quinta-feira, 20 de setembro de 2012

INSCRIÇÃO EM PEDAÇO DE PAPIRO SUGERE QUE JESUS CRISTO SERIA CASADO. SERÁ?

Alexandre Garcia

Volta e meia se retoma um assunto que tem aproximadamente 2000
anos de polêmica. JESUS era casado ou não?  Teve Ele um grande
amor?   Teve Ele relações sexuais com essa suposta esposa? 
Ou não? Pois bem: JESUS era casado!    Isso é o que sugere uma
inscrição em um  pedaço de papiro apresentado nesta última terça feira (18). Veja: 




___________________________________________________

Publicado em: 19/09/2012 06:07:03

Inscrição em pedaço de papiro sugere que Jesus Cristo 
seria casado

Para autora, achado mostra que tema não era tabu no

início do Cristianismo. 

Documento foi apresentado em congresso nesta terça

-feira (18).



Uma  inscrição    antiga    feita  em papiro pode sinalizar que 
Jesus Cristo tinha uma esposa. O    material    foi    apresentado nesta    terça-feira   (18),   durante   o   10º   Congresso Internacional de   Estudos   Coptas,   que   está  sendo   realizado   em   Roma, na  Itália.

Copta  é  o  nome  que se dá à língua falada no Egito na época do Império Romano, quando viveu Jesus. É nessa língua que está escrito fragmento de um texto com os dizeres: “Jesus disse a eles, minha esposa...”.
Pedaço
Pedaço de papiro traz a inscrição:  ´Jesus disse a eles, minha esposa´ (Foto: Karen L. King/Harvard/Divulgação)
O pedaço de papiro tem aproximadamente quatro centímetros de altura e oito de largura.  Segundo Karen King, professora da Faculdade de Teologia de Harvard, nos EUA, que apresentou a peça, o documento foi escrito na segunda metade do século 2. “Esse novo evangelho não prova que Jesus era casado, mas nos conta que toda a questão só surgiu como parte de debates  vociferantes sobre sexualidade e casamento”, contou King à  reportagem da própria Harvard.
Ainda de acordo com a autora, o que o documento prova é que o  estado civil de Jesus não era um tabu para os cristãos da época.  “Desde o início, cristãos discordaram sobre se era melhor não casar,  mas levou mais de um século após sua morte até que eles começassem a apelar para o estado civil de Jesus como um apoio aos seus argumentos”, prosseguiu. Antes de apresentar sua pesquisa  em Roma, King já tinha apresentado o papiro para outro s importantes especialistas, que concordaram que se trata de um documento autêntico.
O fragmento chegou até King das mãos de seu dono, que mora nos Estados Unidos e preferiu não se identificar. Por isso, pouco se sabe  sobre sua descoberta. Os especialistas sabem apenas que ele foi  escrito em um livro – e não em um rolo, pois há inscrições dos dois  lados – e que provavelmente é original do Egito – por estar escrito em copta. 
(plenário - a notícia agora/ http://www.faxaju.com.br)
                    _____________________________________________

Este pedaço de papiro foi apresentado ao mundo dia 18 de setembro, terça feira, uma semana depois e bem  no auge da revolta Muçulmana contra o filme amador americano divulgado na intrnet intitulado 'a inocência  dos muçulmanos'. 
Pois bem: creio eu que a inocência não é bem dos muçulmanos não,  mas daqueles que, por ver escrito - em um fragmento de papiro egípcio, autêntico ou não, -  que JESUS teve uma esposa, acreditar que Ele foi 'literalmente' casado com alguma mulher. 
Tendo em mente que o papiro é um documento autêntico, devemos perguntar: O que é ser um documento autêntico? Bom, isso significa que ele é 'da época de  CRISTO' e que foi escrito no Egito antigo, nada mais. Não necessariamente significa que o que se encontra nele escrito transmita a veracidade dos fatos. Por que alguém faria isso? Por vários motivos, veja aqui alguns exemplos:

  • Interesses pessoais (políticos e religiosos): Mt. 28: 11 a 15;
  • Por falta de conhecimento: Oséias 4:6;
  • Por dar ouvidos a boatos...
Porém, mesmo que o que esteja escrito transmita a veracidade, tem de se pensar também se é uma  escritura literal ou simbólica, pois a própria Bíblia usa de simbolismos principalmente sobre a vida de JESUS. Não é surpresa alguma para nenhum estudante da Bíblia que JESUS tinha (e tem) uma esposa. 
Antes porém, para entendermos melhor este assunto, veremos a linguagem simbólica da Bíblia. Veremos quem era a mãe e os  irmãos de JESUS, segundo Ele próprio:

Vejamos:  
Mt. 12: 46 a 50: "E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam  fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe.
47 E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus
 irmãos, que querem falar-te. 
48 Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos?
49 E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos;
50 Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está  nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe."

Todos sabemos que a mãe literal de JESUS foi Maria. Mas percebeu o leitor que em linguagem  simbólica - e é necessário a linguagem simbólica para melhor compreendermos a literal  - JESUS chama  de 'mãe e irmãos' "qualquer que fizer a vontade do PAI"? Não significa aqui, que JESUS esteja rejeitando a Sua família, mas expandindo o círculo para incluir em sua família também os relacionamentos espirituais, não apenas os sanguíneos. O que quero que  fique bem claro, é a linguagem simbólica usada por JESUS. 
Ele não exitava em chamar "qualquer" de Sua mãe ou Seu irmão. Voltemos agora para a esposa de JESUS. Nunca, em nenhum versículo  bíblico, nem nos escritos hebreus, nem nos cristãos, está registrado  que O SENHOR JESUS CRISTO, que "não veio a este mundo para ser servido, mas para servir", recebeu alguma mulher em casamento. E se houvesse recebido, não teria problema algum. 
A Bíblia ensina que Ele nunca  pecou, e casar não é pecado. 
Pecado seria se Ele houvesse se relacionado intimamente com alguma mulher sem casar-se com ela. Ai o mundo estaria completamente perdido. Mas a  Bíblia não afirma nada. Nem que  Ele esteve com uma mulher, nem que Ele tivesse casado. Não há um único registro de que Ele tenha se unido em matrimônio com quem quer que seja.  Não há um único registro que alguma das  pessoas que o cercavam tenha agido como Sua esposa. 
O que está por aí não passa de boatos, a maioria procedente do  'romance O Código Da  Vinci, de Dan Brown", que, somando a fatos reais uma grande imaginação, dissemina a ideia de que JESUS era casado. E agora temos um papiro egípcio. Lembremo-nos de que a Palavra de DEUS ensina que o Seu povo entra em destruição por falta de conhecimento. 
Conheçamos então A ESPOSA DE CRISTO:

João 1:29: No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para 
ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Ap. 19:7: Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque 
 vindas são as bodas  do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou 


Ap. 21:2: E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.


Ap. 21:9: E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças
 cheias das últimas sete  pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.
10 E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a  santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.

Como disse, não é nenhuma surpresa para quem estuda a Bíblia saber 
 que JESUS CRISTO tem uma esposa. Se o autêntico papiro está sendo verídico, com certeza está em  completo acordo com a Palavra de DEUS, ratificando-A. Ao estar escrito no papiro: Jesus  disse a eles, minha  esposa...”., ele com certeza une-se a Palavra de DEUS dizendo: 

"Jesus disse a eles, minha esposa...é  a grande cidade, 

a santa Jerusalém...".
Como sabiamente disse alguém: "Não casaram JESUS no papel, agora querem casá-Lo  no papiro".
Um forte abraço.
____________________
Referências: