terça-feira, 31 de maio de 2011

BÍBLIA: A REVELAÇÃO DE DEUS

Por: Alexandre Garcia
Olá! Bem vindo ao fascinante mundo da Bíblia. Sempre ouço as pessoas dizerem que acreditam em DEUS, mas não na Bíblia, a Sua Palavra escrita. Bom, esse é um direito que todos temos, e DEUS já nos assegurava em Sua Palavra quando nos deu o Livre Arbítrio.

(LIVRE ARBÍTRIO: Resolução que depende somente de nossa vontade). DEUS chama-se YAHWEH para os judeus e cristãos, e a Sua Palavra para nós é a Bíblia. Como podemos ter certeza de que a Bíblia que temos em mãos é realmente a carta de DEUS para nós hoje? Como saber se não estamos nos enganando? É possível encontrar a verdade? Um estudioso de botânica, só conhecia uma flor raríssima dos montes peruanos através de fotos em livros. Todo o seu conhecimento baseava-se em teorias, em estudos concluídos por outros. Um dia ele teve a oportunidade de ir ao Peru, e encontrou – se com uma menina de uns oito ou dez anos de idade. Ao vê-la com a flor nos cabelos, ele apontou para a flor e disse o seu nome. A menina sorrindo, perguntou como ele conhecia a flor, se nunca tinha estado lá, nunca tinha sequer tocado em uma flor. Ela não entendia. Ele então disse: “Bom, é que eu conheço essa flor através de livros, através dos estudos de outros autores”. Ao que a menina responde: “Então o Senhor não a conhece de verdade. Só ouviu falar. Só a viu em fotos. Nunca a tocou, nunca sentiu seu toque sedoso entre seus dedos, nunca a cheirou...” Entende? Nunca a viveu. Para realmente conhecermos algo, precisamos entrar em contato, conviver, precisamos entender profundamente, só aí podemos dizer que conhecemos, e decidir se o aceitamos ou não em nossas vidas.
   Tudo bem. Eu sei que muitos dizem que a Bíblia não merece crédito porque foi escrita por homens, que papel aceita tudo, que contém histórias da carochinha, sem contar que muitos acreditam que ela foi mudada, mexida, alterada. Bom, é verdade que papel aceita tudo. Mas somente tudo aquilo que a humanidade conhece. Aquilo que não é de nosso conhecimento, torna-se difícil de fazer afirmações e acertá - las. Ainda mais se forem várias afirmações com 100 % de acertos. E é justamente isso o que a Bíblia faz: antes mesmo de a ciência comprovar suas teses cientificamente, a Bíblia já as antecipava.
Vejamos algumas destas antecipações científicas: antecipações científicas:
    
Sempre houve certo desentendimento entre o mundo científico evolucionista e o religioso. Enquanto um apontava para a direita, o outro apontava para a esquerda. Porém, se dermos uma olhadinha mais atenta na Bíblia, veremos que, dentre tantos livros religiosos, ela é a única que contém afirmações científicas, antes mesmo de a própria ciência tê-la descoberto. Com o tempo, acabam andando na mesma direção. O interessante, é que sempre é a ciência humana que muda de direção, de teoria. Nunca a Bíblia. Mas acabam sempre caminhando de mãos dadas. Sabe por quê? Porque o DEUS que inspirou a escrita bíblica, é o mesmo DEUS que criou a ciência. Vamos ver algumas dessas antecipações científicas?       

1- A TERRA É REDONDA.
“ELE é o que está assentado sobre a redondeza da Terra”. (ISA- 40:22).

Aqui o profeta bíblico afirma que a terra é redonda. Isaías viveu cerca de seis séculos antes de JESUS, onde a ciência humana não tinha o menor conhecimento da forma de seu planeta. Mas Isaías, inspirado divinamente escreveu o texto acima. Para quem crê na Bíblia, já a cerca de dois mil e seiscentos anos atrás, sabia a forma correta da Terra, e demais afirmações bíblicas. Hoje, para você, esta afirmação parece não ter muita relevância, mas nos tempos antigos ninguém sabia exatamente como era a Terra.  As diversas civilizações mundiais, em diferentes épocas, sempre criam de forma variada:    

  I - A Terra como um enorme baú: Ideia defendida por, vejam só, um religioso. O monge Cosmas Indicopleustes, escreveu no ano 547 d.C., o livro chamado “Topografia Cristã” onde expunha sua visão geográfica do mundo como um grande baú, baseado em interpretações literais da Bíblia e ridicularizava a “ ideia pagã” de  uma Terra redonda.







