quinta-feira, 9 de abril de 2015

COMO CAIM PÔDE TER ESPOSA?

Por: Alexandre Garcia
CONTRADIÇÃO:
Em Gênesis 4:17 nos é relatado que Caim tem uma esposa. Junto a isso, ao DEUS o expulsar de Sua presença pelo mundo afora por ter ele assassinado o seu irmão, ele teme por sua vida caso alguém o reconhecesse e viesse a lhe matar.
Mas... não era apenas Adão Eva e seus filhos Caim e Abel? De onde então Caim tirou uma esposa?
A Bíblia não está errando, deixando um baita furo neste ponto? E de quem ele tinha medo que o matasse, se eram só eles quatro?

 DESCONTRADIZENDO:
A Bíblia afirma que só Adão e Eva foram expulsos do Éden. Portanto seus filhos foram gerados e nasceram fora do mesmo. Acabamos tendo a impressão de que o casal só tinha dois filhos, Caim e Abel. Temos essa impressão porque nesta parte das escrituras está registrada a história do assassinato de Abel por seu irmão Caim. E aqui só é citado esses dois. Mas a Bíblia é clara ao mostrar que Adão e Eva tiveram mais filhos além dos dois mais conhecidos. Tiveram filhos e filhas. Em Gn. 5:3 está registrado o nome de outro filho de Adão, Seth. O relato de Moisés (Gn. 5:4) nos diz que além dos três filhos mais conhecidos, Adão e sua mulher tiveram filhos e filhas. Hoje em dia, com a quantidade de pessoas existente no mundo, você pode casar com alguém que te era desconhecida e que posteriormente se conheceram e se apaixonaram. Já nos tempos de Caim e dos patriarcas não era assim. Eles buscavam mulheres dentre o seu próprio povo, dentre sua família: "E disse Abraão ao seu servo, o mais antigo da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe a tua mão debaixo da minha coxa, para que eu te faça jurar pelo Senhor, Deus do céu e da terra, que não tomarás para meu filho mulher dentre as filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito; mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque".
O casamento era realizado com pessoas da mesma família. E não era considerado errado. Eles casavam dentre os seus para não se corromperem com os costumes dos demais povos que não adoravam ao SENHOR YAHWEH. Pode estar aí uma lição a ser aprendida: O que estamos fazendo para não nos corrompermos com costumes que não são costumes cristãos?
Mais anteriormente ainda, temos os patriarcas casando com suas próprias irmãs. Abraão era casado com sua meio irmã Sarah. Um costume entre o povo de DEUS quando as demais mulheres da família eram escassas, ou não existiam.
A Bíblia não diz o nome e nem a procedência da mulher de Caim. Mas considerando que ele era filho do primeiro casal, casal este que teve filhos e filhas, e que era comum casar com uma mulher da família, inclusive com uma irmã, não e tão ilógico assim pensarmos que sua mulher viesse a ser uma das suas irmãs. Muitas pessoas podem se escandalizar com isso hoje, dizendo que tal união seria incesto, mas para Caim, Seth e seus irmãos e irmãs, era a única forma de união que eles conheciam. O Comentário Bíblico Adventista vol. I afirma na página 228, o seguinte: "A repentina menção da mulher de Caim não deve criar problema. Gênesis 5:4 declara que Adão 'teve filhos e filhas' além dos três filhos cujos nomes são mencionados. Os primeiros habitantes da Terra não tinham outra escolha exceto se casarem com seus irmãos e irmãs a fim de cumprirem a ordem divina: 'Sede fecundos, multiplicai-vos (...)".
Com o tempo, famílias foram se formando, se espalhando pela Terra, e as pessoas não mais se conheciam. Formaram se grupos de pessoas morando em lugares distantes, com nomes diferentes, defendendo deuses e ideias diferentes. Prova é o pedido de Abraão ao seu servo: "não tomarás para meu filho mulher dentre as filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito; mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque".
Com essa multiplicidade de povos, DEUS então da uma ordem ao homem: "Nenhum de vós se chegará àquela que lhe é próxima por sangue, para descobrir a sua nudez. Eu sou o Senhor - Lev. 18:11".
Ao Ele proibir o casamento com parentes próximos, Ele sabia muito bem o que estava fazendo. Como disse Hamlet de Shakespeare, "existe muito mais entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia". Sabemos ao menos que a consanguinidade pode causar doenças pois quando os sangues são semelhantes isso causa um erro sobrecarregante no DNA. No início não tinha muito o que fazer mesmo. Caim teve que casar com sua irmã, Abraão, casou com sua meio irmã. Seu filho Isaque casou com Rebeca, sua prima em segundo grau, mas hoje, temos uma ordem de DEUS para não casarmos com alguém "próximo de sangue". Mas sim! Embora as Escrituras não revelem muito sobre a mulher de Caim, ela com certeza era sua irmã.
Quanto a Caim ter medo que alguém o matasse por ele ter assassinado seu irmão, entendemos o seguinte: Se Adão e Eva tiveram filhos e filhas, Caim teve sobrinhos. Teve filhos também. Esses sobrinhos foram crescendo, casando com suas irmãs, com suas primas, mais gente foi surgindo sobre a face da terra e aí podemos entender então, o medo de Caim. " Se me acharem, me matarão", afinal, estariam vingando o parente Abel.

REFERÊNCIAS




  • Bíblia Almeida Atualizada;
  • Comentário Bíblico Adventista, vol. 1.



Nenhum comentário: