quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

PARA ONDE VAI O HOMEM QUANDO MORRE?

Por: Alexandre Garcia
Resultado de imagem para para onde vai a alma quando morremosVárias são as dúvidas das pessoas. Entre elas, as mais corriqueiras, como o que calçar, vestir, e até mesmo se o salário vai dar até o final do mês. Mas as dúvidas que mais incomodam e nos deixam muitas vezes angustiados, são as existenciais, como por exemplo:
existe um DEUS? A morte é o fim? Ou será um recomeço? De onde viemos? Para onde vai o homem quando morre? Verei novamente os que já se foram? Conviverei novamente com meu pai? Com minha mãe? Com meu filho? Se nos reencontrarmos, nos reconheceremos? Poderemos falar de coisas do passado? Reviver boas lembranças? Poderemos ficar juntos para sempre? Estas são as perguntas que mais nos interessam. E obstante, as que menos conseguimos uma resposta certa, sem dúvidas, ou tranquilizadora. Encontramos muitas pessoas nos dando várias respostas; estas baseadas em conhecimentos populares ou em parcos conhecimentos bíblicos ou até mesmo doutrinas ouvidas de boca em boca. As vezes nos falam coisas doces, aquilo que queremos ouvir como por exemplo "ele está bem" ou "ele está com DEUS agora." Mas... O que realmente acontece? Para onde realmente vamos? Há realmente uma saída? Antes de mais nada, gostaria de dizer que este é um assunto muito sério e doloroso para muitas pessoas. Não devemos jamais brincar com isso. Em segundo lugar, que sou apenas um ser humano comum, não sou profeta nem nada. Jamais poderia saber algo sobre este assunto por mim mesmo. O que sei, sei porque nosso DEUS, nosso PAI, Aquele que perscruta nossos corações e conhece todos os segredos da vida nos revelou em Seu livro. E Ele nos revelou para que pudéssemos ter esperança em nosso futuro e no futuro de nossos queridos que já partiram. A Bíblia afirma que há um DEUS no Céu, e que esse DEUS nos criou. Entender isso é primordial, pois só entenderemos o que acontece conosco após a morte, para onde iremos, se entendermos de onde viemos. O apóstolo Paulo nos afirma que sobre aqueles que já partiram, nós não precisamos ficar inconsolados, sem esperanças, como os demais: Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também cremos que aos que dormem em Jesus, Deus os trará com Ele” (I Ts. 4: 13,14). 
Veja que o apóstolo Paulo, que escreveu mais da metade do Novo Testamento, não quer que nós fiquemos na ignorância acerca dos mortos, aos quais ele não afirma estarem sofrendo no inferno ou no purgatório ou junto a DEUS. Pelo contrário, nos informa que eles "dormem". Uma pessoa quando dorme, aguarda a hora de acordar. Ela também não tem conhecimento de nada do que acontece a sua volta e não participa em nada também. É muito estranho  o apóstolo não querer que eles ficassem sem conhecimento sobre os que dormem, e mesmo assim não dizer absolutamente nada sobre eles estarem no Céu! Desse modo, eles continuariam na ignorância sobre os que dormem! Talvez devêssemos rever nossos conceitos para que que quem não fique na ignorância seja nós mesmos. 

De onde viemos 

Em Gn. 2: 7 está registrado pelo profeta Moisés: "E formou o SENHOR DEUS ao homem do pó da terra, soprou em suas narinas o fôlego de vida e o homem tornou-se (passou a ser) alma vivente". Perceba que quando DEUS nos criou, Ele fez uso de duas substâncias: você consegue lembrar o texto bíblico que acabamos de ler? Sabe identificar estas duas substâncias? Veja, a primeira foi o pó da terra, ou seja, a terra. A segunda foi o folego de vida. Em algumas bíblias, logo adiante, está bem explicado: fôlego de ESPÍRITO de vida. Sim, somos resultado da união destas duas substâncias: A parte física, o nosso corpo, foi feito do pó da terra e o folego de vida que DEUS soprou nas narinas ainda sem vida do boneco de terra, é o folego de ESPÍRITO de vida, é o que nós conhecemos por ESPÍRITO. A união destas DUAS substâncias é o que resulta em UM ser vivo. Simples assim. Veja esta pequena formula que sintetiza tudo o que estamos falando: Corpo (pó da terra) + espírito (fôlego de vida) = ser vivo (alma vivente). Portanto, não somos corpo alma e espirito, somos corpo e espírito que resulta em uma alma. Uma alma vivente.  
"O químico Dr. Edwin Emery Slosson (1865–1929) ficou fascinado ao constatar a coerência da afirmação bíblica ao encontrar uma precisão química entre os elementos presentes no barro e no corpo humano: No pó da terra há dezesseis elementos químicos diferentes, e no corpo humano há esses mesmos dezesseis elementos químicos![1] Slosson fez essa afirmação, destacando que havia ainda outros elementos a serem descobertos e que apesar de seus esforços, ainda não havia conseguido identificá-los.
Décadas mais tarde, o biólogo terrestre Dr. Kevin Lee Griffin, em um de seus artigos intitulado A composição elementar da vida, classificou 26 elementos químicos do solo que também estão presentes (em quantidade variável) na composição do corpo humano.[2] Portanto, conforme afirma o rabino Tzvi Freeman: “Evolução e Gênesis ambos concordam que o homem começou como um punhado de barro" (...)"
Everton Fernando Alves é mestre em Ciências [Imunogenética] pela UEM e diretor de ensino do Núcleo Maringaense da Sociedade Criacionista Brasileira.
[1] Wroth M. In the Editor’s Mailberg. "Counter evidence" (February 28, 1964). Eugene Register-Guard Newspaper, Eugene, Oregon, United States. Disponível em: https://news.google.com/newspapers?nid=1310&dat=19640228&id=-_tVAAAAIBAJ&sjid=E-MDAAAAIBAJ&pg=4893,5862506&hl=pt-BR
[2] Griffin K. "The elemental composition of life." Disponível em:http://eesc.columbia.edu/courses/ees/life/lectures/lect21.html
fonte: http://www.criacionismo.com.br/2015/10/a-origem-da-vida-pode-mesmo-estar-no.html
Os 26 elementos químicos pertencentes ao corpo humano e que também se encontram no barro: 
Oxigênio (O) – 65% ; 
Carbono (C) – 18,5% ; 
Hidrogênio (H) – 9,5% ; 
Nitrogênio (N) – 3,2% ; 
Cálcio (Ca) – 1,5% ; 
Fósforo (P) – 1,0% ; 
Potássio (K) – 0,4% ; 
Enxofre (S) – 0,3% ; 
Cloro (Cl) – 0,2% ; 
Sódio (Na) – 0,2% ; 
Iodo (I) – 0,1% ; 
Ferro (Fe) – 0,1% ; 
Magnésio (Mg) – 0,1% ; 
Zinco (Zn) – 0,0025% ; 
Cobalto (Co) – 0,0004%
Cobre (Cu) – 0,0003% - ; 
Manganês (Mn) – 0,0001% ; 
Molibdênio (Mo) – 0,00002% ; 
Flúor (F) – 0, 00001% ; 
Cromo (Cr) – 0,000003% ; 
Selênio (Se) – inferior a 0,000003% ; 
Alumínio (Al) ; 
Boro (B); 
Estanho (Sn) ;  
Silício (Si);
Vanádio (V).
 É dessa forma que a Palavra de DEUS coloca o nosso surgimento.  Nada de virmos a existência através de uma explosão e do além, de onde não havia vida, unir-se itens que juntos passaram a gerar vida, que através de bilhões de anos foram evoluindo até chegar a ser humano. Não somos descendentes de amebas e símios e que ao acaso viemos a surgir e ao acaso desapareceremos para sempre como se nunca tivéssemos pisado por aqui. Somos produto de uma mente infinitamente superior a nossa, e que nos planejou e nos formou em cada detalhe. Agora, se já vimos de onde viemos, para onde iremos? 

Para onde iremos?

Já vi, e talvez você também, em um ou outro velório, pessoas rezando por cerca de meia hora com as mãos em cima dos que partiram. Outros, dizem que a pessoa desencarnou; e outros ainda afirmam já esta no céu. Com tantos caminhos apontados, para onde realmente foram os que partiram? Longe de recitarmos mandingas ou sabedorias populares, vamos a Palavra do DEUS YAHWEH que nos criou; a mesma Palavra usada por JESUS CRISTO, Aquele que dos mortos trouxe Lázaro novamente a vida. 
Já vimos que somos a união de duas substancias: o folego de vida (espirito) + o pó da terra (corpo físico). A união destas duas substancias resulta em uma outra: a alma (viva). Ou ser vivo. Quando a pessoa morre, ou como diz JESUS CRISTO, dorme, ocorre justamente o efeito contrario. Ao invés de uma união de duas substancias, ocorre a separação destas duas substancias. O fôlego de vida separa-se do pó da terra; e a alma viva então deixa de existir. O pó da terra - o corpo físico - como diz a Bíblia, volta para a terra. Se abrirmos um sarcófago egípcio ou um caixão em uma sepultura, alguns anos após o enterro, o corpo físico já esta virando pó. O folego de vida, o espirito, como diz a própria Bíblia, retorna para DEUS. E a alma? A alma, nome que se dá para a união do corpo e do espírito - deixa de existir - (Dn. 12: 7). Como a chama de uma vela: se você assoprar, ela não vai parar em algum lugar para que a vela se apague. Não. Se você soprar, a chama da vela deixa de ter existência. Deixa de existir.

E agora? O que acontece? 

