domingo, 3 de março de 2013

É BENTO XVI O PENÚLTIMO PAPA?

Por: Alexandre Garcia
"Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada.
E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo" - [Ap. 17: 9 a 10].          

Muito se tem especulado ao longo de 2.000 anos sobre quem seriam os  reis de Apocalipse 17. Seriam eles formas de governo? Seriam nações? Seriam papas?




PAPAS. Pelo menos é o que anda na boca de inúmeras pessoas. Bento XVI seria aquele do qual se diz: " o outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo". E como nada poderia ser assim tão fácil, Joseph Ratzinger, com quase oito anos de papado renuncia. Ou seja: Seria o rei que "convém que dure um pouco de tempo". Como se já não bastasse a  especulação de que ele seria o último ou penúltimo Papa sem sua renúncia, agora então é que realmente se especula que ele seria o rei que duraria pouco tempo. 

Mas para entendermos melhor, vamos a profecia completa. Se você tiver a mão sua Bíblia, pegue-a. Antes de mais nada, temos que levar em conta o contexto, que é o encadeamento de idéias de um escrito.  Não podemos simplesmente "supor" que seja isto ou aquilo. Também não podemos deixar de lado as condições do profeta que escrevia. Ele não nos deu maiores informações.  E os estudiosos sobre o assunto, ao longo de mais de 2.000 anos, não conseguem chegar a um consenso.

Existem várias posições, uma das mais antigas é a visão historicista das formas de governo pela qual Roma passou: Reis, Consulados... Papado. 

Outra, prioriza não o sistema historicista e amplo da visão, mas sim cada Papa que se mexa na cadeira papal. 

Devemos observar também que “rei” em profecia, é sinônimo de “reino” [Daniel 7:17 e 23], não permitindo assim, identificar esses reis como os papas do ano de 1929 para cá ( 1º Pio XI em 1922 / 2º Pio XII em 1939 / 3º João XXIII em 1958 / 4° Paulo VI em 1963 / 5º João Paulo I em 1978 / 6º João Paulo II em 1978 e 7º Bento XVI em 2005) ou formas de governo (Reis, Cônsules, Ditadores, Decênviros, Tribunos, Imperadores e Papado); é certo que há teorias para todos os gostos, e, ao profeta não nos dar maiores explicações, nem a pena inspirada, teorias então, não faltam. 

O certo é que há sete cabeças e oito reis. Como em uma formula matemática, peguemos os  enunciados. O capítulo nos apresenta  a visão do profeta que tem:


1 Mulher prostituta;

1 Animal que é chamado de de besta;
7 cabeças da besta;
8 reis;
10 chifres;
Muitas águas;
Reis da terra que se prostituem com a mulher;
Os que habitam na Terra e que se embebedaram com o seu vinho;
Prostituições e abominações da Terra - outras versões vertem prostitutas ou meretrizes;
Os santos; 
7 colinas;
1 grande cidade.

Seguindo uma visão bíblica - uma visão historicista -, somos levados a ver os reis como reinos a comandarem - ou pelo menos gostariam de comandar - o mundo. Nosso DEUS YAVÉ  decidiu mostrar estes reinos ao rei Nabucodonosor, e também decidiu mostrar a nós através do profeta João. Existiram outros reinos que também foram impérios e tentaram comandar o mundo, como o Egito, Assíria ou Alemanha entre outros, mas os que estão na ordem cronológica de Daniel, revelados a nós por DEUS, começam com Babilônia.

APOCALIPSE 17
E VEIO um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas;

A prostituta está assentada sobre águas, sobre muitas águas.

PROSTITUTA: O povo de DEUS corrompido. Igreja corrupta, desvirtuada - (Isa.1:21/Jr.3:1,6-9).
AGUA: Povos, nações, área habitada - (Ap. 17:15).
Portanto o anjo de DEUS estava convidando o profeta para ver a CONDENAÇÃO  da grande Igreja corrupta e desvirtuada, que está posta sobre várias nações.

2 Com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição.

Os reis da terra, os grandes, os presidentes, os primeiros ministros entraram em acordo (se prostituíram com ela), e os habitantes do planeta Terra, se embebedaram com o vinho de suas doutrinas desvirtuadas. Qual igreja hoje, é admirada, abastada, relacionada, com os poderosos do planeta Terra? 


Parte da carta do Papa Pio XII a Hitler: " fizemos tudo que estava ao nosso alcance para estabelecer relações harmoniosas entre a Igreja e o Estado. Agora que as responsabilidades de nossa função pastoral aumentaram nossas oportunidades, muito mais ardentemente oramos para alcançar este objetivo". Fonte: Extraído do livro Hitler’s Pope: The Secret History of Pius XII, de John Cornwell (Penguin Books).
Alguns comentários sobre o livro:
A chocante história não contada do Papa Pio XII (Eugenio Pacelli) que “redefine toda a história do século XX” (The Washington Post).
“Explosivo … [Cornwell] estabelece um caso que é muito difícil de refutar” (The New York Times Book Review).




Papa Pio XII e o Fürer




Papa e o presidente brasileiro FHC



Papa e o líder comunista Fidel



Mas também com o líder americano Obama


Papa e o líder britânico David Cameron



Papa e o líder africano Thomas Boni





Papa e o presidente israelense Shimon Peres
"... a grande prostituta que está assentada sobre muitas águas; Com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição. (vs. 1 e 2).


Perceba que os papas não são a prostituta em si, mas a Igreja desvirtuada é que é representada na Bíblia como a grande prostituta.

3 E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres.


MULHER IMPURA / PROSTITUTA: Igreja impura, desvirtuada (Ez. 16: 15-58 / Osé. 2:5 e 3:1).
BESTA: Reino, Governo, Poder ( Dn. 7:23).
CABEÇA: Dirigentes, governantes, Reis (Dn. 7:6 / Ap. 17:3 e 10). REI: Reino (Dn. 7: 17 e 23). 

O profeta viu uma mulher, ou seja, uma Igreja assentada, ou seja, está fundamentada sobre um governo político, um poder político. Que poder é este? Seria um pais? Uma Organização? Um poder religioso?

4 E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição;

A mulher igreja estava vestida de púrpura, ouro e joias, numa descrição do esplendor, grandiosidade, e riqueza que possui. Qual, querido leitor, pergunto eu, é a Igreja mais abastada no mundo?

5 E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra.

BABILÔNIA: Para sabermos onde está Babilônia hoje, é preciso saber quem era Babilônia no passado. O nome "Babilônia" deriva de Babel, cidade construída na planície de Sinear, termo aplicado à Mesopotêmia (Sinear em hebraico: (שנער) onde alguns descendentes de Noé resolveram construir uma torre cujo topo alcançasse o céu, morada de DEUS. Daí o seu nome Bab'EL, que significa - Porta de DEUS. (Babilônia é o termo caldeu correspondente e significa - Porta dos deuses - pagãos, naturalmente. Visto que DEUS confundiu as línguas, o termo "Babel" passou a significar "Confusão".
Dessa forma, a Babilônia antiga, representa o esforço humano para colocar-se no lugar de DEUS e chegar as alturas da Terra. Foi perseguidora do 'povo de DEUS' que em sua época era Isra'EL. Introduziu o culto a muitos deuses pagãos, especialmente ao deus Sol.

Para entendermos quem é essa mulher vestida de púrpura e jóias, e de nome Babilônia nos dias de hoje, precisamos nos perguntar:
1- Existe hoje no mundo algum grupo religioso cujo líder humano pretenda ser representante de DEUS na Terra reivindicando para si prerrogativas exclusivamente divinas como por exemplo 'infabilidade' e o poder de perdoar pecados?
2- Existe hoje no mundo, algum grupo religioso que perseguiu pessoas, em algum momento da história, como no passado Babilônia perseguiu?
3- Existe no mundo hoje, algum grupo religioso que promova o culto a muitos tipos de imagens, e, promova seus cultos principalmente no dia dedicado ao deus Sol por Babilônia, o primeiro dia da semana, o Domingo?  (em inglês domingo é 'Sunday', ou seja dia do Sol). 

Outra das características da Babilônia moderna é que ela é "mãe das prostituições (meretrizes em outras versões) e abominações". Se ela é uma Igreja que é mãe, significa que ela tem filhas. Filhas meretrizes, que por alguma razão, se assemelham a mãe. Que razões são essas? As filhas também são meretrizes, ou seja, algumas de suas doutrinas, não provem da Bíblia, mas da mãe. As puras doutrinas da Bíblia, foram contaminadas com o vinho deturpado da mãe. 
6 E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei- me com grande admiração.

Esta mulher prostituta, ou seja, esta igreja apostatada, embebedou os que habitam sobre a Terra com o "vinho" de sua prostituição, já falamos sobre isso. Mas agora ela própria estava embriagada com o "sangue dos santos e das testemunhas de JESUS". Esta igreja reconhecida pela profecia como Babilônia, em algum tempo de sua existência, derramou muito sangue de santos. De testemunhas de JESUS CRISTO.
Pergunto a você caro leitor. Que igreja você conhece que no passado, derramou o sangue de cerca de mais, muito mais de cinquenta milhões de cristãos?  Não tem como se esconder aquilo que o próprio Papa João Paulo II pede desculpas, em documento escrito pelo então cardeal Joseph Hatzinger. Revista Veja, Edição 1.640 - 15/3/2000.

Esta igreja hoje, está sendo desmascarada pela palavra de DEUS. Não adianta esconder obras mortais do passado. Não se tem como esconder mais de 50 milhões de assassinatos. 
"A  vós  do sangue de teu irmão clama a mim desde a Terra" - Gn. 4:10. 


7 E o anjo me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres.
8 A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá.

Perceba que o apostolo, mesmo vivendo cerca do ano 96 da nossa era, em época de Roma imperial, no momento de sua visão ele já não estava mais lá. Pelo menos em espirito. Agora ele já se encontrava no futuro, no momento da condenação da grande prostituta: "E VEIO um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta..." - Ap. 17:1.

Portanto, ao o anjo lhe falar: " ...a besta que viste, era e não é...", estava se referindo a um poder que existiu com força total, ou seja, que foi, que fez, antes do tempo em que o profeta estava no momento de sua visão. No passado. Ele foi. Não é mais. Por durante 1260 anos este poder controlou todo o mundo europeu, coroando reis e excluindo "ereges" da realeza. Mas eis que Então, o general de Napoleão, Alexander Berthier marchou para Roma sem oposição em 10 de fevereiro de 1798, exigindo do Papa a renúncia de seus poderes temporais. Como recusou, o Papa foi feito prisioneiro no dia 15. Conta a história que o Papa Pio VI ao se deparar com o general lhe diz: "Eu te excomungo em nome da Igreja". E este lhe responde: "E eu lhe prendo em nome de Napoleão". 

Portanto a "besta que era" e não é mais, faz parte de um período que começou em 538 d.C., quando Vitila, rei ostrogodo (última das três tribos bárbaras) foi obrigado a interromper o cerco romano, e retirar-se para o norte da Itália. Vígílio, bispo de Roma, (tendo já a seu favor o decreto de Justiniano, de 533 AD), tornou-se o primeiro papa com jurisdição temporal - Jusdiction temporal é um termo usado dentro do Catolicismo Romano para consultar às reivindicações passadas por papas para governar um território. Um soberano,  -  O período estende-se até 1798 da era cristã quando o Papado (Pio VI) perdeu sua supremacia. Transcorreram-se aí 1260 anos de supremacia papal. A besta era.  Ela foi. Agora, a partir de 1798, não é mais. Mas sua ferida mortal será, em algum tempo além de 1978, curada.


9 Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada.

ROMA: conhecida mundialmente como a cidade das sete colinas. A Igreja Católica Apostólica Romana tem sua sede nesta cidade, sobre as sete coinas.
Capitólio, Quirinale, Viminale, Esquilino, Célio, Aventino e Palatino


10 E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo.

Quem seriam estes 7 reis? Perceba que são 7 cabeças. Veja que no momento histórico da visão do profeta, ele se encontrava na hora de condenação da grande prostituta.  Nesta hora, 

5 reis haviam caído;
1 existia, no momento em que o anjo lhe falara em visão;
1 ainda estava por vir por apenas pouco tempo.


CINCO REIS HAVIAM CAÍDO:
Respeitando a seqüência de reinos de Daniel, - a sequencia que DEUS quis nos tornar conhecida - os reis (impérios que tentaram dominar o mundo) que caíram são: 
(1) Babilônia;  
(2) Medo-Pérsia; 
(3) Grécia; 
(4) Roma Imperial (Pagã) e 
(5) Roma Papal


UM EXÍSTE: (o sexto)
O reino que 'existe' é Roma Papal Ferida (veja que Roma Papal, o 5º reino, não deixou de existir, Roma só estava ferida - Ap. 13:3). Foi ferida após 1260 anos de autonomia no ano de 1798, com a destituição e prisão do líder máximo da Igreja Romana, Papa Pio VI. Esta foi a época em que o anjo mostrou em visão para o profeta - Ap. 17:10. 
Disse o anjo: "Um existe...". Este foi o tempo entre 1798 e 1929.



UM AINDA NÃO VEIO: (o sétimo)
O sétimo reino que chegaria, duraria pouco tempo, este seria Roma Papal Curada, que (“está para emergir” – em 1929 foi criado o Vaticano, ou seja, foi iniciado o processo de cura da ferida - Ap. 13:3).



O OITAVO REI:
O verso onze afirma que o 'oitavo rei é o mesmo poder anterior: Roma Papal'. Perceba que não há uma 8ª cabeça da besta, mas o oitavo rei, esse, é a própria besta. Veja:  “E a besta, que era e não é, também é ele o oitavo rei.  Percebeu? Sete cabeças, sete reis, e o oitavo rei, não é uma simples cabeça, mas sim, a própria besta, ou seja, todo o sistema de opressão comandado por Satanás e os seus. Ele sempre esteve por trás de todos os (reis) impérios do mundo, mesmo antes deles. Agora, no oitavo, ele vem com força total. 

11 E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição.
Diz também que o oitavo rei, procede dos sete, ou seja, tem sua origem nos outros reis que vieram antes dele. 

VEJA:

1º- Babilônia governou o mundo de  608 - 538 a.C.;

2º- Medos e Persas de 538 - 331 a.C.;

3º- Grécia de 331 - 168 a.C.;


4º- Roma (Império) de 168 a.C. - 476 d.C.;


5º- Roma (Ig. Romana - a besta que era) de 538 a 1798;


6º-Roma (Ig. sem autoridade - ferida de morte - a besta que não é) de 1798 a 1929;


7º- Roma (Ig. se restabelecendo - voltando a ter autoridade - a cura da ferida - a besta que virá por pouco tempo), de 1929 a... Esta cura estará completa, quando Roma outra vez obtiver poder dos países para fazer o que bem entender  - Ap. 13:3 / 17: 12 e 13;


8º- Roma (Ig. restabelecidatotalmente curada e plena de autoridade e poder mundial- Ap. 17:13. - A união dos três espíritos imundos.



 12 E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda (este ainda se refere ao momento da visão do profeta, cerca do ano 96 da nossa era) não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta.

Estes são os reinos de Roma Dividida (os mesmos de Daniel – ver Dn. 2:41 a 44; 7:24) que representam a Europa. Note o seguinte comentário: “Os ‘dez chifres’, que representaram os intolerantes reinos da Europa que agora constituem democracias mais ou menos tolerantes, tornar-se-ão novamente entidades totalitárias, asperamente intolerantes”.

Desta forma, o oitavo rei é a besta totalmente curada e plena de autoridade e poder mundial (v. 13), que durante “uma hora”, -um tempo breve- ou quinze dias (se formos analisar na relação profética de 1 dia / 1 ano) exerce plenamente seu poder para a última tentativa de destruir o povo de DEUS, o Armagedom.



A breve "hora" do cap. 17: 12 presenciará a culminação dos planos
satânicos para unificar o mundo por meio de um pacto entre as
organizações religiosas apóstatas representadas pela mulher, e os poderes
políticos representados pela besta.  Foi
indubitavelmente durante esta breve "hora" quando Juan viu a, "mulher", sentada
sobre a "besta" no apogeu de sua carreira, e "ébria" com o sangue dos
Santos e dos mártires do Jesus (vers. 3-6).
-Comentário Bíblico Adventista-


13 Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta.
14 Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis.