         
 II - Outras civilizações, incluindo europeias, ou mesmo a chinesa, imaginavam uma Terra plana. Os chineses só passaram a discutir a hipótese de a Terra ser redonda no início do século XVII. Muitos acreditavam que, se os navios se afastassem muito da costa, cairiam da borda da Terra ao atingir o horizonte.









III – Os egípcios, no tempo de Moisés (3.500 anos atrás), acreditavam até mesmo que a Terra tinha sido chocada por um enorme ovo, que tinha asas e voava.








IV – Havia até mesmo os que acreditavam na esfericidade da Terra, como os gregos. Eles já sabiam mais de 2.000 antes de Colombo que a Terra era redonda. Platão, em seu Diálogo “Fédon” diz: “Minha convicção é de que a Terra é um corpo circular no CENTRO dos céus”.








V – Porém, antes mesmo de qualquer civilização realizar seus estudos, inclusive a grega, cerca de 700 a.C. a Bíblia já afirmava, através do profeta Isaías, sem sombra de dúvidas que A TERRA é REDONDA.   (Isa-40:22). Quem revelou a Isaías que a Terra era redonda? A ciência de várias civilizações, e até mesmo alguns religiosos, tiveram que mudar suas afirmações, sua direção, e trilhar os caminhos imutáveis e seguros da Palavra de DEUS.



2- O NUMERO DE ESTRELAS É INCALCULÁVEL.
“Como NÃO SE PODE CONTAR O EXÉRCITO DOS CÉUS, nem medir-se a areia do mar, assim tornarei incontável a descendência de Davi, Meu servo, e os levitas  que ministram diante de Mim”.(Jer. 33:22).
     Por várias vezes o homem tentou contar as estrelas... Primeiro, com o advento da luneta ele achou que eram cerca de 5.119.  Depois, achou que   eram   cerca   de 28.000 estrelas... Após, 80, 000.  Com o tempo, passou a acreditar em 200.000. Com o Hublle, nos mostrando o espaço como nunca antes tínhamos visto, entendemos que as estrelas são incontáveis. Há bilhões de galáxias com incontáveis trilhões de estrelas dentro de cada uma delas. Finalmente entendemos que o universo está se expandindo cada vez mais. A cada dia, a cada minuto, a cada segundo o Universo cresce. A cada segundo, milhões de estrelas nascem e morrem. Finalmente, o homem percebeu que o numero de estrelas é incalculável. Ah...  Se ele tão somente tivesse dado ouvidos a Palavra de DEUS.

O nosso DEUS ...“Conta o número das estrelas, chamando-as todas pelo seu nome” Salmos 147:4 .


“Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar” Isaías 40:26 .


3- PROCESSO DE EMBRIOLOGIA.
      Durante muito tempo os embriologistas ensinaram que o óvulo, quando fecundado começava a diferenciação celular e a primeira coisa a ser formada eram os ossos depois a carne.  Essa ideia permaneceu, até que pesquisas modernas permitiram a observação do desenvolvimento de um embrião. Aí, se verificou que a ordem é a seguinte: primeiro vem a pele, a parte externa, depois vem a carne, a parte interna e depois vem os ossos, a parte do meio. Veja o que Moisés fala, em “(Jó- 10:11) : 
“De PELE CARNE me vestiste e de OSSOS e nervos me teceste”.
Percebeu que a Palavra de DEUS colocou, cerca de dois mil anos antes de CRISTO, em ordem, o processo de embriologia? Outra vez, a Bíblia tinha razão. Mais uma vez, a ciência teve de dar a mão à palmatória, e afirmar como já estava escrito na Palavra de DEUS: PELE, CARNE E OSSOS.                  



4-ARQUEOLOGIA:
A arqueologia é uma grande aliada da Bíblia, que contém os registros históricos de Isra'El. Os artefatos encontrados pelas pás dos arqueólogos, contém a história de outros povos, que de alguma forma estiveram em contato com Isra'El e foram assim registrados na Bíblia; porém, foram registrados não pelos profetas judeus, mas pelos escribas dos referidos povos. Ou seja, a mesma história registrada e ensinada na nação de Isra'El, foi também registrada e ensinada em outras culturas. E agora, preservadas até nossos dias, nos confirmam, a cada artefato encontrado, de diferentes povos, o que as páginas amareladas da Bíblia já nos revelavam a milhares de anos.

1)- A Pedra Moabita é uma estela de Mesa, rei de Moabe, descoberta em 1868, em Dibhan, Jordânia. Ela comemora a revolta de Mesa confirmando os ataques dos Moabitas a Israel, a qual pagavam impostos, conforme relatados em II Reis 1 e 2 e 3:4. 
Encontra-se atualmente no Louvre, Paris.


(2)- As cartas de Láquis, descobertas em 1932 – 1938, 38 km ao norte de Berseba e que descreveram o ataque de Nabucodonozor a Jerusalém em 586 a.C.




(3)- Os rolos do Mar Morto, descobertos em 1948, é uma das maiores evidências arqueológica extra bíblicas. Datam de 150 a 170 a.C., e contém parte dos livros do Velho Testamento, a exceção dos livros de Ester e partes de outros livros.



4)- A pedra de Roseta, descoberta em 1799, no Egito, por cientistas de Napoleão. Foi escrita em três línguas: Hieroglífica, Demótica e grega. Esta foi a pedra que veio a desvendar o mistério da decifração dos caracteres hieróglifos. A compreensão dos mesmos ajuda a confirmar a autenticidade da Bíblia. Não precisamos dizer, é claro, que toda a arqueologia é extra bíblica.














Há ainda inúmeras descobertas arqueológicas não exemplificadas aqui, como por exemplo, o Cilindro de Tiro, a Inscrição de Behistun, O Pilar de Absalão, a Localidade de Aço, entre inúmeras outras que bem analisadas nos círculos arqueológicos, nos auxilia a fundamentar a nossa fé em um livro surpreendente.
         Há na Bíblia muito, mas muito mais evidências de que ela é a Palavra de DEUS, como por exemplo, sua unidade, contendo 66 livros com mais de 40 autores e 1.550 anos do primeiro ao último livro. Por falta de espaço não temos como expor todas elas, mas deixamos um convite para você: Que tal seguir o conselho de JESUS e examinar as Escrituras? Examine-a por você mesmo. Descubra, encontre as outras evidências, afinal a Vida está nela, e é ela que testifica de JESUS.
        Porém, o fato de maior relevância que me leva a crer que a Bíblia realmente é a infalível Palavra de DEUS, não são suas evidências cientificas nem suas profecias infalíveis, mas sim o seu extraordinário poder de transformação.  Você pode ler qualquer outro livro histórico, ou científico ou outro qualquer que você queira, que, fora o fato de você ter adquirido mais conhecimento, a sua vida não muda. Porém ao ler a Palavra de DEUSvocê não permanece a mesma pessoaVocê muda. Ninguém te força a nada, você muda porque sente necessidade de mudar. E muda para melhor. Para mais perto de DEUS. Veja alguns que mudaram, e se tornaram notáveis e respeitados no mundo todo.

Abraham Lincoln: “Estou ultimamente ocupado em ler a Bíblia. Tirai tudo o que puderes desse livro pelo raciocínio, e o resto pela fé, e vivereis e morrereis um homem melhor”.

Nicolau Copérnico: Nascido em 1473, foi um astrônomo e matemático que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também governador e administrador, jurista, astrólogo e médico. Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente teoria geocêntrica (que considerava a Terra como o centro) é tida como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia moderna. Foi também cônego da Igreja Católica.

Galileu Galilei: Italiano, nascido em 1564, astrônomo, físico e matemático. “A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de DEUS. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de DEUS, e a mais notável”.
“Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo DEUS que nos dotou de sentidos, razão e intelecto pretenda que não os utilizemos”.
“A matemática é o alfabeto com o qual DEUS escreveu o universo”.

     
Isaac Newton: “Se eu vi mais longe, foi por estar de pé em ombros de um gigante. A gravidade explica o movimento dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. DEUS governa todas as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito. A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta”.


Louis Pasteur: Um senhor de setenta anos estava viajando de trem, tendo ao seu lado um jovem universitário que compenetrado lia o seu livro de ciências. O senhor por sua vez, lia um livro de capa preta, o jovem então percebeu que se tratava de uma Bíblia, e estava aberta no livro de Marcos. Sem muita cerimônia, o jovem interrompeu a leitura que o senhor estava fazendo e perguntou: “- O senhor ainda acredita nesse livro que é cheio de fábulas e crendices?” “Sim, disse o senhor, mas não é um livro de crendices, é a palavra de DEUS. Estou errado?” O estudante dando uma risadinha sarcástica respondeu: “Claro que está. Eu creio que o senhor deveria estudar a história geral, e veria que a revolução francesa, ocorrida a mais de cem anos fez o favor de mostrar a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda acreditam nessas histórias de que DEUS criou o mundo em seis dias, o senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os cientistas dizem a respeito disso”. “É mesmo?” disse o senhor cristão. “E o que dizem os cientistas sobre a Bíblia?” “Agora eu não posso explicar, vou descer na próxima parada. Mas me de seu endereço que lhe envio tudo pelos correios”. O velho então, cuidadosamente abriu o bolso interno do seu paletó retirando um cartão, dando ao universitário. Quando o jovem leu o que estava escrito, abaixou a cabeça envergonhado e saiu sentindo-se humilhado. O cartão dizia: “Louis Pasteur – Diretor do Instituto de Pesquisas Científicas da Escola Normal de Paris”. Isso aconteceu em 1892. Mas hoje, basta você ir a um supermercado, e você verá uma infinidade de produtos com a inscrição “produto pasteurizado”. Isso significa que ele está puro, que ele passou pelo processo de purificação desenvolvido por este cientista famoso, este cristão, chamado Louis Pasteur.

  Enquanto toda a ciência do mundo afirmava categoricamente que a Terra era quadrada, plana, meia lua, triangular, etc...   o filósofo Platão tinha uma convicção de que ela fosse “um corpo circular no centro do céu”. Colombo, que lia a Bíblia e era cristão, sabia que a Terra era redonda, por isso, saiu à procura de um novo caminho marítimo para as Índias Pelas águas ocidentais, chegando a América em 1492. Ele só achava que a circunferência da Terra fosse menor do que realmente o é. Porém, a 1ª circo navegação foi realizada por Fernão de Magalhães, em 1519, saída da Espanha, dando volta ao mundo e, com a morte de Magalhães no decorrer da viagem, Juan Sebastian Elcano assume a liderança da expedição, chegando novamente à Espanha em 1522, provando que a Terra é redonda, como sempre afirmou o profeta Isaías. E para finalizar, o ateu Yuri Gagarin foi o 1º homem a ver que a Terra era de fato redonda com seus próprios olhos, do espaço, em 1961.  

 Então? Que tal fazer parte deste time de cientistas, os mais respeitados da história, e aceitar a Bíblia como a infalível e imutável Palavra de DEUS? Depois de tantas evidências, tantas pistas deixadas por DEUS para nós, pistas estas que foram mais do que suficientes para que os verdadeiros pais da ciência a aceitassem como divinamente inspirada, não deveríamos nós também como disse Abraham Lincoln, tirar “tudo o que pudermos desse livro pelo raciocínio, e o resto pela fé”? E então? Você está com este time?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. O seu comentário será muito bem vindo. Aqui aceitamos suas sugestões, suas opiniões e também teremos o maior prazer em receber suas críticas, desde que as mesmas venham acompanhadas de sua visão do assunto e se atenham ao texto, nunca a pessoas. O uso de palavras de calão ou algo semelhante deve ser evitado pois não serão publicados. No mais, sinta-se em casa.