terça-feira, 2 de agosto de 2016

HÁ GRAUS DE PECADO PERANTE DEUS? (PECADINHO E PECADÃO)

Por: Alexandre Garcia 
Dia destes me deparei com a seguinte situação. Havia uma pessoa meio em duvida se o pecado tem, perante DEUS, diferentes tipos de graus, mas tendo quase certeza que sim. Do outro lado, tínhamos uma determinada pessoa dizendo que não, que todos os pecados são iguais perante DEUS. E você, o que acha? 
Resultado de imagem para graus de pecadoPara termos uma melhor ideia sobre este assunto, deveríamos ter em conta a nossa condição (condição do ser humano), e os atos pecaminosos que cometemos. Ver Isaías 59:2 / Efésios 2:1 a 3 e 5. A condição do ser humano é de pecado. (Ef. 2: 3). Desde que o pecado entrou no mundo, nossa essência é ser pecador. Portanto já nascemos pecadores - Sal. 51: 5. Um bebê recém nascido, embora seja uma 'pobre alma inocente', é um pobre inocente com essência pecadora, ou seja, com a essência de não querer estar próximo a DEUS. Nasce em pecado necessitando da graça divina, precisando de DEUS em sua vida. Essa ideia vai completamente contra ao iluminista Rousseau que afirmou que o homem nasce bom, a sociedade é que o corrompe, por outro lado, Hobbes defendeu que o homem nasce mau, com instintos de sobrevivência, e que devido a tais instintos é capaz de fazer qualquer coisa. Para Hobbes, a sociedade tem o papel de educá-lo, de humanizá-lo, de torná-lo sociável.
Embora a essência de todos os pecados seja sempre a mesma - nos afasta de DEUS - existem algumas situações que nos impedem de aceitar a teoria de que todos os pecados são iguais aos olhos de DEUS. Uma delas é o processo pelo qual a tentação se transforma em pecado. Se analisarmos o pecado de Davi com Bate-Seba, veremos que há vários estágios pelo qual Davi passou até deitar-se com Bate-Seba. Em primeiro lugar a beleza de Bate-Seba chamou a atenção de Davi; este é o primeiro estágio. Após Davi já ter sua atenção voltada para Bate-Seba, vem o segundo estágio que é a consideração, onde ele irá considerar se realmente é isso o que ele quer, Este estágio costuma ser muito rápido. Muitas vezes uma fração de segundos.  Até aqui, ainda estamos no terreno da tentação, o que não é pecado, mas a partir daqui, entramos no terceiro estágio, que é o desejo,  e após, no quarto, quando o Rei decide que QUER Bate-Seba, e então, o Davi passa a planejar de que forma fará isso. Finalmente, vem o sexto e último estágio em que ele age.
Uma vez que o grau de envolvimento nesse processo pode variar de estágio, não podemos afirmar que o pecado de alguém que teve um desejo (cobiça), seja tão ofensivo a DEUS como o pecado premeditado de Davi com Bate-Seba (ver 2 Sm. 11). Há também o fato de o próprio DEUS ter prescrito diferentes sacrifícios no Antigo Testamento para a expiação dos diferentes pecados (ver Lv. 1 a 7). Se há, conforme decisão de DEUS, diferentes sacrifícios para diferentes pecados, há com certeza um grau de diferença entre eles. Se todos fossem iguais, um mesmo tipo de sacrifício serviria para diferentes tipos de pecado. 
Além disso, se todos os pecados fossem iguais perante DEUS, por que deveriam os ímpios serem punidos de forma diferente, no juízo final onde "Deus irá retribuir a cada um segundo as suas obras"? - Romanos 2: 6. "Ora, Deus retribui ao homem de acordo com o que este faz, e lhe dá o que a sua conduta merece" - Jó 34:11.
Ora, se cada um irá receber conforme for as suas obras, uns irão, perante DEUS, receber mais e outros menos. Isso nos mostra que há sim, graus de pecados perante DEUS, mas devemos sempre lembrar que todo e qualquer pecado nos afasta do SENHOR- Isaías 59:2. 
Veja outros textos sobre este mesmo assunto:

Salmos 62:12
"e a bondade é tua, ó Eterno, pois Tu recompensas o ser humano, conforme seus atos!"


Provérbios 24:12
"Porquanto, ainda que alegares: “Eis que não sabíamos o que ocorria!” Aquele que investiga todos os corações não perceberia a verdade? Não saberia Aquele que preserva a sua vida? Não retribuirá Ele a cada um segundo a sua atitude?"


Jeremias 17:10
“Eu, Yahweh, o SENHOR, sondo profundamente o coração e examino a mente dos homens, a fim de entender cada pessoa de acordo com a sua atitude, conforme as suas obras!"


Mateus 16:27
"Mas o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com suas obras".


2 Coríntios 11:15
"Portanto, não é surpresa alguma que seus serviçais finjam que são servos da justiça. O fim dessas pessoas será de acordo com o que as suas ações merecem. Fracos na carne, fortes em Cristo".


2 Timóteo 4:14
"Alexandre, que trabalha com bronze, prejudicou-me severamente; o Senhor com certeza lhe retribuirá conforme as suas atitudes".


Apocalipse 20: 11 a 13

"E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obrasE deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras".

Por que alguns haveriam de ser castigados, no juízo, “com muitos açoites” e outros com “poucos açoites” - Lc. 12: 47- 48? Se todos os pecados fossem iguais perante DEUS, não receberiam todos o mesmo castigo?  


O jornalista Leandro Quadros, do programa Na Mira Da Verdade, da TV Novo Tempo, nos apresenta uma lista com alguns dos pecados que mais parecem ser ofensivos a DEUS. Esta listagem (resumida) de pecados que mais entristecem ao ESPÍRITO SANTO, segundo a Bíblia, e de acordo com Isaías 63: 7- 10 e Efésios 4: 30, 3, os pecados que mais deixam triste o ESPÍRITO DIVINO são estes: – Ingratidão para com Deus; – Rebelião contra Ele; – Amargura; – Ira (a pecaminosa – ver Efésios 4:26, 27); – Raiva; – Gritaria; – Blasfêmias; – Malícia. 
Estes são os pecados que, segundo Isaías e Efésios mais entristecem ao ESPÍRITO. Ou seja, causam mais tristezas a DEUS do que os demais pecados. 
Devemos ter em mente que, a despeito de cada pecado ser diferente perante DEUS, as consequências de cada pecado também diferem entre si, pois a consequência que resulta de um assassinato é diferente da que resulta de uma cobiça.
Portanto meu querido, embora todo e qualquer pecado seja ofensivo a DEUS a ponto de nos afastar de nosso CRIADOR, há diferenças nas consequências e também no seu "galardão". 

"Os ímpios recebem sua recompensa na Terra (Prov. 11:31). "Serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos exércitos."  - Mal. 4:1. Alguns são destruídos em um momento, enquanto outros sofrem muitos dias. Todos são punidos segundo as suas ações. " - Grande Conflito, 673.
Afinal, o salário do pecado é a morte, mas aqueles que aceitam a JESUS como seu Advogado celestial, nada devem temer. Tem eles, o maior advogado do universo.

"Para DEUS não importa o grau do seu pecado... Na verdade DEUS está preocupado com a sinceridade do seu arrependimento" - Cristiano Viveiros.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. O seu comentário será muito bem vindo. Aqui aceitamos suas sugestões, suas opiniões e também teremos o maior prazer em receber suas críticas, desde que as mesmas venham acompanhadas de sua visão do assunto e se atenham ao texto, nunca a pessoas. O uso de palavras de calão ou algo semelhante deve ser evitado pois não serão publicados. No mais, sinta-se em casa.