Percebemos  que Satanás e seus agentes poderão se unir, mas não irão vencer  a JESUS, O CORDEIRO DE DEUS, O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ. Venceremos também nós, os que estivermos com Ele fielmente até o fim.

15 E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas.

A prostituta, a mulher/igreja desvirtuada, está situada sobre todo o mundo, sobre todas as nações. É uma igreja de âmbito mundial.

16 E os dez chifres que viste na besta são os que odiarão a prostituta, e a colocarão desolada e nua, e comerão a sua carne, e a queimarão no fogo.

No verso 2, os reinos do mundo se prostituíam junto a prostituta. Vocês viram as fotos acima. Porém agora, no verso 16, vemos que estes  mesmos reinos odiarão a mesma prostituta que eles antes se prostituíam: Veja: "...Com a qual se prostituíram os reis da terrae os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição" - vs. 2.

Você já se perguntou por que os antigos amantes, que se prostituíam e se embebedavam, agora odeiam a prostituta? Perceba (vs. 4) que o cálice que ela lhes dava de beber, estava cheio de imundícias e abominações. Você gostaria que alguém lhe desse imundícia para beber? Você gostaria de receber somente abominações em sua vida? Quando passa a bebedeira, vem à consciência tudo de errado que se fez. Perceba que no verso 17, abaixo, DEUS deixa que eles se prostituam... mas só até as palavras de DEUS se cumprirem. Depois...  passará a bebedeira dos reis da Terra, e verão que a prostituta, que lhes sorria, bem vestida, cheirosa, cheia de ouro e jóias... havia os enganado, dando-lhes somente imundícias como se fosse o mais puro vinho, a mais pura doutrina. 



17 Porque Deus tem posto em seus corações, que cumpram o seu intento, e tenham uma mesma idéia, e que dêem à besta o seu reino, até que se cumpram as palavras de Deus.
18 E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra.
-

ROMA: conhecida mundialmente como a cidade das sete colinas. A Igreja Católica Apostólica Romana tem sua sede nesta cidade, sobre as sete coinas.

A grande mensagem de Apocalipse 17, não são os papas que sobem e descem ao trono. Não são sobre bestas e prostitutas. Não é sobre Bento XVI e muito menos sobre a 'ressurreição'  de João Paulo II. A grande mensagem de Apocalipse 17, é que, venham reinos, vão-se impérios, ergam-se eles contra DEUS, a Bíblia nos promete a vitória completa de CRISTO JESUS, O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ, e os que com Ele estiverem. 
A mensagem dos sete reis de Apocalipse, nos mostra que foram todos vencidos. Vencidos pelo REI DOS REIS, E SENHOR DOS SENHORES. 
Não quer você também fazer parte dos que vencerão juntos com O LEÃO de JUDÁ?




Referências Bibliográficas:

1-  MAXWELL, Mervyn C. - Uma Nova Era Segundo as Profecias do Apocalipse. (Casa Publicadora Brasileira, 1998, Tatuí, SP);

2- WHITE, Ellen G. - O Grande Conflito. (Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP);

3- FEYERABEND, Henry. -  Apocalipse Verso por Verso (Casa Publicadora Brasileira, 2005, Tatuí, SP);

4- Daniel e o Apocalipse

5- Nossa Era Segundo a Prophecia

6- Comentário Bíblico Adventista;

7- Bíblia Almeida Corrigida e Fiel - SBTB;

8- Bíblia de Jerusalém;

9- MARKS, Sikberto - Editora Desígnio Global - Ijuí, RS;

10- Google Imagens.










Um comentário:

  1. Amigo os estados unidos são a última ultima potencia babilônia significa Império mundial de religiões falsas que serão destruídas pela ONU que é a besta

    ResponderExcluir

Olá. O seu comentário será muito bem vindo. Aqui aceitamos suas sugestões, suas opiniões e também teremos o maior prazer em receber suas críticas, desde que as mesmas venham acompanhadas de sua visão do assunto e se atenham ao texto, nunca a pessoas. O uso de palavras de calão ou algo semelhante deve ser evitado pois não serão publicados. No mais, sinta-se em casa.