sábado, 11 de fevereiro de 2012

ESSA HISTÓRIA DE GUARDAR A LEI E O SÁBADO É REALMENTE IMPORTANTE PARA MINHA SALVAÇÃO?




Por: Alexandre Garcia

(A quem você é fiel, a DEUS ou aos homens?)

Que pergunta fez o jovem rico a JESUS? 
         Bom MESTRE, que farei de bom para ganhar a vida eterna?” (Mt. 19:16).
            Ele acreditava que fazendo boas obras apenas, ganharia a eternidade. JESUS chama a atenção do homem para DEUS, o modelo final de bondade, e diz mais, muito mais. ELE diz “-... se tu queres entrar na vida (eterna), guarda os mandamentos”. (Mt 19:17).
            Mt 19:18- “Quais?” Perguntou o jovem príncipe. JESUS lhe responde: “Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e tua mãe e amarás a teu próximo como a ti mesmo”.
            JESUS usa apenas alguns dos mandamentos dos quais o jovem já conhecia muito bem. E os usa de forma aleatória. O que JESUS está fazendo, é chamar a atenção do jovem de que simplesmente cumprir algo de bom, não é o que vai levá-lo a salvação.  Todos os mandamentos que JESUS falou, o jovem já cumpria, e mesmo assim ele sentia-se perdido. Ele diz:” vs:20- Tudo isso eu já faço, que me falta ainda?”  vs:21- JESUS  então lhe diz: “- Segue-me”.
            Atravéz dessa história, percebemos que obedecer mandamentos de DEUS sem ter a JESUS no coração, não salva a pessoa. Demonstra sim que ela é fiel a DEUS, mas não tem no coração o amor a JESUS, e esse sim a salvará. É o caso do judaísmo. Eles observam os mandamentos de DEUS, mas não tem a JESUS como Seu Salvador. Por outro lado, aceitar a JESUS no coração, mas não obedecer à vontade do PAI, também não é garantia de salvação. A pessoa aceitou a JESUS no coração, vai a Igreja, dizima, prega sobre JESUS, ensina de JESUS, expulsa demônios em nome de JESUS, faz milagres e maravilhas em nome de JESUS, mas JESUS lhe dirá (Mt 7:21-23) “_ Nem todo o que me diz SENHOR, SENHOR, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do PAI que está no céu. Muitos me dirão naquele dia: SENHOR,SENHOR, não profetizamos nós em Teu nome? E em Teu nome não expulsamos demônios? E em Teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então EU lhes direi ABERTAMENTE : NUNCA vos conheci, apartai-vos de MIM, vós que praticais a iniqüidade”. Vós praticais a iniqüidade? Sim... ou não..?
O que é iniqüidade?→ (I-Jo 5:17) → “Toda a iniqüidade é pecado”.
E o que é pecado? → (I-Jo 3:4) →” Pecado é a transgressão da Lei”. (R.A)Então, praticais a iniqüidade?  Iniqüidade, nada mais é do que a transgressão da lei de DEUS.
Na verção R.C. apenas volta a dizer que é iniqüidade. Porém, transgressão da Lei (de DEUS, é claro) nada mais é do que transgressão da vontade de DEUS, afinal a Lei é de Sua autoria e Sua vontade para nós. Somente por isso que transgressão da Lei é pecado e, por conseguinte, também é iniqüidade. E lembre-se: quem O chama de SENHOR, expulsa demônios, e faz milagres e maravilhas que outros não conseguem, mas também pratica a iniqüidade, esses, o CORDEIRO irá querê-los afastados de Si, quando ELE voltar para recolher os Seus escolhidos dos quatro cantos da terra. (Mt 24:31).
            Percebe meu amigo, percebe minha amiga, nem todos que O honram Lhe chamando de Meu SENHOR aqui nesta Terra entrará no reino do céu, mas entrará quem lá? (Mt 7:21)   AQUELE QUE FAZ A VONTADE DO PAI.
            E qual é a vontade do PAI? (Sal 40 :8) → Deixemos que Davi nos responda:” Deleito- me em fazer a Tua vontade , ó DEUS meu, sim a Tua lei está dentro do meu coração”. Se só entrará no reino dos céus quem fizer a vontade de DEUS, será que Davi estará lá? Afinal ele disse: “Deleito-me em fazer a Tua vontade, sim a Tua lei...”.
            Será que a vontade do PAI mudou dos tempos de Davi para cá? Vejamos: (Tiago 1:17) nos diz: “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do PAI das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação”. (Hb 13-8) nos diz:  “JESUS CRISTO é o mesmo ontem, e hoje e eternamente”. E por fim (Mal 3:6) nos diz: “EU sou O SENHOR e NÃO MUDO”.
                  Então queridos, raciocinando com a ajuda do ESPÍRITO SANTO, qual é a vontade do PAI hoje??? Se você respondeu que a vontade do PAI hoje é que guardemos a Sua lei, você está seguindo não só a lógica, mas está se deixando guiar pelo poder do ESPÍRITO. Amém??? Olha, a vontade do PAI hoje querido é a mesma de ontem, afinal ELE não muda. Nós sim mudamos. Mudamos nossos gostos, nossos credos, nossas idéias, nosso visual, enfim, mudamos...  ELE não. ELE é hoje como foi ontem. Bem, se a vontade do PAI é que guardemos a lei, pergunto: “_ Que lei é essa???”
Será que é a lei moral dos dez mandamentos de DEUS, a qual ELE a deu (atravéz de JESUS) de forma aleatória ao jovem rico (Mt 7:21-23), ou a cerimonial, que teve seu cumprimento ao O verdadeiro CORDEIRO expirar na cruz?? Dia desses encontrei um amigo que a muito não via, praticante de uma religião que realiza sacrifícios de animais, a resposta que me deu, ao interrogá-lo sobre a necessidade desses sacrifícios, é que eles nada faziam de diferente do que DEUS pedia ao seu povo, nos tempos do Antigo Testamento. O que meu amigo ignorava, é que esses animais, na maioria das vezes cordeiros, eram um simbolismo do que JESUS, o verdadeiro CORDEIRO de DEUS deveria sofrer em nosso lugar, e sendo ELE sacrificado uma única vez por nós, não haveria mais a necessidade, dali em diante, de se sacrificar animal algum. A lei de cerimônias e tipos, que DEUS tinha dado ao homem, para que entendêssemos o sacrifício de JESUS por nós, já não era mais necessária, pois que o original já estava acontecendo no Calvário. Por isso a pergunta: Que lei é essa que DEUS, que NÃO MUDA,       quer que cumpramos? A lei dos sacrifícios de animais, ou a lei em que JESUS diz que o primeiro e grande mandamento é:
I-Amar a DEUS de todo o teu coração. (Esse mandamento engloba os primeiros quatro mandamentos da lei, que diz respeito do nosso amor para com DEUS).
II-Amar o teu próximo como a tí mesmo. (Esse mandamento engloba os últimos seis mandamentos da lei e diz respeito do nosso amor para com o nosso próximo). (Ver Ex 20:3-17; e Mt 22:36-40). JESUS sabia dessa divisão na lei, tanto que quando lhe perguntaram qual era o grande mandamento na lei, ELE a dividiu em duas: Amor a DEUS e amor ao próximo.
Veja agora o que a TUA bíblia fala dessa mesma lei que JESUS pronunciou:
(Mt 5:18)-É eterna!
(Rom 7:12)-É santa/justa/boa!
(Rom 7:14)-É espiritual!
(Rom 7:22)-Nos dá prazer!
(Luc 16:17)-Não se pode mudar!
(Mt 5:17,18)-Não foi abolida por CRISTO!
(Rom 3:31)-Não foi anulada!
(Isa 42:21)-CRISTO a engrandeceria!
(Mt 19:17/ I-Cor 7:19)-Devemos observá-la!
(Tg 2:10 e 12)-Não devemos deixar nem um mandamento de fora!






Veja agora, os 10 mandamentos de DEUS, que são santos, justos, bons, eternos, espirituais, prazerosos, imutáveis...    no NOVO TESTAMENTO:

  1- “Adorarás o SENHOR teu DEUS e só a ELE servirás”. (Luc 4:8).
  2- “... guardai-vos dos ídolos”. (I-Jo 5:21).
  3- “...santificado seja o TEU nome”. (Mt 6:9).
  4- “...no sábado repousaram, conforme o mandamento”. (Luc 23:56).
  5- “...honra a teu pai e tua mãe”. (Mt 19:19).
  6- “Não matarás”. (Mt 19:18).
  7- “...não cometerás adultério...”. (Mt 19:18).
  8- “...não furtarás...”. (Mt 19:18).
  9- “...não dirás falso testemunho”. (Mt 19:18).
10- “...não cobiçarás...”. (Rom 13:19).
Existem muitos outros textos no Novo Testamento. Esses são apenas um de cada. Mas afinal, porque essa questão da lei e do sábado é tão importante? Será que é birra de alguns poucos milhões ao redor do mundo?? Não. É porque ELE assim a estabeleceu, e quem somos nós para irmos voluntariamente contra um mandamento expresso de DEUS??? Lembre-se: Um dia, a milhares de anos atrás, um anjo ousou desobedecer a DEUS, e o que ele mais quer hoje é que você também O desobedeça, que não faça a SUA vontade. Por quê? Porque desobedecendo-O, não fazendo a SUA  vontade, você jamais entrará no reino do céu, como ele também não pode mais entrar lá.
Tudo se resume na obediência. JESUS, o nosso MESTRE em tudo (I Ped 2:21/ I Jo 2:6), também observou  os mandamentos do PAI(Jo 15:9 e 10),assim como Davi; ambos observavam a vontade do PAI. Também não podemos dizer que JESUS observava os mandamentos somente porque era judeu, pois ELE nunca observou como os judeus, que viam restrições em tudo, não honravam a seus pais (Mt 15:5,6 ), aos sábados não podiam cuspir no chão,... ELE cumpriu aos mandamentos sim, mas ELE ensinou aos líderes judeus e a todos nós como DEUS queria que vivêssemos em Seu dia de descanso. Tudo se resume a quem seremos obedientes. Pedro disse: “Mais importa obedecermos a DEUS do que aos homens”. (At 5:29). No Édem, não era o fruto que era importante, mas sim, a obediência. Infelizmente o homem comeu do fruto proibido. Com Caim e Abel, não é que DEUS não gostasse dos melhores frutos do campo que Caim lhe ofereceu, mas Caim desobedeceu a DEUS ao levar suas melhores hortaliças, as melhores que suas próprias mãos haviam cultivado, suas melhores intenções, mas também não era isso o que DEUS queria. ELE queria obediência. ELE quer obediência. ELE quer saber sobre a tua obediência. ELE quer tua obediência. O sábio diz em: (Ecl 12:13),”De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a DEUS  e guarda os Seus mandamentos, porque esse é o dever de todo o homem”. Temer a DEUS, e guardar os Seus mandamentos. E isso não está só no Antigo Testamento, quer ver?

·         “... temei a DEUS...”. (Ap 14:7).
·         “... guarda os mandamentos...”.(Mat 19:17) .
Percebeu meu amigo, entendeu minha amiga? A palavra de DEUS se completa. A maior parte do Novo Testamento está baseada no Antigo. Quando o Apocalipse de João diz para temermos a DEUS, não está dizendo nada de novo, o A.T. já havia feito isso séculos atrás. Quando o Evangelho de Mateus relata as palavras de JESUS que diz: guarda os mandamentos, ele não está dizendo nada de novo, O A.T. já havia feito isso séculos atrás. A palavra de DEUS é única. DEUS não muda. Os princípios do Gênesis continuam em Apocalipse. O que muda, o que acaba, são os costumes das épocas, leis cerimoniais que não tem mais serventia, mas os princípios de DEUS, esses são eternos porque DEUS é eterno e ELE mesmo disse que não muda.
Portanto, quando o sábio diz em Eclesiastes que o fim de tudo o que se tem ouvido é temer a DEUS e guardar os Seus mandamentos, ele sabia exatamente do que estava falando: Temer a DEUS e guardar os Seus mandamentos. Obediência.
João diz em (Ap 14:12) onde está o povo de DEUS nos últimos dias, os santos dos últimos dias, diz ele: “Aqui está a paciência dos santos, aqui estão os que guardam os mandamentos de DEUS e a fé de JESUS”. Não é só fé em JESUS, fé em JESUS quase todos tem. Mas quem tem a fé DE JESUS? A fé que ELE tinha, que era dEle? (João 15:10). ELE também diz contra quem o dragão (Satanás) ficou irado. Veja bem, ele não ficou apenas bravo, ele ficou IRADO... foi contra a mulher (igreja de DEUS), e foi fazer guerra aos Seus descendentes: Quem?  Os que guardam os mandamentos de DEUS, e tem o TESTEMUNHO de JESUS.
Então irmão...  se os personagens bíblicos dizem que mais vale obedecer a DEUS  do que aos homens, a quem, afinal, você irá obedecer? A DEUS, como JESUS (Jo 15:10), ou aos homens,  como disse o mesmo JESUS em (Mc 7:6 a 9):” Em vão porém Me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens, porque, DEIXANDO O MANDAMENTO DE DEUS, retende a tradição dos homens,... INVALIDAIS  O MANDAMENTO DE DEUS, para guardar a vossa tradição.
A quem, querido amigo, você será fiel hoje? A religião de vossos pais, ou fará você também como fez Davi, JESUS, e muitos outros, a vontade do PAI que estás no céu.
Querido, estou orando por sua decisão. Estou orando pela decisão de todos aqueles que leram este artigo. Um forte abraço, que a paz do SENHOR esteja sempre com você.
Em Ap 1:10, nos é dito que João foi arrebatado em espírito é claro, no Dia do SENHOR. O Apocalipse foi escrito cerca do ano 95 da nossa era. (95 D.C.) Ou seja, cerca de 62 anos depois que JESUS ascendia para o céu, ainda existia o Dia do SENHOR. Podeis ler toda a Bíblia, de Gênesis ao Apocalipse, e você não encontrará uma única linha autorizando a mudança do sábado para o Domingo ou outro dia qualquer. Em nenhum momento nos é mandado deixar de observar o Sábado do sétimo dia, e passar a observar o primeiro dia da semana. Portanto pergunto: “Onde está, na Bíblia, autorização para tal mudança”? E qual é o Dia do SENHOR que ainda estava em voga no ano 95 da nossa era?
PARA VER ARTIGOS RELACIONADOS A ESTE CLIQUE AQUI.