Diz a Bíblia que aqueles que morreram em CRISTO aguardam o grande dia de Sua volta. O corpo, virou pó e não existe mais, o espírito, DEUS o recolhe, porém, o espírito é recolhido por DEUS, veja bem meu querido, sem consciência alguma. Sim, é isso mesmo o que a Bíblia nos ensina: Não há, por mais que se diga que há, na Bíblia não há espírito humano consciente fora do corpo. Este espírito também não é uma entidade com formas humanas (braços e pernas) vagando por ai. A Bíblia chama o espírito de fôlego. Um fôlego, não tem forma. É um sopro. E é justamente isso o que o escritor bíblico nos diz no início de Gênesis:
Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu. Gênesis 7:22- (ACRF / ARIB / ARA). Portanto meu querido, assim como uma vela que tem sua chama apagada, e essa chama não vai a lugar algum, simplesmente apaga deixando de existir, assim somos nós. Não há alma vagando, arrastando correntes ou no Céu ou inferno sofrendo. Não há casas mal assombradas por pessoas que lá moraram. Não ha comunicação com os mortos em mesas espíritas; sabe por que? Porque os mortos, segundo CRISTO, estão como se estivessem dormindo. Sem consciência de nada do que acontece a sua volta. Não pensam, não falam, não interagem, não há sentimentos, enfim, são como uma chama de uma vela que se apagou. Simplesmente deixam de existir.
Veja que:
DEUS criou o ser humano do barro (Gênesis 1: 27);
Usou a terra, o barro e o Seu fôlego (Gênesis 2: 7); 
Quando o ser humano morre, eles tornam ao pó,
(começa o processo de degradação do corpo), o corpo fica
sem o espírito e neste mesmo dia, perecem todos 
os seus desígnios (Salmo 146: 4).
Todos procedem do pó e ao pó voltarão / o fôlego de espírito de vida retorna à DEUS, que o deu (Eclesiastes.3: 20, 21/ 12: 7);
 Os mortos, bons ou maus, não tem consciência de nada; os vivos sabem que vão morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, sua memória jaz no esquecimento, eles não tem mais sentimento e conhecimento de nada e não tem mais parte alguma do que acontece debaixo do sol( Ecles. 9:5 e 6). 
Não nos é possível ver, ou mesmo falar com alguém que já morreu. Seu espírito já está com DEUS sem conhecimento algum, e está a esperar o dia da sua ressurreição. Em manifestações espíritas, não é a pessoa morta que aparece e conversa com os vivos, mas Satanás e seus anjos (a bíblia os chama de demônios) disfarçados-  (II Coríntios 11:13 e 14). Eles realizam estas manifestações porque não desejam que entendamos que a oportunidade de salvação só existe enquanto vivermos. Se conseguirem nos enganar, fazendo com que acreditemos que há vida do espírito fora do corpo após a morte, para que serviria a cruz? Para que me salvar? Para que JESUS?
JESUS compara a morte com um sono- (João 11: 11 a 13);
Quando dormimos, não temos noção do tempo ou do que ocorre ao nosso redor. Não podemos ver e nem raciocinar, e iremos em algum momento acordar, assim também o é na morte. Por isso JESUS a compara ao sono.
Todos os que pecaram, morrerão- (Ezequiel 18: 4);
Todos pecaram- (Romanos 3: 23);
Toda alma é mortal. Somente DEUS é imortal - (I Tim. 6: 16);
O homem só manteria sua imortalidade se fosse obediente ao DEUS ETERNO- (Gên. 2: 16, 17);
Aqueles que morreram em CRISTO ressuscitarão na sua volta, e os que morreram sem CRISTO, ressuscitarão apenas mil anos depois. Os que ressuscitarão na primeira ressurreição, jamáis verão a morte novamente- (João 5: 28, 29 / I Tessalonicenses 4:16 / Ap.20: 5 /(I – Cor. 15: 51 a 53);
Não devemos de forma alguma consultar os mortos- (Deut. 18:10 a 11);
Por que?  A Palavra de DEUS condena essa prática por ser uma artimanha de Satanás, divulgando a ideia de que existe vida após a morte. Como já vimos os mortos estão dormindo. Nada sabem até a volta de JESUS.  DEUS proibiu esta prática porque sabe que se tentarmos nos comunicar com os mortos, acontecerá o mesmo que houve com o Rei Saul. Achando que estava falando com Samuel, falava era com um demônio de Satanás, ou o próprio- (I Samuel 28 / II Samuel 11: 14).

Mas DEUS não esqueceu dos que já dormiram
Mas não se preocupe. DEUS não deixará os que já dormiram na eterna inexistência. A promessa divina é: OS MORTOS EM CRISTO RESSUSCITARÃO. Sim, todos os que morreram em CRISTO, ele os trará novamente a vida. E vida eterna e abundante. Mas isso é uma outra historia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. O seu comentário será muito bem vindo. Aqui aceitamos suas sugestões, suas opiniões e também teremos o maior prazer em receber suas críticas, desde que as mesmas venham acompanhadas de sua visão do assunto e se atenham ao texto, nunca a pessoas. O uso de palavras de calão ou algo semelhante deve ser evitado pois não serão publicados. No mais, sinta-se em casa.