutos das árvores deviam ser
oferecidos ao SENHOR no santuário, em agradecimento pelo dom da vida. A mesma
lei se aplicava ao primeiro filho do casal: ele era considerado propriedade do
SENHOR (Ex 13,2; 22,29). Mas como sacrifícios humanos eram proibidos, os pais,
depois de oferecer o menino no templo, o resgatavam mediante uma oferta
material. Esse costume devia lembrar aos israelitas a noite do êxodo, quando
DEUS fez morrer os primogênitos dos egípcios, ao passo que preservou os filhos
dos israelitas (Ex 12,29). Também JESUS, aos quarenta dias de idade, foi levado
ao templo por seus pais, oferecido ao SENHOR e em seguida resgatado (Lc 2,28;
Ex 13,12).
Ao filho primogênito cabiam os direitos de primogenitura, como dupla herança
(Dt 21,17), supremacia entre os irmãos e chefia da família (Gn 27:29; 49:8). Às
vezes, como no caso de Jacó e Esaú e também de Judá (27: 30-37; 49: 4-8), os direitos de primogenitura, não
couberam aos reais primogênitos.
Se
primogênito é o primeiro filho gerado, quem seria então, o “primogênito de DEUS”?
Efraim? (a tribo)
(Jr. 31:9);
Davi? (Sal.89:19 a 27);
JESUS? (Col.
1:15);
Israel?
(Êx. 4:22);
Todos
os filhos de DEUS? (Hb.12:23).ii
Todos são primogênitos de DEUS, não
porque foram criados antes de tudo, mas porque DEUS os coloca a todos em
posição de honra em suas vidas. JESUS é chamado “primogênito de toda criatura” (Cl 1,15; Hb
1,6), pelo mesmo motivo. Não que Ele fosse o primeiro ser a ser criado, mas
em razão da supremacia que o PAI Lhe concedeu entre toda a criatura. (Rm 8,29).
JESUS é O Primogênito de
todos nós, pois a Sua posição de honra abrange todo o Universo.
Colossenses 1:15-20 é uma das passagens mais
fortes que afirma a primazia de JESUS CRISTO. Este trecho
mostra que JESUS é superior à criação, acima de todas as autoridades, e o
cabeça da igreja. Em JESUS habita “toda a plenitude da Divindade” (Colossenses 2:9; 1:19).
Algumas pessoas interpretam a palavra “primogênito”
somente de uma maneira literal, assim tiram JESUS de sua devida posição divina.
Ele é DEUS que se fez carne (João 1:14) e que veio à Terra para ser “DEUS
conosco” (Mateus 1:23). Essas pessoas dizem que “primogênito de toda a criação”
quer dizer que o próprio JESUS foi criado. Não há versos bíblicos que apoiem
esta heresia. JESUS é DEUS e DEUS é ETERNO. Muitos se apegam a Hebreus 1:5, onde o autor de Hebreus
cita o salmo segundo: “...Tu és meu Filho, Hoje te gerei... “ como
prova de que JESUS teve início, sendo gerado pelo PAI. Esta frase se encontra
quatro vezes na Bíblia, sendo a primeira em Salmo 2:7 e as outras três nos
evangelhos.
Mas o que a Bíblia esta querendo dizer quando
afirma: “EU HOJE TE GEREI?”.
Seria
muito útil para nós, antes de sairmos por aí gritando que ‘JESUS foi criado’,
observarmos bem o contexto, especialmente o verso 6 do Salmo 2. A análise de
várias versões nos é muito significativa:
A
Almeida mais popular, a “ARA” diz: "Eu,
porém constituí o meu Rei sobre o
meu santo monte Sião".
Na versão
Septuaginta (LXX) os versos 6 e 7 foram assim traduzidos: "Mas tenho sido feito rei por Ele sobre Sião, Seu Santo monte,
declarando a ordenação do Senhor: o Senhor disse para Mim: Tu és Meu Filho, hoje Te gerei."
Em
grego o verso 6 está assim: “εγω δε
κατεσταθην βασιλευς υπ' αυτου επι σιων ορος το αγιον αυτου” – Sal.2:6.
Na NTLH temos: “Ele diz: “Já
coloquei o meu rei no trono lá em Sião, o meu monte santo””.
Este
Salmo é conhecido como “o canto da unção
do Senhor”, pois há nele referências à unção
de Davi como rei de Israel, e o propósito de DEUS de exaltar a CRISTO como Rei de todas as coisas. Ver: The Treasury of Davis, de
Spurgeon.7
O
verso 6 nos diz que DEUS ungiu a Davi rei sobre Israel. No
verso 7 diz o salmista: "Declarei a ordenança do Senhor: o
Senhor disse para mim, tu és meu filho eu hoje te gerei." Você
percebeu? ‘Hoje eu tenho gerado’
significava HOJE TU TENS SIDO UNGIDO
REI.
"A expressão 'Hoje te gerei' pode somente significar: Neste dia eu declaro e
manifesto que és meu filho, por
investir-te com dignidade real e colocar-te sobre o trono". - The
Book of Psalms.8
“Um comentário
judaico declara o seguinte sobre o Salmo 2:7: "Eu hoje Te gerei".
Isto quer dizer "neste dia foste
ungido Rei". - Commentary on the Psalms.9
Afirma
outro comentarista judeu:
"Eu
hoje Te gerei deve
ser interpretado em sentido figurado.
No dia de Sua entronização, o Rei foi gerado por Deus como Seu servo para
dirigir os destinos de Seu povo. Quando
o trono foi prometido a Salomão, Deus fez a asseveração: Eu lhe serei por Pai,
e ele me será por filho (II Samuel 7:14). - A Cohen, The Psalms (Londres:
Soucino Press, 1945.
A
Bíblia usa esta expressão figurada: ‘no
dia da entronização do rei ele era ‘gerado por DEUS’. A prova de que se
refere à coroação é que esta mesma
afirmativa é aplicada pelo profeta Natã
à entronização do rei Salomão sobre Israel. II Sam. 7: 14. "Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho". Esta
mesma expressão é usada para CRISTO em Hebreus 1:5.
Para
os escritores judeus hoje eu tenho
gerado significava hoje tu tens sido
ungido rei.
Como
diz Apolinário:
“A
frase – "Tu és meu filho, hoje te
gerei", do Salmo 2:7, refere-se
a coroação de Davi como rei de Israel e aplicada a Cristo em Atos 13:33 e Heb. 1:5; 5: 5 tanto pode
referir-se à encarnação, batismo, ressurreição como entronizado, como ao ser
nosso Sumo Sacerdote e Rei como foi visto.
A
conclusão inelutável a que se chega da afirmativa do Sal. 2:7 é que Davi está
falando da relação que existe entre o rei terrestre e o rei celeste – Cristo –
quando eles são entronizados e jamais do nascimento físico.
Todos
os comentaristas provam que não há referências ao nascimento físico, a um
começo no tempo, mas à coroação, ou em outras palavras, ao momento preciso,
exato de sua exaltação.
Deve-se
ter ainda em mente que a carta aos Hebreus é dirigida ao povo judeu para quem
esta expressão - "Tu és meu Filho, hoje te gerei", era fácil de ser
compreendida por ser familiar a eles”.10
Primogênito” nem sempre tem o sentido do
primeiro que nasce ou que foi gerado. Esta palavra é usada várias vezes na
Bíblia para mostrar a “posição de honra ou privilégio” que alguém recebeu. Por
exemplo, DEUS chamou Israel de primogênito entre os povos (Êxodo 4:22). Porém diversas
outras nações já existiam séculos antes de DEUS criar a nação de Israel. Como
pode então Israel ser uma nação ‘primogênita’ entre os povos? Primogênito não
quer dizer, neste caso, o primeiro que passou a existir. Quer dizer
simplesmente que DEUS colocou Israel numa posição de honra acima de todas as
nações do mundo. No Novo Testamento, todos os filhos de DEUS são primogênitos
(Hebreus 12:23) porque DEUS os colocou numa posição de honra. No mesmo sentido,
o PAI colocou JESUS numa posição de primazia acima de todas as criaturas. I
De semelhante modo, JESUS é o primogênito de entre
os mortos (Colossenses 1:18 / Ap. 1:5). Outras pessoas foram ressuscitadas
antes de JESUS, mas Ele reina supremo sobre todos. Na verdade, o primogênito dos mortos foi Abel, pois foi o primeiro (o primogênito) a experimentar a morte. Já o primeiro (o
primogênito) a ressuscitar dos mortos foi o
filho da viuva de Sarepta (1Reis 17:17-24) e mesmo
assim, a Bíblia afirma que JESUS é o primogênito
dos mortos. Para que entendamos por que Ele é o primogênito dos mortos, temos que entender de uma forma
figurada, e não literal, como já vimos acima, na parte “FILHO UNIGÊNITO”. Se Ele
não foi o primeiro a morrer, e nem o primeiro a ressuscitar, Ele só pode ser o primogênito por ser O ‘Principal’ de todos os que têm morrido, e o mais amado do PAI entre
os mortos ressuscitados.
Unigênito
quando aplicado a JESUS significa “Único” sim, e primogênito significa “O Primeiro” sim, mas Único e Primeiro no sentido de ser Ele “PREEMINENTE” em tudo. (pre.e.mi.nen.te:
adj. m. e f. 1. Que tem preeminência; que ocupa
lugar elevado. 2. Superior. Cfr. Proeminente – Michaelis)1. Veja como estas versões da
Bíblia confirmam o que estamos falando:
·
“...
para que em tudo tenha a preeminência”
– Almeida Revista e
Corrigida-SBB; Almeida Corrigida e Fiel-SBTB;
·
“...
para que em todas as coisas tenha a primazia” – Tradução
Brasileira-SBB;
·
“... para que somente
ele tivesse o primeiro lugar em tudo”
– Nova Tradução na Linguagem de Hoje-SBB;
·
“... de modo que ele é o primeiro em tudo”-Nova Bíblia Viva-MC;
·
“... para se tornar aquele que é o primeiro em todas as coisas” -Tradução do Novo Mundo-Watch Tower).
JESUS é o Unigênito do
PAI, porque Ele é Único em todo o Universo. É absoluto, o ALFA E O ÔMEGA, só
Ele tem O Nome que É SUPERIOR A TODO OUTRO NOME, por isso tem Ele a primazia.
Só poderia ser Primogênito, o Primeiro em tudo.
JESUS não é criatura. Ele é CRIADOR,
REDENTOR, E SENHOR DOS SENHORES (Apocalipse 17:14). JESUS ,é o nosso grande DEUS YAVÉ.
Toda honra e toda a glória ao nosso grandessíssimo
DEUS.
Sábado – 21/04/2012
·
Referências:
1) Dicionário
Michaelis;
2)
Dicionário Enciclopédico da Bíblia,
Editora Vozes Ltda. Petrópolis, 1971, pág. 588;
3) The Interpreter’s Dictionary of the Bible,
vol.4, pág.413;
4) WHITE, Ellen - O Desejado de Todas as Nações, pág. 25;
5) “The Christology of the New Testament” de Oscar Cullman, pág. 162;
6) Westcott; e Strong’s Greek Dictionary;
7) The
Treasury of Davis, de Spurgeon, vol.
I, pág. 16;
8) The
Book of Psalms, vol. I, pág.
117 de J. J. Stewart Perowne;
10) “QUAL
O SIGNIFICADO DE
"TU ÉS MEU
FILHO, HOJE TE
GEREI? HEB. 1:5” por Pastor Pedro
Apolinário, professor de grego e crítica textual do Seminário Latino Americano
de Teologia;
Bíblias:
Tradução
Brasileira;
Bíblia
de Jerusalém;
Almeida
Corrigida Fiel;
Almeida
Revista e Corrigida;
Nova
Tradução na Linguagem de Hoje;
Nova
Bíblia Viva;
Tradução
do Novo Mundo;
Bíblia
Judaica Completa;
Textus
Receptus Hebrew;
Comentário Bíblico Adventista;
“Deve-se
crer na Trindade?”, pág. 16,
‘Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados’;
Web: